SóProvas


ID
5587267
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Icapuí - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre o conteúdo estrutura e formação de palavras, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra A - As palavras da língua portuguesa são formadas por pequenas partículas, chamadas de . Os AFIXOS são morfemas responsáveis por transformar uma palavra primitiva em uma outra, derivada desta.

    Ex:

    Pedra (palavra primitiva)

    -eira (afixo)

    pedra + eira = PEDREIRA (palavra derivada de pedra, que tem um significado próprio, diferente de sua palavra de origem)

    letra E- Os  são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os seres humanos produzem sons que se articulam, juntam-se e formam as palavras. Para representar graficamente os sons, utilizamos as letras. 

  • Sobre a letra E, as letras são uma abstração humana para representar a fala. São códigos distintos e nesta transição sempre há algum tipo de perda. As letras não correspondem com perfeição a fonética porque a variedade de sons da lingua falada é muito grande e complexa.

    Vejamos alguns exmplos:

    Se você é paulista talvez pronuncie a letra E com acento circunflexo Ê. Mas na palavra Assembleia o som do E é agudo. Nem mais o acento grave a palavra tem para indicar sua sonoridade. A palavra linguiça é outro exemplo. Todo falante sabe que a sonoridade reforça o U, assim como o "oui" (sim) dos franceses. Um estrangeiro, estudante ainda da língua, poderá pronunciar o "gui" como em "enguiçar", na qual a sonoridade do U simplesmente some na fala.

  • a resposta da letra E, não é fonema, é MORFEMA!
  • O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.

    Existem dois tipos de afixos:

    Prefixos: colocados antes do radical.

    Sufixos: colocados depois do radical.

    Na língua escrita, representa-se fonemas por meio de sinais chamados letras.

    *Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes

    Por exemplo, a palavra tórax possui 5 letras, 2 sílabas: tó-rax, contudo, ela é representada por 3 fonemas, pois ao falar a palavra, ela é pronunciada de forma diferente à escrita: tó-ra-cs.

    Isso responde a letra C, mostrando que uma mesma letra pode representar fonemas diferentes. Como o X na palavra toráx. 1 letra (X) com 2 fonemas (cs).

  • A questão é de fonologia e quer que assinalemos a alternativa correta sobre o conteúdo, estrutura e formação de palavras. Vejamos:

     .

    A) As palavras são formadas por unidades sonoras que se chamam afixos.

    Errado. As palavras são formadas por unidades sonoras que se chamam FONEMAS. Fonemas são as menores unidades sonoras da fala. Afixos são elementos secundários que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. Chamam-se prefixos, quando antepostos ao radical ou tema, e sufixos, quando pospostos.

     .

    B) As unidades de representação gráfica dos fonemas nas línguas alfabéticas são denominadas de sufixos.

    Errado. As unidades de representação gráfica dos fonemas nas línguas alfabéticas são denominadas de LETRAS. Na língua escrita, os fonemas são representados por signos ou sinais gráficos chamados letras. O conjunto das letras denomina-se alfabeto ou abecedário, ou ainda, abecê, também escrito abc.

     .

    C) Não há correspondência perfeita entre fonemas e letras na Língua Portuguesa.

    Certo. Letra e fonema são realidades linguísticas distintas. Fonema é som, letra é o sinal gráfico que representa o som. Para falar, usamos fonemas; para escrever, usamos letras.

     .

    D) Uma mesma letra nunca pode representar fonemas diferentes.

    Errado. A mesma letra pode representar fonemas diferentes: eXame, Xale, próXimo, seXo; Cola, Cera.

     .

    E) Chamamos de fonemas as menores unidades da Língua capazes de veicular sentidos.

    Errado. Chamamos de MORFEMAS as menores unidades da Língua capazes de veicular sentidos. Morfema é a menor parte significativa que constitui uma palavra. Uma palavra pode apresentar vários morfemas (ou “pedaços”).

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra C

  • Eu entendi que a C queria dizer que não existem palavras com o mesmo número de letras e fonemas. Errei.

  • GABARITO: LETRA C

    • fonema = som, diferencia-se conforme a palavra, ex.: taco, teco
    • letra = representação gráfica, ex.: a e A