-
Correto;
Fundamento:
Em termos simples - O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa. Fundamento legal, artigo 37 CF e, outros. (...)
-
q porr* de questão é essa
-
Não entendi a parte do dispensar. Alguém entendeu??
-
O princípio da impessoalidade impõe que a ação da Administração deve estar voltada para a atingir o objetivo previsto expressamente ou virtualmente em lei, o qual visará atender sempre a uma finalidade que é o interesse público.
-
Não é questão de português, mas o verbo "dispensar" tornou a questão dúbia.
-
CERTO
Princípio da Impessoalidade - Este principio se traduz na ideia de que a atuação do agente público deve-se pautar pela busca dos interesses da coletividade, não visando a beneficiar ou prejudicar ninguém em especial - ou seja, a norma prega a não discriminação das condutas administrativas que não devem ter como mote a pessoa que será atingida pelo seu ato.
Matheus Carvalho..
Bons Estudos!!
-
pegadinha do malandro
-
Questão que só os chegados acertam.
-
Sacanagem esse tipo de questão. A palavra dispensar pode sim ter significado de conceder/conferir, mas nesse caso fica muito dúbia. Numa questão de concurso, onde a matéria não é português, fica a critério do examinador... lamentável.
-
o cara sabe o que é o princípio da impessoalidade, mas sinceramente, a questão na ajuda com o português introduzido na questão, deixando no mínimo ela em duplo sentido.
-
Dispensar foi usado como sinônimo de conceder, o que mostra correção.
-
O princípio da impessoalidade visa garantir o mesmo tratamento processual para aqueles que estejam em gozo dos mesmos direitos e garantias fundamentais. Isto é, assegura um direito do administrado e prevê um dever da administração e administradores.
A impessoalidade é uma característica imprescindível para instituições e prerrogativas públicas, e portanto, não pode ser tratada como objeto discricionário, nesse sentido, já que deve ter um alcance para todos os atos da administração para com os administrados.
Questão deve ser ANULADA.
O possível texto correto sobre o conceito deveria, portanto, tratar da indisponibilidade do princípio constitucional.
BANCA QUADRIX ESTA EXCEDENDO.
GABARITO CORRETO: ERRADO.
-
se já estão iguais, então não precisa fazer mais nada.
-
que onda é essa mermão
-
KKKKKKKKKKKK
-
O Princípio da Impessoalidade objetiva a igualdade de tratamento que a Administração deve dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica, se assemelhando ao princípio da isonomia neste contexto. Este princípio relaciona-se com o princípio da finalidade que visa sobrepor o interesse público aos interesses dos particulares em geral.
juridicocerto.com
-
EÊêêêê lasquêra.... eu entendi que a Administração devia dispensar (eliminar) os administrados (nós o povo) que se encontrem em idêntica situação jurídica (aqui eu entendo que situação jurídica = ser, ou seja, todo mundo é um só), logo, na minha cabeça a Administração não estava nos tratando com impessoalidade, pois ela estava nos "dispensando = eliminando" desse tratamento.
-
não seria princípio da isonomia?
-
Redacao esta ruim falto uma virgula depois de ``impessoalidade`` e esse `Dispensa` matou a questao.
-
A questão está criando efeito de negativa na assertativa, informando que a administração deveria dispensar a igualdade de tratamento, portanto estaria errada. Discordo do gabarito.
-
O princípio da impessoalidade é
princípio expresso do direito administrativo, previsto no artigo 37, caput,
da Constituição Federal, que determina que a Administração Pública deve agir
sempre para realizar as finalidades legais e o interesse público e nunca para
beneficiar pessoas ou grupos de pessoas específicos.
Do princípio da impessoalidade
resulta também que a Administração Pública deve tratar os administrados de
forma isonômica, dando o mesmo tratamento a todos que se encontrem em situação
idêntica, sem discriminações, favorecimentos ou tratamentos privilegiados.
Sendo assim, é correta a
afirmativa da questão.
Gabarito do professor: certo.
-
ta mais pra isonomia