SóProvas


ID
5604352
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

“Um homem acusado de tentativa de feminicídio foi preso, neste sábado (13/11), por policiais civis da 48ª DP (Seropédica).
O acusado já possuía dois registros de agressões contra a vítima. De acordo com agentes, no dia 06 de novembro, ele voltou a agredir a companheira e tentou matá-la.
O criminoso foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.”

Considerando a estrutura geral do texto 1, o último período tem a função de:

Alternativas
Comentários
  • O acusado já possuía dois registros de agressões contra a vítima (é  causa) e a (consequência) é ser preso. Portanto, o primeiro período é a assertiva “b”, pois indica consequência.

    Gabarito: B

  • Considerando a estrutura geral do texto 1, o último período tem a função de:

    Último período: ''O criminoso foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.”

    Resolução: Há uma consequência da tentativa de homicídio, qual seja: Encaminhado a prisão. E por que é provisória ? Porque ele ficará a disposição da justiça, ou seja, não é algo permanente, podendo ser solto ou até mesmo ser condenado definitivamente.

    GAB LETRA B

  • O brabao já vinha lesionando a mina, mas só após a tentativa de homicidio veio a consequecia dele ser encaminhado para o sistema prisional.

    Obs: nao pode ser a letra D, pois lesionar e uma coisa muito diferente do homicidio, o dolo é muito diferente, no caso da morte pelo desejo de lesionar, acarretaria em um qualificadora e nao no delito de homicidio, ou seja, mesmo vindo a ocorrer a morte o homicidio nao estaria configurado, afastando a similaridade.

    Gabarito: B

    Domingo tem mais em meus amores (13.02.2022)

  • Essa eu passei longe :(

  • o termo 'provisória' que me derrubou...

  • Essa aqui dá pra resolver partindo de noções introdutórias de Direito Processual Penal! KKKK.

    "O criminoso foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. ".

    Ele está em uma prisão cautelar, portanto, provisória, em decorrência de ter cometido determinado crime em potencial. Ele ainda é mero acusado, e não condenado/sentenciado.

    Eu resolvi assim, deu certo KKKK.

    GAB LETRA B

  • a) não é um exemplo, é uma consequência

    B) GABARITO

    c) não é pena, é uma extrapolação

    d) isso se aplicaria se tivesse comparação (para haver "semelhantes")

    e) é consequência, não causa

  • “Um homem acusado de tentativa de feminicídio foi preso, neste sábado (13/11), por policiais civis da 48ª DP (Seropédica). 1º Periodo

    O acusado já possuía dois registros de agressões contra a vítima. De acordo com agentes, no dia 06 de novembro, ele voltou a agredir a companheira e tentou matá-la. 2º Periodo

    O criminoso foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.” 3º Periodo (E ultimo pra quem nao sabe contar)

    Considerando a estrutura geral do texto 1, o último período tem a função de:

    Se voce respondeu a letra "D" estamos juntos.

    Mais e a letra be de acordo com a analise do enunciado. Provas da FGV implicam em leitura e releitura do mesmo texto por diversas vezes, UMA DESGRAC@#$%

  • mostrar a pena aplicada ao criminoso reincidente; NAO

    Prisão cautelar não serve como antecipação do cumprimento de pena

  • O termo "homicídio" que me derrubou... Achei que fosse feminicídio já que são coisas distintas.

  • A palavra "homicídio" me lascou. Estava muito p.. da vida até ir ao Código Penal e ver que o feminicídio é um tipo de homicídio (achava que era um tipo penal diferente, isolado)... vivendo e aprendendo. Deus me ajude, pq só madrugar parece que não está resolvendo.
  • Fiquei em dúvida entre as alternativas b e d. No entanto, em questões da nossa querida FGV devemos observar SEMPRE o caso mais concreto possível. Veremos:

    b) indicar a consequência provisória da tentativa de homicídio;

    Aqui, muitos se confundem no tipo penal oriundo do art. 121 do CP - Matar alguém (homicídio simples) com a qualificadora do crime principal do caput que é o feminicídio. O feminicídio não deixa de ser um homicídio de modo geral, ou seja, o tipo penal é o mesmo, porém a qualificadora é distinta ao fato que o crime implica na pessoa do sexo feminino/mulher.

    Em se tratando da RESPOSTA CONCRETA, temos que é sim uma consequência provisória encaminhar o criminoso para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para que sejam apuradas todas as situações causadas à companheira.

    d) destacar um procedimento legal em casos semelhantes;

    Sim, também é um procedimento legal para casos semelhantes, porém, vale destacar que a banca procura elementos OBJETIVOS e não SUBJETIVOS, ou seja, temos nesta alternativa um caso subjetivo/superficial, que não se aproxima tanto ao texto narrado por se tratar de algo irrelevante, o que não é conforme relatado no texto.

    Diante das explanações, caros concurseiros, a banca FGV nos mostra o grosso modo da Língua Portuguesa, onde, devemos ESTUDAR tanto a teoria quanto o modo como ela quer e cobra em suas provas. É assim que o examinador pensa. Aceitem!

    BONS ESTUDOS e BOA SORTE A TODOS!!

  • A "B" e "D" estão certas, mas a FGV faz isso e acerta quem tem mais sorte.

  • Se vocês olharem pelo gabarito da bendita prova, a alternativa correta é letra D

  • Se você marcou letra D, parabéns!!! Você quase acertou

  • Curso de Português (Gramática e Interpretação de Texto) focado especificamente para Concursos Públicos. Neste excelente curso você tem acesso a: - 24 videoaulas com teoria e exercícios - Lista de Exercícios Gabaritadas - Material Didático em PDF - Provas gabaritadas de concursos das principais bancas com os assuntos de Língua Portuguesa que mais caem em concursos. Fala, galera! Eu sou o professor Rodrigo Lima, sou Graduado, Mestre e Doutorando em Letras pela UFBA. Tenho 13 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa e Redação. Fui aprovado nos seguintes concursos/seleções: 2º Lugar - Concurso para Professor de LP Secretária de Educação da Bahia (2018) 25º lugar - Concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (2012-2013) 1º lugar - Seleção para professor Substituto da Universidade Federal da Bahia (2021) Com esse curso, quero compartilhar com vocês a minha experiência de aprovação em concursos. Vamos estudar Português juntos! Quero ver você colecionar aprovação!

    https://go.hotmart.com/B68573338G?dp=1