-
Como eu fiz:
A) a fonte segura das informações: “A Instituição Policial brasileira, segundo documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro, data de 1530”;
B) a datação precisa: “A partir de então a Instituição Policial brasileira passou por seguidas reformulações nos anos de 1534, 1538, 1557, 1565, 1566, 1603, e, assim, sucessivamente”;
C) a finalidade histórica: “Na época, uma das principais funções desta organização era se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações”;
D) a base informativa de credibilidade: “A pesquisa histórica revela que, no dia 20 de novembro de 1530, a Polícia brasileira iniciava as suas ações”;
E) a preocupação terminológica: “A polícia, então, também começou a ser chamada de Civil, como uma forma de diferenciá-la de outras formas de policiamento, por seu caráter investigativo”.
Resolução: Realmente as letras A,B,D estão buscando precisão, como se vê na parte vermelha que grifei. Eles demonstram precisão de datas ( anos ). A outra dúvida ficaria entre a C e a E, todavia, a letra E traz uma precisão com a terminologia ''civil'', ela foi precisa ao querer definir o significado do nome da polícia investigativa. O que nos resta é a letra C ( GABARITO), ela não quer trazer precisão, mas apenas trazer uma informação, qual seja: a finalidade do nascimento da polícia civil ( investigativa).
Obs: pode não ser a maneira certa de fazer a questão, mas cheguei ao seu gabarito assim.
Obs: acertei no dia da prova também, foi esse raciocínio que usei.
GAB LETRA C
-
carai biri din
-
"espiões europeus" é informação não precisa, pois não indica quais europeus, se eram portugueses, ingleses, horlandeses.....
-
C) GABARITO “Na época, uma das principais funções desta organização era se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações”;
Acho que o uso de "uma das principais funções" exclui qualquer precisão.
Além disso, toda o restante não é nada preciso:
Que época?
Que organização?
Espiões europeus? Mas são franceses, alemães?
Que embarcações?
-
eu entendi que finalidade histórica nada tem a ver com precisão.
-
Galera, a FGV é uma questão de enunciados. Tem que ler com calma. Força Guerreiros
-
a datação precisa: “A partir de então a Instituição Policial brasileira passou por seguidas reformulações nos anos de 1534, 1538, 1557, 1565, 1566, 1603, e, assim, sucessivamente
Po, qual é a precisão que existe em dizer "sucessivamente"... e olha que não tem razão/progressão matemática nenhuma entre as datas.
-
Antes de resolver questões de Português da FGV eu canto "Você é o espelho, que reflete a imagem do Senhor"
-
AMIGO NÃO É UMA QUESTÃO FÁCIL POIS 25%, SOMENTE, ACERTAM.
-
Segui o mesmo pensamento do Romulo Moraes.
Sucessivamente, mas sem precisão nessa sucessão.
-
Assinalei a D como uma das corretas mas errei, porém entendi na seguinte forma:
O examinador quer apenas informações precisas, que contenham dados precisos.
O que me chamou atenção logo de cara foi a expressão "na época...", qual época? O parágrafo já começa assim e sem nenhum dado anterior. Essa informação, de forma implícita, remete a época de 1500 mas o autor não foi preciso.
-
Quando depois da prova.... você vê a correção feita pelos "cursinhos".... e cada um com uma resposta diferente para mesma questão...... Eu penso... é.... mais uma vez a FGV !!!
-
Eu acho que tive sorte pois marquei sem convicção.
A questão pede a alternativa que não tenha preocupação com a precisão.
As alternativas A, B e D tratam de datas, mesmo que apenas em anos. Como estão séculos atrás, não precisa ter mais precisão como dias, horas, etc.
Sobraram as alternativas C e E. Achei a letra E com "preocupação terminológica" meio sem pé nem cabeça. A precisão com a "finalidade histórica" me pareceu mais lógica. Fiquei com a letra C.
Sei que não teve tecnicismo o raciocínio. Mas espero ter contribuído.
Fé na missão!
-
o maior problema é entender a questão.
-
Galera, analisei da seguinte forma:
“Na época, uma das principais funções desta organização era se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações”.
A presença do artigo indefinido "uma" é o caraterizador da imprecisão a que se referiu o comando da questão, levando-nos à conclusão que além da função de se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações, havia outras não mencionadas no período objeto da assertiva.
Observem que nas demais assertivas a característica preponderante é, de fato, a precisão, por meio de datas como nos casos das A, B e D, bem como por identificador cujo propósito era o de distinguir a Policia CIVIL das demais espécies de polícia então existentes (caso da assertiva E).
-
só sei que nada sei..
-
Fiquei na dúvida entre a letra C e a E.
Interpretei assim:
C) finalidade histórica - não mostra precisão.
E) preocupação terminológica - mostra precisão, terminologia é algo específico.
-
galera, fiz essa questão em casa em meio a um SIMULADO..
como estava contra o tempo, consegui responder a questão na correria..
ele pede: "outra preocupação que não a de precisão"
- fonte segura de informações
- datação precisa
- base informativa
- preocupação terminológica
todos esses termos direcionam a precisão
-
Enunciado: "O texto se preocupa com precisão.... E COM OUTRO BAGULHO AÍ TBM, TÁ LIGADO? ME FALA QUAL"
ossada...
