SóProvas


ID
5604292
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características dos estágios do desenvolvimento cognitivo piagetiano (PAPALIA; FELDMAN, 2013).


Coluna 1

1. Estágio sensório-motor.

2. Estágio pré-operatório.

3. Estágio operatório-concreto.


Coluna 2

( ) As crianças desenvolvem pensamento lógico, mas não abstrato.

( ) Os bebês passam de seres que respondem basicamente por meio de reflexos e comportamento aleatório a crianças orientadas para uma meta.

( ) Perdura aproximadamente dos 2 aos 7 anos.

( ) Caracterizado por uma grande expansão no uso do pensamento simbólico, ou capacidade representacional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR (0 A 2 ANOS) - a criança aprende a partir de suas ações; começa a construir noções práticas de objeto, tempo e espaço (inteligência prática); explora o ambiente visualmente e manualmente; executa ações como agarrar, pegar, atirar, soltar; estabelece conhecimentos físicos sobre o ambiente e forma esquemas de ação sobre o meio.

    PENSAMENTO PRÉ OPERATÓRIO (2 A 6 ANOS) - a criança consegue agir por imitação e simulação, já que desenvolve a função simbólica (imitação, linguagem, jogo simbólico); é incapaz de assumir um ponto de vista distinto do seu próprio (egocentrismo); deixa-se influenciar para aparência e pela forma das coisas, em detrimento do raciocínio lógico, que ainda não está desenvolvido.

    PENSAMENTO OPERATÓRIO CONCRETO (7 A 11 ANOS) - a criança já é capaz de fazer construções lógicas e operações concretas, apesar de a capacidade de abstração ainda estar ausente; as noções de reversibilidade e conservação aparecem.

    PENSAMENTO OPERATÓRIO FORMAL (11 A 16 ANOS) - o adolescente tem todas as estruturas cognitivas desenvolvidas (é possível raciocinar por hipóteses, manipular proposições, elaborar raciocínios hipotético dedutivos, formular resultados de operações concretas na forma de proposições); Última fase do egocentrismo: adolescente supervaloriza suas opiniões e acredita que seu ponto de vista é o mais coerente.