SóProvas


ID
5590486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma das condições para uma empresa investidora ser considerada controladora de uma empresa investida e, portanto, estar sujeita à elaboração de demonstrações contábeis consolidadas é a capacidade de essa investidora exercer poder sobre a investida. De acordo com o pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) que trata de demonstrações consolidadas, o poder da investidora sobre a investida, como um requisito para a análise de uma eventual existência de controle, estará presente sempre que a investidora

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi.

  • Gabarito Alternativa E

    Conforme CPC 36 - Demonstrações Consolidadas

    Item 10. O investidor tem poder sobre a investida quando tem direitos existentes que lhe dão a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes, ou seja, as atividades que afetam significativamente os retornos da investida. 

    Sigamos!

  • Controle

    O investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida.

    Assim, o investidor controla a investida se, e somente se, o investidor possuir todos os atributos seguintes:

    poder sobre a investida;

    exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida;

    a capacidade de utilizar seu poder sobre a investida para afetar o valor de seus retornos.

    Poder

    O investidor tem poder sobre a investida quando tem direitos existentes que lhe dão a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes, ou seja, as atividades que afetam significativamente os retornos da investida.

    Além disso, o poder decorre de direitos. Contudo, o investidor com a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes tem poder mesmo que seus direitos de direção ainda estejam por ser exercidos.

    Relação entre poder e retornos

    O investidor controla a investida se possui não apenas poder sobre a investida e exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida, mas também a capacidade de usar seu poder para afetar seus retornos decorrentes de seu envolvimento com a investida.

  • A questão fala sobre CONTROLE

    (CPC 36)

    Para que uma empresa tenha o COTROLE sobre a investida, ela precisa de alguns atributos. Um desses atributos é o PODER sobre a investida.

    A definição de PODER ( item 10. CPC 36): O investidor tem poder sobre a investida quando tem direitos existentes que lhe dão a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes, ou seja, as atividades que afetam significativamente os retornos da investida (alternativa E)

    Em relação a A

    (CPC 18) Coligada é a entidade sobre a qual a investidora mantém influência significativa.  Influência significativa significa existência do poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida...

  • Acredito que D esteja incorreta pois o examinador não especifica se esse capital é votante (se for a maioria das ordinárias é controladora, mas pode tem preferenciais no meio do balaio)

  • D) detiver direitos que lhe garantam a maioria do capital total da investida.

    MAIORIA DO CAPITAL VOTANTE

    Lembrando que as ações se dividem em ORDINÁRIAS E PREFERENCIAS.

    ORDINÁRIAS : PODER VOTANTE

    PREFERENCIAIS: Poder de receber primeiro os pagamentos

    por isso, a questão erra ao falar maioria do capital TOTAL , pois ações preferenciais não garantem voto , logo não influem no poder de participar da investida