SóProvas


ID
5594071
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vivendo e Aprendendo


Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

A forma verbal destacada no trecho "O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA", está conjugada no:

Alternativas
Comentários
  • PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO MODO INDICATIVO

          •Verbo MACHUCHAR

               EU machucara

               TU machucaras

               ELE machucara

               NÓS machucáramos

               VÓS machucáreis

               ELES machucaram

    Gab.B

  • A questão é de morfologia quer saber qual a conjugação da forma verbal destacada em "O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA". Vejamos:

     .

    A) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.

    Errado. Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: se eu machucasse, se tu machucasses, se ele machucasse, se nós machucássemos, se vós machucásseis, se eles machucassem.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Refere-se a um fato que pode ter ocorrido ou não. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura. Ex.: Se ele estudasse, passaria na prova.

     .

    B) Pretérito mais que perfeito do indicativo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.

    Certo. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu machucara, tu machucaras, ele machucara, nós machucáramos, vós machucáreis, eles machucaram.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    C) Pretérito Imperfeito do Indicativo para indicar uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada.

    Errado. Pretérito Imperfeito do Indicativo: eu machucava, tu machucavas, ele machucava, nós machucávamos, vós machucáveis, eles machucavam.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    D) Pretérito Perfeito do Indicativo para indicar que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

    Errado. Pretérito Perfeito do Indicativo: eu machuquei, tu machucaste, ele machucou, nós machucamos, vós machucastes, eles machucaram.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    Gabarito: Letra B

  • ara

    era

    ira

    terminações assim há o pretérito mais-que-perfeito do indicativo

  • Questão bem didática.

    Pretérito Mais que Perfeito do indicativo: Indica um evento perfeitamente acabado antes de outro no passado, ou seja, uma ação passada antes de outra passada.

    Sua desinência é –RA.