-
Eu adoro ver as pessoas tentanto explicar o inexplicável: o gabarito da FGV
-
fui naquela que menos tinha informação
-
FGV e suas questões espíritas de Português...
-
Eu acertei pensando da seguinte forma. A, B e D mostram datas, não aproximadas, precisas e definidas. Então pra mim não poderia ser nenhuma das 3.
A letra C diz “uma das principais funções” se é uma das, então não está me dizendo com precisão quais são essas principais funções, já que as outras não foram mencionadas.
Já a letra E disse o motivo, aparentemente único, então considerei como preciso, da polícia ganhar outra denominação: a civil, para diferenciá-la das demais polícias e só por isso mesmo.
-
gabarito letra
c) a finalidade histórica: “Na época, uma das principais funções desta organização era se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações”;
Fui por eliminação, pois em todas as outras havia um termo específico - PRECISO.
NA C) não é dito sobre qual era a principal função, especificamente, mas uma entre outras.
Vejamos:
A) a fonte segura das informações: “A Instituição Policial brasileira, segundo documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro, data de 1530”;
B) a datação precisa: “A partir de então a Instituição Policial brasileira passou por seguidas reformulações nos anos de 1534, 1538, 1557, 1565, 1566, 1603, e, assim, sucessivamente”;
C) GABARITO;
D) a base informativa de credibilidade: “A pesquisa histórica revela que, no dia 20 de novembro de 1530, a Polícia brasileira iniciava as suas ações”;
E) a preocupação terminológica: “A polícia, então, também começou a ser chamada de Civil, como uma forma de diferenciá-la de outras formas de policiamento, por seu caráter investigativo”.
(Apresentou vários termos visando especificar o tipo de polícia.)
Espero ter ajudado !
Fé é Força! Deus honra nossos esforços!
-
Traduzindo a questão:
O autor do texto se preocupou muito com uma coisa: PRECISÃO DA INFORMAÇÃO.
Em qual alternativa ele NÃO se preocupou em passar informações precisas?
FIM.
-
Se o Gabarito saísse erradamente e letra "E", logo vários professores e alunos iriam encontrar boas justificativas, pois informar a função de organização também é uma precisão, mas todos sabem que a FGV sorteia a interpretação e ponto final.
-
fique entre duas e marque a errada. RAIVA
-
Gab C
“Na época, uma das principais funções desta organização era se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações”;
Uma das principais funções" exclui qualquer precisão.
-
Eu sinceramente não entendi. Fui de letra e.
-
Curso de Português (Gramática e Interpretação de Texto) focado especificamente para Concursos Públicos. Neste excelente curso você tem acesso a: - 24 videoaulas com teoria e exercícios - Lista de Exercícios Gabaritadas - Material Didático em PDF - Provas gabaritadas de concursos das principais bancas com os assuntos de Língua Portuguesa que mais caem em concursos. Fala, galera! Eu sou o professor Rodrigo Lima, sou Graduado, Mestre e Doutorando em Letras pela UFBA. Tenho 13 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa e Redação. Fui aprovado nos seguintes concursos/seleções: 2º Lugar - Concurso para Professor de LP Secretária de Educação da Bahia (2018) 25º lugar - Concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (2012-2013) 1º lugar - Seleção para professor Substituto da Universidade Federal da Bahia (2021) Com esse curso, quero compartilhar com vocês a minha experiência de aprovação em concursos. Vamos estudar Português juntos! Quero ver você colecionar aprovação!
https://go.hotmart.com/B68573338G?dp=1
-
pela segunda vez.... Errei a questão.
-
Eu acertei a questão e meu raciocínio foi da seguinte forma;
Estou fazendo um esforço enorme para ENTENDER o COMANDO DA QUESTÃO. Então vamos lá...
COMANDO: O texto acima mostra seguidamente a preocupação com a precisão informativa; a marca destacada que corresponde a uma outra preocupação, que não a de precisão, é:
O comando quer que marquemos a assertiva IMPRECISA.
A, B e D são PRECISAS por que trazem em si uma data/ano.
Fica-se para analisar de fato a C e E.
Na letra C):Como finalidade histórica: “Na época, uma das principais funções desta organização era se prevenir de espiões europeus e fiscalizar embarcações.
Como finalidade histórica está muito impreciso (Adj. Adverbial > Na época) Se pegarmos a frase sem o contexto verificamos que: que época foi essa? que organização foi essa?
Na letra E) Como a preocupação terminológica: “A polícia, então, também começou a ser chamada de Civil, como uma forma de diferenciá-la de outras formas de policiamento, por seu caráter investigativo”.
Como preocupação terminológica, dá a entender que a frase é bem precisa porque ele diz que a Polícia civil só leva esse nome devido ao seu caráter investigativo. O texto explica a terminologia da palavra CIVIL
Obs.: Se houver algum erro, me corrijam por favor! quero ajudar!
Gab.: C
-
Comentário do colega William de Freitas cavalcante é esclarecedor