SóProvas


ID
5602237
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- GABARITO CORRETO.

    B- A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sempre foi pacífica no sentido de que, é do Município a competência para regular o horário do comércio local, desde que não violem leis estaduais ou federais válidas, pois a Constituição lhes confere competência para legislar sobre assuntos de interesse local. 

    C- A Súmula 19 do STJ descreve que a fixação do horário bancário para atendimento ao público, é de competência exclusiva da União.

    D- No processo administrativo para cobrança de multa de trânsito, são necessárias duas notificações: a primeira, da autuação, e a segunda, da aplicação da pena decorrente da infração. É ilegal a aplicação da penalidade de multa ao proprietário do veículo, sem que haja a notificação para a apresentação da defesa prévia, decidiu a 1ª Turma do STJ ao julgar outro recurso especial (Resp 540.914).

    E- Segundo o STF: Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.

  • DIREITO ADMINISTRATIVO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. PODER DE POLÍCIA. IMPOSIÇÃO DE MULTA DE TRÂNSITO. GUARDA MUNICIPAL. CONSTITUCIONALIDADE. É constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas.

    (RE 658570, Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO, Relator(a) p/ Acórdão: Min. ROBERTO BARROSO, Tribunal Pleno, julgado em 06/08/2015, ACÓRDÃO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO DJe-195 DIVULG 29-09-2015 PUBLIC 30-09-2015)

  • GABARITO = A

    A questão aborda o assunto de PODER DE POLÍCIA, que tem previsão na JURISPRUDÊNCIA DO STF E DO STJ.

    A - CERTO

    Tese de Repercussão Geral 0472 - É constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas. STF, RE 658570, julgado em 06/08/2015.

    B - ERRADO

    Súmula Vinculante 38 - É competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.

    C - ERRADO

    Súmula 19 STJ - A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da União. (SÚMULA 19, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 04/12/1990, DJ 07/12/1990, p. 14682)

    D - ERRADO

    Súmula 312 STJ - No processo administrativo para imposição de multa de trânsito, são necessárias as notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração. (SÚMULA 312, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 11/05/2005, DJ 23/05/2005, p. 371)

    E - ERRADO

    Súmula Vinculante 49 - Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.

  • GABARITO - A

    . O STF definiu a tese de que é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício do poder de polícia de trânsito, inclusive para a imposição de sanções administrativas legalmente previstas (ex: multas de trânsito).

    STF. Plenário. RE 658570/MG, rel. orig. Min. Marco Aurélio, red. p/ o acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 6/8/2015 (Info 793).

    -----------------------------------------------------------------------

    OBSERVAÇÕES:

    CICLOS DO PODER DE POLÍCIA:

    (a) Ordem de polícia; - normas gerais

    (b) Consentimento de polícia; - anuência prévia

    (c) Fiscalização de polícia; - atividade de controle

    (d) Sanção de polícia - é a aplicação  de penalidade adm.

    Antigamente - Somente as fases de Consentimento e fiscalização poderiam ser delegadas a pessoas jurídicas de direito privado.

    Atualmente - SANÇÃO DE POLÍCIA Pode ser delegada a pessoas jurídicas de direito privado ( Observados os requisitos):

    I) Por meio de Lei

    II) capital social Majoritariamente público

    III) Preste atividade exclusivamente de serviço público de atuação própria do Estado.

    IV Prestação de Regime não Concorrencial

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Poder de Polícia. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Tese de Repercussão Geral 0472: É constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas. STF, RE 658570, julgado em 06/08/2015.”

    B. ERRADO.

    “Súmula Vinculante 38 - É competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.”

    C. ERRADO.

    “Súmula 19 STJ - A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da União.”

    D. ERRADO.

    “Súmula 312 STJ - No processo administrativo para imposição de multa de trânsito, são necessárias as notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração.”

    E. ERRADO.

    “Súmula Vinculante 49 - Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.”

    Gabarito: ALTERNATIVA A.

  • Vejamos cada alternativa, separadamente:

    a) Certo:

    De fato, a presente assertiva está apoiada na Tese de Repercussão Geral 472 do STF, in verbis:

    "É constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas."

    Assim, eis aqui a opção correta.

    b) Errado:

    Esta alternativa viola frontalmente o teor da Súmula Vinculante n.º 38 do STF, que assim estabeleceu:

    "É competente o município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial."

    c) Errado:

    Desta vez, a proposição malfere o teor da Súmula 19 do STJ, litteris:

    "A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da União."

    Assim sendo, ao contrário do que foi dito pela Banca, não se cuida de competência do Município, e sim da União.

    d) Errado:

    No ponto em análise, a Banca propôs afirmativa que destoa da Súmula 312 do STJ, na seguinte linha:

    "No processo administrativo para imposição de multa de trânsito, são necessárias as notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração."

    e) Errado:

    Por fim, este item revela-se em desconformidade com a regra da Súmula Vinculante 49 do STF, que assim preconiza:

    "Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área."

    Logo, confirma-se como acertada apenas a letra A.


    Gabarito do professor: A

  • GABARITO: A

    A.     CORRETA - O STF definiu a tese de que é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício do poder de polícia de trânsito, inclusive para a imposição de sanções administrativas legalmente previstas (ex: multas de trânsito). STF. Plenário RE 658570/MG, rel. orig. Min. Marco Aurélio, red. p/ o acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 6/8/2015 (repercussão geral) (Info 793).

    B.     INCORRETA: Súmula vinculante 38-STF: É competente o município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.

    C.     INCORRETA: Súmula 19-STJ: A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da União.

    D.     INCORRETA: Súmula 312-STJ: No processo administrativo para imposição de multa de trânsito, são necessárias as notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração.

    E.      INCORRETA: Súmula vinculante 49-STF: Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.

  • As guardas municipais podem realizar a fiscalização de trânsito?

    SIM. As guardas municipais, desde que autorizadas por lei municipal, têm competência para fiscalizar o trânsito, lavrar auto de infração de trânsito e impor multas. (Info 793, STF).

    A quem compete regular o horário de funcionamento do comércio local?

    O interesse é predominantemente local, nos termos da Súmula Vinculante nº 38, que diz que compete aos municípios fixar horário de comércio local.

    E o horário de banco?

    Há interesse local, entretanto, não é predominantemente local, pois envolve sistema financeiro monetário nacional e até com repercussões internacionais, necessitando de uma uniformização nacional (Súmula 19 do STJ).

  • OBS:

    Não ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área. (Medida de segurança: Distanciamento postos de combustíveis)

    CERTO