SóProvas


ID
5584717
Banca
IADES
Órgão
CAU - SE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Conhecida como Estatuto das Cidades, a Lei Federal nº 10.257/2001 regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal e determina quais são os instrumentos urbanísticos da política urbana brasileira. A respeito do instrumento usucapião especial de imóvel urbano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 9 - Da Usucapião Especial de Imóvel Urbano  

    Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até 250 m², por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

    § 1o O título de domínio será conferido ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

    § 2o O direito de que trata este artigo não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

    § 3o Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legítimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que já resida no imóvel por ocasião da abertura da sucessão. 

  • A) Esse direito poderá ser reconhecido ao mesmo possuidor por mais de uma vez.

    Art. 9º § 2  O direito de que trata este artigo não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

    B) É permitido para áreas maiores que 250 m2 .

    Art. 9 Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

    C) O tempo mínimo necessário para adquirir o imóvel deverá ser de pelo menos cinco anos ininterruptamente e sem oposição.

    Art. 9 o  Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

  • D) No caso de usucapião coletivo, o condomínio é passível de divisão entre os moradores. 

    Art. 10. § 4 o  O condomínio especial constituído é indivisível, não sendo passível de extinção, salvo deliberação favorável tomada por, no mínimo, dois terços dos condôminos, no caso de execução de urbanização posterior à constituição do condomínio.

    E) É dispensável a intervenção do Ministério Público na ação de usucapião especial urbana.

    Art. 12. § 1  Na ação de usucapião especial urbana é obrigatória a intervenção do Ministério Público.