SóProvas


ID
5602789
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 24ª Região (RO)
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das disposições da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item.


O agente público poderá, antes de tomar posse no respectivo cargo, deixar de apresentar declaração de bens, desde que assuma o risco de responder, objetivamente, por eventual ato de improbidade administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Falso Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)
  • Essa prova só teve questões de improbidade? Jesus.

  • Apesar de estar mal formulada a assertiva, não há o que se falar em assumir riscos, pois esse é presumido;

    aproveitando a deixa, antes de tomar posse ''concursando nem é gente''

  • Ato vinculado. O agente DEVE apresentar o Imposto de Renda para efetivar a sua posse.

  • Fica condicionada a posse, ou contrato do agente público a apresentação da declaração do imposto de renda e proventos de qualquer natureza. Não é mais necessário a apresentação de declaração de bens.

  • É necessário a posse e o exercício do agente público à DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA e PROVENTOS;

    Deve ser declarada ANUALMENTE, inclusive qdo deixar de exercer a função;

    SOB PENA DE DEMISSÃO caso não apresente OU apresentar falsa;

    art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    § 1º (Revogado).

    § 2º A declaração de bens a que se refere o caput deste artigo será atualizada anualmente E na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.

    § 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado OU que prestar declaração falsa.

  • A presente questão demandou conhecimentos acerca da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA), já com as alterações introduzidas pela Lei 14.230/2021.

    Em rigor, o art. 13 de tal diploma legal é explícito ao condicionar a posse no cargo público à prévia apresentação de declaração de bens, como se depreende de sua leitura:

    "Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente." 

    Tratando, portanto, de uma condição legal, é incorreto sustentar que o agente público poderá, antes de tomar posse no respectivo cargo, deixar de apresentar declaração de bens.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO

    A posse e o exercício estão condicionados à apresentação da declaração de bens.

  • LEI N° 8.429/92

    GABARITO: ERRADO

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

  • “Art. 13, Lei 8.429/92. A POSSE E O EXERCÍCIO DE AGENTE PÚBLICO ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.”

  • ERRADO! É uma condição para tomar posse e entrar em exercício. O agente deve apresentar essa declaração.