SóProvas


ID
5597767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme posicionamento doutrinário, consoante aos tipos de constituição, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • ✓ Uma Constituição outorgada é aquela escrita e imposta por uma pessoa ou grupo de pessoas, sem a participação da sociedade em um debate aberto.

    ✓ Já uma Constituição promulgada é aquela elaborada por meio do debate democrático, onde a sociedade opina sobre a sua elaboração, geralmente através de representantes eleitos.

    ✓ Costumeira\não escrita\consuetudinária:é a constituição consistente em normas esparsas, não aglutinadas em um texto solene, centrada nos usos e costumes, na prática política e judicial. Seu grande exemplo é a constituição inglesa que não tem um documento escrito, um código.

    Constituição escrita: são as constituições cuja disciplina da vida do Estado é inserida completamente em texto escrito

    Gabarito: B.

    PCPB 2022.

  • GAB: B

    promulgada = Democrática. Fruto do trabalho de uma Assembléia Nacional Constituinte; nasce da deliberação da representação legítima popular.

    A Constituição é PEDRA FORMAL.

    Promulgada

    Escrita

    Dogmática

    Rígida

    Analítica

    Formal

  • Apenas fazendo uma observação que a nossa CFRB/88 NÃO resultou dos trabalhos de uma assembleia constituinte em sua forma tradicional. Posto que não contou apenas com a participação de representantes eleitos para sua elaboração, mas também contava com a participação de 1/3 de senadores biônicos.

  • Gab.: B!

    A) A constituição consuetudinária aborda todos os assuntos que os representantes do povo consideram essenciais. (Errado - A constituição consuetudinária, também conhecida como costumeira ou não escrita, possui normas esparsas, não encontradas apenas em um único documento. Está ligada aos costumes, prática política e judicial)

    B) A constituição promulgada resulta do trabalho de uma assembleia nacional constituinte eleita pelo povo, para, em nome dele, atuar. (Gabarito).

    C) A constituição costumeira formaliza-se em um documento solene, instrumental e sistematizado. (Errado - é seguida pelos costumes, não há formalidade).

     

    D) A constituição escrita reúne a história e as tradições de um povo. (Errado - a constituição escrita é aquela que está organizada em um documento solene, não necessariamente reúne a história e tradição de um povo).

    E) A constituição outorgada também é conhecida como votada. (Errado - A constituição outorgada é fruto de uma imposição, não há votação)

  • galera uma duvida não pertinente, como vocês fazem pra fazer a revisão dos conteúdos que vocês estudam??? estou estudando pra PPPE e estou com dificuldade nisso

  • A A constituição consuetudinária aborda todos os assuntos que os representantes do povo consideram essenciais. (ANALÍTICA)

    B A constituição promulgada resulta do trabalho de uma assembleia nacional constituinte eleita pelo povo, para, em nome dele, atuar. 

    C A constituição costumeira formaliza-se em um documento solene, instrumental e sistematizado. 

    Constituições históricas ou costumeiras - É a constituição não escrita, resultante da lenta e contínua formação histórica, do lento evoluir das tradições, dos fatos sociopolíticos, que se materializam como normas fundamentais da organização de determinado Estado, e o exemplo ainda vivo é a Constituição inglesa.

    D A constituição escrita reúne a história e as tradições de um povo. (HISTÓRICA)

    E A constituição outorgada também é conhecida como votada. (PROMULGADA)

  • A constituição promulgada resulta do trabalho de uma assembleia nacional constituinte eleita pelo povo, para, em nome dele, atuar. 

    As eleições gerais no Brasil em 1986 aconteceram em 15 de novembro (49 senadores eleitos, 487 deputados federais). Os eleitos comporiam a 48ª legislatura (1987-1991) e ficaram responsáveis pela elaboração da Constituição de 1988 em Assembléia Nacional Constituinte.

  • Uma Constituição, a grosso modo, poderia ser definida como o modo de ser de uma comunidade, sociedade ou Estado.

    Existem na doutrina tradicional inúmeras classificações constitucionais. Mencionaremos algumas, baseada na obra de Bernardo Gonçalves Fernandes, em seu Curso de Direito Constitucional, 9ª edição, Editora Jus Podivm.

    Quanto à finalidade, pode ser garantia, balanço ou dirigente. Garantia é aquela com viés no passado, visando assegurar direitos contra possíveis ataques do poder Público. Balanço é aquela que visa o presente, típica de regime socialista, visando explicitar as características da atual sociedade. Dirigente é aquela com viés no futuro, visam definir uma pauta de vida para a sociedade e estabelecer uma ordem de valores para o Estado e para a sociedade, com normas programáticas em seu bojo (CF/88).

    Quanto à estabilidade, classificação especificamente cobrada na questão, podem ser rígidas, flexíveis, semirrígidas, fixas e imutáveis. Rígida é aquela que necessita de procedimentos especiais mais difíceis para a sua modificação (caso da nossa CF/88). Flexível é aquela que não requer procedimentos especiais para a sua modificação. Semirrígida é aquela que contém, no seu corpo, uma parte rígida e outra flexível. Fixa ou silenciosa é a Constituição que só pode ser modificada pelo mesmo poder que a criou. Imutáveis ou graníticas são aquelas que não prevê nenhum tipo de processo de modificação em seu texto, são hodiernamente, relíquias históricas.

    Quanto à forma, a Constituição pode ser escrita (instrumental) ou costumeira (não escritas ou consuetudinárias). A Constituição escrita é sistematizada e codificada em um documento, como por exemplo a Constituição Americana. A costumeira é composta por documentos desagregados entre si, sendo reconhecidos e praticados pela sociedade, complementados por costumes, jurisprudência e convenções, como a Constituição da Inglaterra.

    Quanto à origem, podem ser promulgadas, outorgadas e cesaristas. Promulgadas ou POPULARES são aquelas dotadas de legitimidade popular, já que o povo participa de sua elaboração (caso da nossa CF/88). Outorgada é aquela não dotada de legitimidade popular, sendo que o povo não participa de sua elaboração. Cesarista é aquela confeccionada sem a participação popular, mas que posteriormente é submetida a referendo popular para que o povo diga sim ou não para ela.

    Passemos à análise das assertivas.

    a) ERRADO - A Constituição consuetudinária/costumeira é composta por documentos desagregados entre si, sendo reconhecidos e praticados pela sociedade, complementados por costumes, jurisprudência e convenções, como a Constituição da Inglaterra. Justamente por ser complementada por costumes e jurisprudência, seu texto é enxuto e não aborda todos os assuntos essenciais.

    b) CORRETO - Uma Constituição promulgada é aquela dotada de legitimidade popular, já que o povo participa de sua elaboração (caso da nossa CF/88). É, em regra, formada por uma Assembleia Constituinte, constituida por representantes eleitos, com o objetivo de elaborar uma nova Constituição.

    c) ERRADO - Vide assertiva a.

    d) ERRADO - A Constituição escrita é sistematizada e codificada em um documento, contendo elementos/assuntos essenciais no que tange ao país.

    e) ERRADO - Outorgada é aquela não dotada de legitimidade popular, sendo que o povo não participa de sua elaboração, totalmente diferente da ideia de “votada”.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B