SóProvas


ID
5601073
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O regime de adiantamento é disciplinado pela Lei n° 4.320/1964 e é conceituado como uma forma excepcional de aplicação de recursos públicos, por meio da qual se coloca certa quantia de numerário à disposição do servidor, denominado agente suprido, para a realização de despesas que não possam, por sua natureza, se submeter ao processo normal de aplicação. Com relação a esse tema, julgue o item.

Para ser concedido o adiantamento ao agente suprido, é necessário que haja dotação orçamentária disponível, na qual será emitido o empenho, previamente ao ato de concessão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Lei 4.320/64 Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

  • Mesmo o regime de adiantamento não sendo subordinado ao processo normal de aplicação , não significa que ele não tenha empenho ou passe pelo empenho.