SóProvas


ID
5586520
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história da cultura e dos livros tem uma longa tradição, mas só há pouco tempo ela ampliou seu âmbito para compreender também a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais. Um dos responsáveis por isso é o francês Roger Chartier. Em “A história ou a leitura do tempo”, Chartier tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • A história da cultura e dos livros tem uma longa tradição, mas só há pouco tempo ela ampliou seu âmbito para compreender também a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais. Um dos responsáveis por isso é o francês Roger Chartier. "Ele fez uma revolução ao demonstrar que é possível estudar a humanidade pela evolução do escrito", diz Mary Del Priore

  • É importante entender quem é o escritor francês Roger Chartier, e o objetivo do seu livro "A história ou a leitura do tempo", para responder a questão.

    O escritor francês Roger Chartier fez uma revolução ao demonstrar que é possível estudar a humanidade pela evolução do escrito. Se a história cultural sempre foi baseada em dados estatísticos ou sociológicos, Chartier a direcionou para as significações sociais dos textos.

    Em seu livro "A história ou a leitura do tempo", o historiador francês Roger Chartier recorda que "a leitura tem uma história (e uma sociologia), e que o significado dos textos depende das capacidades, das convenções e das práticas de leitura próprias das comunidades que constituem, na sincronia, ou na diacronia, seus diferentes textos".

    GABARITO: LETRA A