SóProvas


ID
5602792
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 24ª Região (RO)
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das disposições da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item.


Apenas os delegados de Polícia e os membros do Poder Judiciário poderão representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 8.429/1992 - Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • QUALQUER PESSOA

  • Passo a passo:

    QUALQUER PESSOA representa à AUTORIDADE ADMINISTRATIVA ⇨ nasce uma investigação.

    A AUTORIDADE ADMINISTRATIVA dá conhecimento ao MP e ao Tribunal ou Conselho de Contas.

    Após investigação, confirmam-se os INDÍCIOS de ato de improbidade administrativa, então a AUTORIDADE ADMINISTRATIVA conhecedora de tal ato representará ao MINISTÉRIO PÚBLICO para as providências subsequentes e necessárias.

    Se o MINISTÉRIO PÚBLICO se convencer, proporá ação com vistas a aplicar as sanções previstas em lei.

  • PARA INVESTIGACAO DE ATOS DE IMPROBIDADE NÃO SE EXIGE PESSOA DETERMINADA;

    "QUALQUER PESSOA" poderá representar a autoridade administrativa.

    art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Representar → Qualquer pessoa

    Propor ação → Apenas o MP.

  • Cuida-se de questão que explorou domínio relativamente Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA), já com as alterações introduzidas pela Lei 14.230/2021.

    Na realidade, referido diploma é expresso ao possibilitar que qualquer pessoa represente à autoridade administrativa competente, em ordem a disparar investigação pela prática teórica de improbidade administrativa.

    É o que se extrai do art. 14, caput, da Lei 8.429/92:

    "Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade."

    Do exposto, incorreta a assertiva em análise, ao aduzir que apenas os delegados de Polícia e os membros do Poder Judiciário estariam aptos a fazerem tal representação.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Qualquer pessoa pode representar.

    Requisitos:

    • escrita ou reduzida a termo
    • qualificação do representante
    • informações sobre o fato/autoria
    • indicação de provas

    Obs.: se não preenchidos os requisitos, a presentação é rejeitada. Mas a pessoa ainda pode representar ao MP.

    • Se atentidos os requisitos, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos - observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar do agente.

  • Errado!

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • GAB ERRADO

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

    § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos, observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar aplicável ao agente.

    FONTE: MEUS RESUMOS + LIA E ATUALIZAÇÕES

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • ERRADO! Pode ser feita por qualquer pessoa. Não pode ser anônima.