SóProvas


ID
5589199
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica o modelo de gestão que permite maior autonomia e flexibilidade para o gestor público.

Alternativas
Comentários
  • Perceba, dessa forma, que a gestão por resultados segue uma ideia bem simples: você confia no gestor público para que ele alcance o bem-estar social, porém essa confiança não é ilimitada. Pelo contrário, essa confiança é acompanhada de um controle dos resultados entregues pelo gestor.

    Segundo Augustinho Paludo, a gestão por resultados tem como marco inaugural o PPA 2000-2003 denominado de Avança Brasil. Esse PPA criou a figura do gerente na gestão pública, trouxe mudanças no modelo de responsabilização pela execução dos programas públicos de modo a estimular uma pactuação de resultados e proporcionou uma maior integração do planejamento com o orçamento público.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gestao-por-resultados/

  • Os resultados na Gestão Pública Contemporânea devem calibrar as orientações, ou seja, ela deve ter simultaneamente uma orientação econômica baseada na eficiência, uma orientação administrativa baseada eficácia, e uma orientação sócio-política baseada na efetividade.

    A Gestão Pública não pode prescindir de debater o alcance de resultados nos serviços públicos e nas políticas públicas, e esse alcance de resultados precisa levar em consideração as necessidades e expectativas do cidadão que é o usuário/beneficiário desse serviço e dessa política.

    Para obter maior foco no resultado é necessária maior autonomia e responsabilidade, pois o foco do setor público, geralmente, é o de controle de procedimentos, congruentemente e consecutivamente maior transparência e controle social, capacitação continua das pessoas no setor público e um processo de avaliação permanente.

    FONTE:https://jus.com.br/artigos/71600/principios-da-gestao-publica-contemporanea

    GABARITO:B

  • Receio de marcar a mais obvia.

  • Letra B

    A gestão por resultados deixa de lado as regras da burocracia e foca no alcance dos objetivos e metas. Assim os gestores tem mais autonomia para tomar decisões, não ficam presos somente às normas e procedimentos padrões. Além disso, a gestão por resultados tem como princípios a descentralização, a quebra da rigidez hierárquica, responsabilização do gestor e flexibilização de recursos.

  • GAB B

    A partir da instituição do Plano Diretor da Reforma do Estado, em 1995, a gestão por resultados foi incorporada à administração pública com o objetivo de tornar a gestão pública mais descentralizada e com gestores com maior autonomia e maior nível de responsabilidade individual. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • Gestão por Resultados caracteriza-se por ser o ciclo que começa com o:

    (i) estabelecimento dos resultados desejados, a partir da tradução dos objetivos de governo;

    (ii) prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance desses resultados;

    (iii) retro-alimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação 

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Gestão para Resultados.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Gestão para Resultados estabelece objetivos que fazem com que os gestores públicos dirijam seus esforços para a conquista de metas e gerem informações sobre o nível de sucesso alcançado.

    Conforme a GesPública (2010), um bom modelo de gestão para resultados deve ter um conjunto de atributos específicos sendo esses: dinâmico, abrangente e multidimensional.

    Além disso, são características inerentes à gestão para resultados: contratualização; accountability com base em desempenho avaliado a partir de indicadores de resultados.

    Por fim, cabe frisar que no setor público, a noção de gestão para resultados relaciona-se ao atendimento das demandas dos cidadãos e à criação de valor público por meio de um gerenciamento integrado e eficiente de políticas, programas e projetos públicos.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que a Gestão para Resultado tem como característica a flexibilidade Administrativa, oferecendo uma maior autonomia aos gestores públicos para a tomada de decisões, vinculando-a ao alcance das metas.


    Gabarito do Professor: Letra B.