-
kkkkkkkkkkkkkkkk é o que fgv? e o comentário abaixo? Tem que viajar legal hein.. caracas.
Já eu fiz a seguinte viagem: "!" importando imperativo e ordem, como se fosse conotação negativa.
GAB LETRA A
-
O uso da exclamação nos dá uma ideia de ordem, imperatividade e parece até que está mandando.
É TIPO ESCREVER DESSA FORMA, PARECE QUE A PESSOA ESTÁ GRITANDO!!!!
-
O valor negativo é voltado para as pessoas que não têm educação de avisar antes de entrar em um determinado espaço.
Gab: A
-
Alguém mais errou?
-
conotação negativa = TODA frase exclamativa.
-
É esta a questão que exemplifica que o Diabo mora nos detalhes?
-
Há outra frase que parace ter sentido positivo, mas tem sentido negativo: "Por favor, não jogue lixo aqui!" Traduzindo; seu porco. kkkkkkk
-
"ou seja, não entre sem bater"
Gabarito: A
-
B) Por favor, tire os sapatos e fique à vontade.
Não vejo positividade nessa frase. Imagine que você chega na casa de alguém e ela pede a você para que tire os sapatos, mas que poderia ficar à vontade... no mínimo, essa pessoa estaria sendo irônica, o que já é suficiente para caracterizar uma conotação negativa.
-
Eu sempre me posiciono como ouvinte e sobre qual frase me incomodaria, é aí que eu sempre me lasco. Ficaria mais incomodado com a letra B, sem dúvida!
-
AGENTE!!!!!
Conotação, significado:
substantivo feminino
Ação que consiste no emprego de uma palavra a partir de um sentido figurado, não literal, e dependente do contexto.
Aquilo que uma palavra pode sugerir, além do seu sentido literal, através de associações com outras palavras, outros contextos, outros seres ou objetos.
Outra coisa:bater na porta(encher a porta de pancada)/bater à porta (aviso de que vai entrar em algum lugar passando pela porta)
-
A exclamação da uma entonação de ordem, isso deixa a frase com uma conotação negativa.
Sobre os sapatos, se pensarmos uma visita chegando numa casa, parece bem desagradável mandá-la tirar os sapatos, mas se pensarmos em alguém chegando numa estética para fazer massagens, por exemplo, seria interessante dar essa opção de poder tirar os sapatos ( a pessoa fica mais confortável e relaxada).
-
Usei o seguinte raciocínio:
A) Por favor, bata na porta antes de entrar!
(Ninguém bate literalmente na porta, normalmente perguntamos se podemos entrar, avisamos, por isso trata-se de uma Conotação, pois a palavra não está em sentido literal). O sentido negativo está ligado a uma ironia do comunicador. Ele pede, por favor, mas em outras palavras está dizendo: "Você não tem autorização para entrar aqui sem avisar".
Conotação = Sentido figurado (Modo de dizer)
Denotação = Sentido literal (Dicionário)
Todas as outras exercem funções denotativas, com sentido literal.
-
pra mimé letra B
e seu ficasse confortavel de sapatos??
-
GAB.: A
- a expressão.: "Por favor, bata na porta antes de entrar!", explicita uma ideia negativa que não deve ser seguida, bater na porta sem entrar, por isso a necessidade utilizar o comportamento de bater na porta
- outro exemplo.: Silêncio!
-
Tem o aspecto negativo na letra B...Mas existe uma condição para isso acontecer. É uma "norma da casa". Assim como todo crime tem sua punição. No caso, ninguém desobedeceu essa norma na frase.
A norma tem valor positivo de proteger o bem juridico (O PISO DA CASA LIMPO)
-
https://www.youtube.com/c/Cl%C3%A1udiaBarbosa
Português FGV
Comunicação em Prosa Moderna, de Othon M. Garcia
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4992256/mod_resource/content/1/Othon%20M.%20Garcia%20-%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20em%20prosa%20moderna-Editora%20FGV.pdf
-
Dá ideia de ordem.
-
GABARITO A
Expressões no imperativo podem ter conotação positiva e negativa, a depender do contexto!
Exemplos:
- Por favor, faça silêncio!
- Por favor, retire-se!
- Por favor, levem-no daqui!
- Por favor, afaste-se!
-
Bata na porta, pois se entrar sem bater, eu vou rodar a baiana.
Gabarito A.
-
Não acho que a conotação negativa está na imperatividade da frase da alternativa A. Está no "...bata NA porta...". O correto seria "...bata À porta...".
- Bater à porta é bater na porta de leve, indicando que quer entrar (toc, toc!);
- Bater na porta é com violência, como se quisesse quebrá-la ou arrombá-la;
- Bater a porta é fechar a porta com força.
-
-
Que questão é essa!!! Minha avaliação ao respondê-la:
A) Por favor, bata na porta antes de entrar!
Gentileza(Por favor) seguida de um puxão de orelhas(bata na porta antes de entrar!) - A pessoa entrou sem bater e deveria ter "batido à porta" e não "na porta" - não tem controversa - GABARITO
b)Por favor, tire os sapatos e fique à vontade;
Gentileza(Por favor) seguida de um valor positivo - "Sinta-se em casa"
c)Por favor, use a minha camisa na festa;
Gentileza(Por favor) seguida de uma controversa(use a minha camisa na festa) - A sua é horrível(NEGATIVO) ou Ela é tão linda e combina com você(POSITIVO)
d)Por favor, qual o seu perfume?
Gentileza(Por favor) seguida de uma controversa(qual o seu perfume?) - O cheiro dele é péssimo(NEGATIVO) ou É uma delicia e comprarei um para mim(POSITIVO)
e)Por favor, ajude-me a guardar a mala.
Gentileza(Por favor) seguida de um valor positivo - "ajude-me a guardar a mala"
PS: Penso que, por ser uma prova OBJETIVA, as alternativas não poderiam ter dupla interpretação. Essa banca é campeã nisso.
-
Gabarito: A
A frase pode ser entendida em um contexto de estar chamando atenção, de repreensão, ordem e também por ser exclamativa. Trás uma ideia de que só pode entrar se bater na porta.
-
GABARITO: LETRA A
a) Por favor, bata na porta antes de entrar! ⇒ ALTERNATIVA CORRETA. A frase expressa nesta alternativa pode ter conotação negativa, para representar advertência a alguém que entrou em um ambiente sem se fazer anunciar. Esta é a resposta da questão.
b) Por favor, tire os sapatos e fique à vontade; ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. A oração e fique à vontade elimina a possibilidade de a frase expressa nesta alternativa conter conotação negativa.
c) Por favor, use a minha camisa na festa; ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. O oferecimento do emissor para que seu interlocutor use sua camisa retira qualquer possibilidade de a sentença que se apresentou nesta alternativa poder ter conotação negativa.
d) Por favor, qual o seu perfume? ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. O interesse do emissor da sentença apresentada nesta alternativa em saber qual o nome do perfume do seu interlocutor invalida qualquer possibilidade de a sentença apresentada nesta alternativa ter conotação negativa.
e) Por favor, ajude-me a guardar a mala. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. A solicitação feita pelo emissor no sentido de ser ajudado pelo seu interlocutor não permite que se atribua à sentença que se apresentou nesta alternativa conotação negativa.
FONTE: Professor Décio Sena Tec Concursos