SóProvas


ID
5600275
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as orientações normativas acerca do dimensionamento de enfermagem, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Resolução COFEN 543/2017

    Letra A) O referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem no cuidado semi-intensivo é de 10 horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas.

    Letra B) A norma orienta que, no cuidado mínimo, a proporção de profissional/paciente nos diferentes turnos de trabalho seja de 1 profissional de enfermagem para 6 pacientes.

    Letra C)

    c) A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem deve observar as seguintes proporções mínimas(4):

    1)   CAPS I – 50% de enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem;

    2)   CAPS II (Adulto e CAPS Álcool e Drogas) – 50% de enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem;

    3)   CAPS Infantil e Adolescente – 50% de enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem;

    4)   CAPS III (Adulto e CAPS Álcool e Drogas) – 50% de enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem, ou percentual relativo a maior carga de trabalho obtida do SCP;

    5)    UTI Psiquiátrica – 52% de enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem, ou percentual relativo a maior carga de trabalho obtida do SCP

    Letra D) - Gabarito

    Letra E) Ao quantitativo de profissionais estabelecido deve ser acrescido o índice de segurança técnica (IST) de, no mínimo, 15% do total

    Fonte: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-5432017_51440.html

  • O referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem no cuidado semi-intensivo é de 10 horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas.

    A norma orienta que, no cuidado mínimo, a proporção de profissional/paciente nos diferentes turnos de trabalho seja de 1 profissional de enfermagem para 6 pacientes.

    A distribuição percentual da equipe de enfermagem em um CAPS II, deve ser de 50% de enfermeiros E DEMAIS de técnicos e /ou auxiliares de enfermagem. 

    O Serviço de Diagnóstico por Imagem deve garantir a presença de, no mínimo, 1 enfermeiro durante todo o período em que ocorra assistência de enfermagem.

    Ao quantitativo de profissionais estabelecido deve ser acrescido o índice de segurança técnica (IST) de, no mínimo, 15% do total.