SóProvas


ID
5598391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos ao direito societário.


Em conformidade com a Lei de Sociedades Anônimas, se uma companhia estrangeira adquirir a totalidade das ações de uma empresa brasileira, esta passará a ser considerada subsidiária integral, para efeitos da legislação brasileira. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 251. A companhia pode ser constituída, mediante escritura pública, tendo como único acionista sociedade brasileira.

    § lº A sociedade que subscrever em bens o capital de subsidiária integral deverá aprovar o laudo de avaliação de que trata o artigo 8º, respondendo nos termos do § 6º do artigo 8º e do artigo 10 e seu parágrafo único.

    § 2º A companhia pode ser convertida em subsidiária integral mediante aquisição, por sociedade brasileira, de todas as suas ações, ou nos termos do artigo 252.

  • GABARITO: ERRADO

    subsidiária integral, prevista nos artigos 251 a 253 da Lei nº 6.404/1976, é a sociedade anônima (companhia) cuja totalidade das ações pertence a outra sociedade brasileira. É uma sociedade unipessoal.

    A diferença, no caso, está na integral e tem todas as suas ações controladas por um único sócio, que pode ser outra empresa.

    empresa subsidiária integral pode ser constituída de três formas diferentes: por escritura pública, por aquisição da totalidade das ações ou ainda por incorporação das ações.

    Base Legal: Art. 251, caput da Lei nº 6.404/1976:

    Constituição ou conversão:

    De acordo com a Lei nº 6.404/1976, a subsidiária integral pode ser:

    1. constituída mediante escritura pública; ou
    2. resultar de conversão em virtude da:
    3. aquisição de todas suas ações por uma sociedade brasileira já existente; ou
    4. incorporação de todas as suas ações ao patrimônio de outra companhia brasileira.