SóProvas


ID
5604358
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

“Um homem acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico foi preso, neste sábado (13/11), por policiais civis da 110ª DP (Teresópolis) e militares. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão.
O criminoso foi capturado após informações de inteligência. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.” 

O texto 2 é do tipo informativo e é marcado pela mais rigorosa objetividade; a marca de objetividade presente no texto que está corretamente exemplificada é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação da assertiva que exemplifique marca de objetividade do texto:

    A) emprego da voz passiva sem complemento de agente: “O criminoso foi capturado após informações de inteligência”;

    A objetividade em textos informativos é marcada pela disponibilidade direta e clara da informação, sem adendos e informações dispensáveis.

    Forma de objetividade é o uso de voz passiva sem indicação de agente da passiva, quando este não é o centro da informação, focando o autor no desenvolvimento da ação e suprimindo seu agente, que é elemento secundário do fato.

    No caso em tela, o uso da voz passiva faz com que a informação principal seja a ação, a circunstância e o objeto, retirando da passagem a indicação do agente que pratica o ato, informação dispensável ao informar o fato.

  • Segundo a prof. Grasiela Cabral:

    • Voz passiva analitica: Ser + Particípio passado do verbo principal, (caso da questao);
    • Voz passiva sintetica: VTD + SE

    Gabarito: A

  • "O criminoso foi capturado após informações de inteligência"

    O criminoso é o paciente, aquele que sofreu a ação.

    O agente, aquele que praticou a ação de prender o criminoso, não é mencionado na frase.

    Gabarito: A

  • QUESTAO QUE A FVG AMA!

  • Paciente: o criminoso. Agente (quem prática a ação): não mencionado.
  • Foi preso por POLICIAIS CIVIS. Policiais civis, nessa caso, não é o/a agente da passiva?

  • Eu jamais imaginaria que a marca de objetividade presente no texto está corretamente exemplificada por conta do emprego da voz passiva sem complemento de agente. Essa é a questão! Esse bla bla bla de agente e paciente a gente aprende fácil.

  • Um homem acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico foi preso, neste sábado (13/11), por policiais civis da 110ª DP (Teresópolis) e militares."

    Um homem foi preso POR POLICIAIS. Isso não seria o agente?

  • ESSA QUETÃO E MESMO DA FGV KKKKKK

  • É impressão minha ou a FGV costuma relacionar a OBJETIVIDADE quase sempre à voz passiva??

  • Letra a CORRETA - Caso objetivo de VOZ PASSIVA ANALÍTICA (verbo auxiliar ser (foi do verbo ser flexionado na 3ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito, do Modo Indicativo) + verbo principal no particípio passado (capturado do verbo capturar).

  • Eu sei que não vai fazer diferença nenhuma reclamar, mas em se tratando de uma matéria jornalística, como é o caso da questão, o uso da voz passiva JAMAIS seria o fator que dá objetividade ao texto. Muito pelo contrário, todos os manuais, teóricos e livros de redação jornalística reprimem o uso de voz passiva. Falo isso enquanto jornalista de formação. Mas enfim, de novo sei que não adianta reclamar com a banca.....

  • Eu sei que não vai fazer diferença nenhuma reclamar, mas em se tratando de uma matéria jornalística, como é o caso da questão, o uso da voz passiva JAMAIS seria o fator que dá objetividade ao texto. Muito pelo contrário, todos os manuais, teóricos e livros de redação jornalística reprimem o uso de voz passiva. Falo isso enquanto jornalista de formação. Mas enfim, de novo sei que não adianta reclamar com a banca.....

  • Discordo do gabarito, já que independentemente da menção do agente continuará sendo um tipo textual informativo. Todavia deve está "clara" ou "detalhada" a informação no texto, sendo assim, Alternativa C seria correta nesta análise.

  • Técnicas de impessoalização:

    • Pluralização do sujeito(Colocá-lo na 1º ou na 3° pessoa do plural)
    • Voz passiva
    • Ocultação do agente da ação
    • Sujeito indeterminado EX: Roubaram carneiros.
    • Agente inanimado EX: A diretoria da empresa..
  • Se vocês olharem pelo gabarito da bendita prova, a alternativa correta é letra C

  • Eu descartei a C pelo fato de dizer localização precisa da ocorrência, só que a localização informada, que é em (teresópolis) se refere a polícia civil e não ao fato ocarrido.

    localização precisa da ocorrência: “Um homem acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico foi preso, neste sábado (13/11), por policiais civis da 110ª DP (Teresópolis) e militares

  • Bizu pra esse tipo de questão em que ela pede para analisar a objetividade das frases:•

    O aumento da objetividade : voz passiva, suprimindo-se o agente e dando ênfase apenas a ação informada.

    •  Diminuição da objetividade. O uso de sujeito indeterminado em contextos informativos diminui sua objetividade, indicando elementos textuais não retomáveis pelo leitor;

  • se vcs olharem bem as alternativas, ELAS SE CONTRADIZEM!

    Onde é pra ter indeterminação, não há!

    Onde é pra ser nominalização, há verbalização!

    e assim sucessivamente!

  • Curso de Português (Gramática e Interpretação de Texto) focado especificamente para Concursos Públicos. Neste excelente curso você tem acesso a: - 24 videoaulas com teoria e exercícios - Lista de Exercícios Gabaritadas - Material Didático em PDF - Provas gabaritadas de concursos das principais bancas com os assuntos de Língua Portuguesa que mais caem em concursos. Fala, galera! Eu sou o professor Rodrigo Lima, sou Graduado, Mestre e Doutorando em Letras pela UFBA. Tenho 13 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa e Redação. Fui aprovado nos seguintes concursos/seleções: 2º Lugar - Concurso para Professor de LP Secretária de Educação da Bahia (2018) 25º lugar - Concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (2012-2013) 1º lugar - Seleção para professor Substituto da Universidade Federal da Bahia (2021) Com esse curso, quero compartilhar com vocês a minha experiência de aprovação em concursos. Vamos estudar Português juntos! Quero ver você colecionar aprovação!

    https://go.hotmart.com/B68573338G?dp=1

  • Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e

    E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!

    E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

    1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.

    2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!

    3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.

    4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!

    Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)

    Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.

    ACREDITE NOS SEUS SONHOS!

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |