SóProvas


ID
5601526
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SANESUL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto apresentado a seguir:


Conheça a história do Cristo Redentor, da idealização à sua construção


Inaugurada em 12 de outubro de 1931, a estátua foi erguida com auxílio da população. Neste "Quer Que Eu Desenhe?", conheça o passado de um dos maiores símbolos do país.


Bernardo França e Tiemi Osato

12 out. 2021


Há 90 anos, era inaugurada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em 12 de outubro de 1931, peregrinos do mundo inteiro se dirigiram para onde hoje é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e viram, pela primeira vez, o monumento do Cristo Redentor.

A estátua começou a ser idealizada em meados do século 19, quando o padre francês Pierre Marie Boss exercia suas atividades em uma igreja com vista para o Monte Corcovado. A ideia de erguer um monumento religioso foi resgatada em 1888 pela princesa Isabel.

Após a assinatura da Lei Áurea, abolicionistas sugeriram homenagear a princesa com uma escultura no alto do Corcovado. Paroquiana do padre Boss e apelidada de “redentora”, ela negou a proposta e sugeriu uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, para ela o verdadeiro redentor.

Embora tenha sido promulgado um decreto para viabilizar o monumento, a proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, em 1889, interromperam os planos. O projeto só saiu do papel em 1921, com os preparativos para a comemoração do centenário da Independência.

Com altura de um prédio de 13 andares, a maior parte da estátua foi construída no Brasil, no estilo art déco. As 50 peças da face e as oito das mãos foram moldadas em Paris e vieram para cá como um quebra-cabeça, com cada parte numerada para ser montada em solo brasileiro.

O Cristo é feito de concreto armado, revestido com pedra-sabão. Sua construção engajou a população tanto na arrecadação de fundos quanto no processo de montagem dos mosaicos que o constituem. E assim nasceu um dos maiores símbolos do país.


Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2021.

Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “Sua construção engajou a população tanto na arrecadação de fundos quanto no processo de montagem dos mosaicos que o constituem.”. Qual das seguintes alternativas poderia substituí-la sem prejuízo de sentido?

Alternativas
Comentários
  • Qual o sinônimo de engajar?

    Aliciar para uma atividade: 2 aliciar, atrair, seduzir, cativar, induzir, embaucar. Aderir a uma causa, envolvendo-se: 3 aderir, abraçar, adotar, apoiar, seguir, envolver-se, comprometer-se, associar-se, filiar-se, afiliar-se, meter-se, entabular, encetar.

    Fonte: https://www.sinonimos.com.br/engajar/

    Gabarito contestável haja vista que cabe a letra c também.

  • Toda vez que a AOCP tenta ser difícil ela erra, pq nem ela mesmo sabe o que cobra.

  • Banquinha fundo de quintal!

  • A banca tem um vocabulário xucro!

  • Só pode ser analfabeta, uma banca dessa.

  • Minha contribuição.

    Engajou vem do verbo engajar. O mesmo que: recrutou, aliciou, alistou, contratou, dedicou, embaucou.

    Significado: participar de maneira colaborativa em alguma coisa; apoiar um partido político, uma causa, um ideal: os manifestantes engajaram-se na luta de classes.

    Dedicar; fazer alguma coisa com dedicação e afinco: engajou-se no combate à pobreza.

    Fonte: www.dicio.com.br

    Abraço!!!

  • O engraçado é q o erro é sempre da banca, nunca dos estudantes. kkkk

  • Eu quis engajar no Exército; eu quis filiar ao Exército.

  • Eu queria entender qual foi o erro grotesco que a banca cometeu? Li os comentários e fiquei "cuma"

  • Eu queria entender qual foi o erro grotesco que a banca cometeu? Li os comentários e fiquei "cuma"

  • Quem acertou tá estudando errado. E parabéns pra quem errou.

  • Gab: letra E

    Engajar:

    Com sentido de >> Aliciar para uma atividade:

    aliciar, atrair, seduzir, cativar, induzir, embaucar.

    Com sentido de >> Aderir a uma causa, envolvendo-se: (CASO DA QUESTÃO)

    aderir, abraçar, adotar, apoiar, seguir, envolver-se, comprometer-se, associar-se, filiar-se, afiliar-se, meter-se, entabular, encetar.

    Percebam que INDUZIR tem sentido de persuadir, convencer de algo (o que não parece ser o caso da questão) e engajar, na questão, está mais para o sentido de apoiar a causa, filiar-se à ela.

  • Àqueles que estão achando que encaixaria a letra C como resposta:

    “Sua construção engajou a população tanto na arrecadação de fundos quanto no processo de montagem dos mosaicos que o constituem.”

    Analisando o verbo induzir (VTID) quem induz, induz algo a alguma coisa, portanto não é o sentido da frase, visto que filiar e engajar são VTDs, portanto substituíveis.