A chave da questão é o trecho "de maneira econômica".
Tanto a prática de Gerenciamento de Serviço (B)* quanto a prática de Gerenciamento da Capacidade e desempenho (E) visam a garantir que os serviços satisfaçam a demanda atual e futura.
A diferença é que é a prática de Nível de Serviço visa a definir metas (acordos) e a monitorar a qualidade do serviço.
Já a prática de Capacidade e Desempenho visa que o serviço atinja o desempenho acordado sem exceder os custos, além de garantir o desempenho a longo prazo.
*Obs.: Prática de Gerenciamento de Nível de Serviço (B) existe sim, e não é a mesma coisa que Documento do Acordo de Nível de Serviço. Prática, que é um novo conceito do Itil 4, é algo mais completo, semelhante ao conceito de função da Itil v3
'' garantir que os serviços satisfaçam a demanda atual e futura de maneira econômica, alcançando-se o desempenho acordado e esperado''
O Nosso CTRL C e CTRL V de sempre do CESPE, vc vai ficar entre B e E
A = Garantir que serviços se mantenham acordados para atender clientes e usuários. VAZA
B = Foco dele É A META BASEADA EM ACORDOS. VAZA
C = Lhufas. VAZA
D = Manter serviços ativos em casos de desastre. VAZA
E = Gerenciamento do Desempenho e Capacidade = Garantir que os serviços obtenham desempenho acordado e esperado, satisfazendo a demanda atual e futura de maneira econômica.
- Desempenho = medida do que é alcançado ou entregue por um sistema/pessoa/equipe/prática/serviço. O desempenho do serviço está associado ao número de ações de serviço realizadas em um período e ao tempo necessário para cumprir uma ação de serviço em um determinado nível de demanda.
- Capacidade = que é definida como a taxa de transferência máxima que um item de configuração ou serviço pode fornecer. As métricas específicas de capacidade e desempenho dependem da tecnologia e da natureza comercial do serviço ou IC.
O Nosso CTRL C e CTRL V de sempre do CESPE. Acertei a questão, pois, quando eu vejo Gerenciamento de nível de serviço eu já sei que ele APONTA SETA PARA META BASEADA EM ACORDOS.
GABARITO E.