A - Para ensinar (x)s professor(x)s precisam proceder com rigorosidade metódica ao realizarem suas pesquisas, é preciso ter, como complemento, a “curiosidade epistemológica”, dotando os resultados das pesquisas de maior exatidão.
Entre a curiosidade ingênua, associada ao senso comum, e a curiosidade epistemológica, a que resulta de procedimentos metódicos e rigorosos, NÃOOOOOOOOOOOOOOO há uma diferença de essência, mas de qualidade. A curiosidade do camponês não é menos curiosidade do que a do cientista ou do filósofo, “enquanto abertura mais ou menos espantada diante de ‘não-eus'” (Freire, 1996, p. 35), no entanto, enquanto aquele (o camponês) permanece preso à curiosidade ingênua, estes (o cientista e o filósofo) se tornam epistemologicamente curiosos.
>> Epistemológico é um adjetivo da língua portuguesa, usado para classificar algo que está relacionado com a epistemologia. Epistemológico vem de epistemologia, que em sentido amplo é sinônimo da teoria do conhecimento ou gnosiologia. Em sentido estrito, designa a teoria do conhecimento científico.
___
https://pedagogiaaopedaletra.com/resumo-livro-pedagogia-autonomia-paulo-freire/