SóProvas


ID
5602282
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca da personalidade e da capacidade civil, à luz do disposto no Código Civil. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = E

    A questão aborda o assunto de PESSOAS NATURAIS, que tem previsão na LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 (Código Civil).

    A - ERRADO

    Art. 4 São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer: (...) II - os ébrios habituais e os viciados em tóxico;

    B - ERRADO

    Art. 6 A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

    C - ERRADO

    Art. 4 (...) Parágrafo único. A capacidade dos indígenas será regulada por legislação especial.

    D - ERRADO

    Art. 7 Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência: I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;

    E - CERTO

    Art. 10. Far-se-á averbação em registro público: II - dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação;

  • ATOS PASSÍVEIS DE REGISTRO: basta lembrarmos do seguinte ciclo da vida:

    • a pessoa nasce (nascimento)
    • cresce (emancipação)
    • casa (casamento)
    • fica louca (interdição)
    • foge (ausência)
    • morre (óbito).

    O que sobrar é averbação.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.046/2002 (Código Civil - CC) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante à personalidade/da capacidade civil. Vejamos:

    a) São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer os ébrios eventuais e os viciados em tóxico.

    Errado. Os ébrios habituais (e não eventuais) são considerados relativamente incapazes, nos termos do art. 4º, II, CC: Art. 4 São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:  II - os ébrios habituais e os viciados em tóxico; 

    b) A existência da pessoa natural termina com a morte, presumindo-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão provisória. 

    Errado. A banca trocou " sucessão definitiva" por "sucessão provisória", conforme se lê no art. 6º, CC: Art. 6  A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

    c) A capacidade dos indígenas é regulada pelo Código Civil.

    Errado. Na verdade, a capacidade dos indígenas é regulada por legislação especial, nos termos do art. 4º, parágrafo único, CC: Art. 4º,Parágrafo único. A capacidade dos indígenas será regulada por legislação especial. 

    d) Pode ser declarada a morte presumida, após decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.

    Errado. Neste caso, não é necessária decretação de ausência, conforme preceitua art. 7º, I, CC: Art. 7 Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência: I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;

    e) Far-se-á averbação em registro público, dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 10, II, CC: Art. 10. Far-se-á averbação em registro público: II - dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação;

    Gabarito: E

  • eu sei que vc marcou a letra A e voltou putasso por ter errado rs

  • Faz-se a averbação em duas hipóteses:

    a) das sentenças que decretarem a nulidade ou a anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal; e b) dos atos que importem em reconhecimento judicial ou extrajudicial de filiação.

  • ÉBRIOS EVENTUAIS nao, né!

    eu adoro como os nossos olhos passam por essas coisas sem que a gente consiga perceber a diferença

  • CÓDIGO CIVIL

    Art. 10. Far-se-á averbação em registro público:

    II - dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação;

    GABARITO: E.

  • Típica da questão que não mede conhecimento!

  • carambas, essa questão é de queimar os neurônios