SóProvas


ID
5594887
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você é mais tênis ou frescobol?

O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é (...) um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...

Adaptado de “Você é mais tênis ou frescobol?” - Rubem Alves.

 Utilize o texto acima para responder à questão.

A expressão (...) “Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha” (...), apresenta um sentido indeterminado do agente, o qual é constituído:

Alternativas
Comentários
  • Pronome Indefinido Substantivo → funciona como um substantivo (alguém, ninguém, algo, quem, outrem, beltrano, fulano, sicrano, tudo).

    Resposta: C

  • Acredito que o erro na letra "B" seja pelo fato de o verbo estra conjugado: Eles ganham

    Nesse caso não seria sujeito indeterminado e sim oculto.

  • Sem comentário dos professores fica complicado.

  • Ninguém é um pronome que se refere a nenhuma pessoa. Como na frase "ninguém se pronunciou contra o que ela disse", que signfica que nenhuma pessoa se mostrou contra o referido. ... É correto dizer que a classificação gramatical de ninguém é pronome indefinido, assim como substantivo masculino.

  • GAB-C

    Pelo emprego do pronome ”ninguém”, visto que não se refere a uma pessoa específica.

    Para se descobrir o sujeito do verbo “saber”, pergunta-se a ele: “Quem é que sabe?” A resposta será o sujeito: “ninguém”. O sujeito será classificado como “simples”, já que há somente um núcleo: “ninguém”. ... Como o verbo é transitivo direto (Quem mata, mata alguém), o pronome “se” será objeto direto.

    'Ninguém é um sujeito simples, pois tem apenas um núcleo.¹

    O segmento «no laboratório» desempenha a função de complemento oblíquo.

     

    Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra, p.127, «quando o verbo se refere a um só substantivo, ou a um só pronome [no presente caso - pronome indefinido], ou a um só numeral, ou a uma só palavra substantivada, ou a uma só oração substantiva, o sujeito é simples.»'

    Para superar o medo, você precisa se tornar o medo!

  • Gab c! Mesmo q a palavra ninguém seja um pronome indefinido. ele é um sujeito simples. (Não é sujeito indeterminado).

  • A questão fala de sentido indeterminado, o que é diferente de sujeito indeterminado, por isso não tem nada a ver com ELES (sujeito da oração).

    E, realmente, falando de sentido, a única resposta correta é a letra C, uma vez que "ninguém" é um pronome indefinido e traz esse sentido de indeterminação.

    GAB: C.

  • Mas o ''ninguém'' não está se referindo aos dois jogadores?