Gab: B
Verbos que não apresentam complemento direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação). O verbo, obrigatoriamente, fica na 3ª pessoa do singular (IIS).
Exemplos:
Precisa-se de funcionários.
Necessita-se de balconistas.
(CESPE 2010) O uso da forma verbal “se trata” (l.3), no singular, atende às regras de concordância com o termo “um corte epistemológico” (l.4) e seriam mantidas a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto se fosse usado o termo no plural, cortes epistemológicos, desde que o verbo fosse flexionado no plural: se tratam.
(CESPE 2011) No trecho “Trata-se de uma imagem construída ao longo de pelo menos vinte séculos” (L.4-5), a forma verbal sublinhada foi empregada no singular para concordar com “imagem”. (ERRADO, está no singular por ser índice de indeterminação do sujeito)
(CESPE 2017) Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto se o trecho “São duas gramáticas distintas” (l.8) fosse reescrito da seguinte forma: Tratam-se de duas gramáticas diferentes.
(CESPE 2018) Se a expressão “uma visão revolucionária” (ℓ.27) fosse substituída por ideias revolucionárias, seria necessário alterar a forma verbal “Trata-se” para Tratam-se, para se manter a correção gramatical do texto