SóProvas


ID
5599600
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são divididos em várias classes químicas, de acordo com o seu mecanismo de ação. A maior parte desses fármacos é bem absorvida, e sua biodisponibilidade não é consideravelmente afetada pela presença de alimentos (LANGE, 13ª.Ed.). Sobre os AINEs, analise as afirmativas a seguir.


I. O ibuprofeno é um derivado simples do ácido fenilpropionico, inibidor seletivo da COX-2, muito utilizado em pediatria pela sua atividade antipirética e anti-inflamatória.

II. O meloxicam é uma enolcarboxamida relacionada com o piroxicam que inibe preferencialmente a COX-2, e está menos associado a sintomas gastrintestinais clínicos e complicações que o piroxicam.

III. O abatacepte é um Fármaco Antirreumático Modificador da Doença (FARMD) de origem biológica, produzido pela tecnologia de DNA recombinante, e indicado em pacientes com Artrite reumatoide moderada ou grave.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Por que a III tá errada?

  • Se a III está errada, o correto [e somente I e II.

  • Porque abatacepte não é um AINE, por isso a III está errada!

  • (A) O ibuprofeno é um derivado simples do ácido fenilpropionico, inibidor seletivo da COX-2, muito utilizado em pediatria pela sua atividade antipirética e anti-inflamatória.

    (B) O meloxicam é uma enolcarboxamida relacionada com o piroxicam que inibe preferencialmente a COX-2, e está menos associado a sintomas gastrintestinais clínicos e complicações que o piroxicam.

    (C) O abatacepte é um Fármaco Antirreumático Modificador da Doença (FARMD) de origem biológica, produzido pela tecnologia de DNA recombinante, e indicado em pacientes com Artrite reumatoide moderada ou grave.

    FARMD=

    • Hidroxicloroquina.
    • Sulfassalazina.
    • Leflunomida.
    • Metotrexato.
    • Sais de ouro.
    • Penicilamina.
    • Actarite.

  • Na verdade, o erro da alternativa III está em afirma que o abatacepte é produzido pela tecnologia de DNA recombinante.

    Segundo as literaturas as quais pesquisei (GOODMAM E GILMAN E KATZUNG), o abatacepte é uma proteína de fusão que inibe a ativação das células T, por competição pela ligação do CD28 ao CD80 e ao CD86. É sim um FARMD de origem biológica, podendo ser utilizado como monoterapia ou em combinação com outros FARMDs em pacientes com artrite reumatoide moderada a grave.

  • Gabarito errado!

    O gabarito correto é a letra d.

  • Gente, na boa, várias falsa polêmicas, a assertiva III está correta e o gabarito incorreto. Vejam, a própria bula do abatacepte diz que é produzito por tecnologia de dna recombinante (link abaixo) e é sim um medicamento (biológico) modificador do curso da doença. A única questão é que hoje em dia, segundo o PCDT de Artrite Reumatoide mais atual -2020 -, passa-se a classificá-lo em um grupo com nome distinto do enunciado da questão: a saber: "MEDICAMENTOS MODIFICADORES DO CURSO DA DOENÇA BIOLÓGICOS (MMCDbio) ". Fato esse que não enseja tratar a assertiva III como incorreta. A FGV fez cagada e ponto final....

    Obs: a assertiva I está flagrantemente errada, o ibuprofeno não é COX-2 seletivo,

    Fontes:

    https://www.bms.com/assets/bms/brazil/documents/hcp/bulas-profissionais-otimizadas/Bula%20para%20profissionais%20de%20sa%C3%BAde%20%E2%80%93%20Orencia%20IV%20e%20SC%20_19032019.pdf

    http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2020/Relatrio_Artrite_Reumatoide_CP_21_2020.pdf