SóProvas


ID
5603332
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição materna e infantil, julgue o item.

A partir dos seis meses de vida, o bebê já pode iniciar a introdução alimentar, desde que tenha sinais de prontidão. Sendo assim, o alimento passa a ser sua principal fonte de energia e o leite materno ou a fórmula pode ser retirado(a) sem prejuízo.

Alternativas
Comentários
  • O aleitamento materno pode ser até um ano e seis meses.

  • De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos:

    Por volta dos 6 meses, a maioria das crianças está pronta para começar a comer novos alimentos. Este é um momento em que tudo é novidade: os sabores e a consistência sólida dos alimentos, a colher, o prato. A família deve buscar fazer com que essa experiência seja a mais agradável possível. Pode acontecer de, ao oferecer a comida, a criança cuspir, parecendo não gostar. Mas isso ocorre porque, desde que nasce, para poder mamar no peit0, a criança faz o movimento de colocar a língua para fora. Esse movimento diminui a partir de 4 ou 5 meses, mas ainda pode estar presente aos 6 meses, causando a impressão de recusa do alimento. Nessa idade, os dentes estão surgindo, mas mesmo que a criança ainda não tenha dentes, ela conseguirá aceitar a comida amassada com garfo. 

    O que oferecer?

    • O leite materno deve continuar a ser oferecido até 2 anos ou mais, não sendo necessário dar leite de v4c4 ou fórmula infantil. Os novos alimentos devem complementar o leite materno e não o substituir.

    Gabarito: errado.

  • Segundo a OMS, a amamentação é exclusiva até os 6 meses de vida, podendo quando NECESSÁRIO, ter o consumo de gotas ou xaropes contendo vitaminas e sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. Os benefícios desse aleitamento é mutuo, tanto da mãe quanto do bebe. O leite possui células vivas que irão ajudar o bebe a maturar o seu sistema imunológico.