-
C) Diante a intensificação das ações policiais, o 12º Batalhão de Polícia Militar conseguiu alcançar em 2021, até o dia de hoje, a impressionante marca de apenas 6 homicídios dolosos;
Somente nesta assertiva é colocada uma expressão de subjetividade de quem escreve, ou seja, usa um adjetivo para caracterizar o substantivo “marca”, assim, dando maior expressividade ao que se diz. Isso é uma marca de expressividade do redator.
Gabarito: C
-
✅ Letra C.
O termo destacado que marca uma interferência do redator da notícia no conteúdo veiculado no texto 3 é...
Eu entendi que a questão quer a alternativa com alguma marca/opinião do redator e aprendi assim com a professora Aline...
Adjetivo DEPOIS do substantivo -------------> Indica um fato, é o OBJETIVO.
Adjetivo ANTES do substantivo ---------------> Em geral, indica uma opinião, é o SUBJETIVO.
FÉ NA CAMINHADA!! ❤️✍
-
A questão pede o MODALIZADOR TEXTUAL.
E o que são MODALIZADORES TEXTUAIS? São elementos gramaticais ou lexicais por meio dos quais o autor manifesta determinadas atitudes e/ou posições em relação a um conteúdo e/ou tema específicos.
No caso em tela, a palavra "impressionante" denota expressão de subjetividade do redator.
Dica: diante de um texto seja um farejador de modalizadores textuais, certamente irá ajudar em algumas questões no dia da prova.
GAB: C
Consagre os teus planos ao Senhor.
-
Gabarito: Letra C.
O enunciado também poderia ser reescrito da seguinte forma: em qual trecho há uma impressão pessoal do redator?
É evidente no trecho "...impressionante marca de apenas 6 homicídios dolosos" a 'imparcialidade' sendo deixada de lado para expressar algo mais pessoalizado. O termo "impressionante", no caso em tela, seria um modalizador. Nas palavras da FGV: modalizadores se caracterizam por inserir opiniões do enunciador sobre o assunto tratado. (Retirado da questão Q599889). Pestana (2013) comenta que o adjetivo, por exemplo, pode desempenhar a função de modalizador, pois pode expressar uma opinião, um juízo de valor.
FGV cobrou questão semelhante recentemente:
(Q1854913/FGV/2021) Abaixo aparecem cinco manchetes jornalísticas de um jornal carioca; a única delas que mostra influência da visão do redator é:
A) Infecções pelo coronavírus disparam na Itália;
B) Aumenta número de cidades que dependem do INSS;
C) Temporal deixa 4 mortos no Rio;
D) Relatos de abuso sexual crescem no Brasil;
E) Congresso pode reduzir prazo de tramitação de MPs.
Gabarito: Alternativa A.
(Q448884/FGV/2014) Texto: Um banho quente de chuveiro elétrico de 15 minutos consome 135 litros de água. Um banho, por 5 minutos, fechando o registro para se ensaboar, consome apenas 45 litros.
O vocábulo abaixo do texto 4, que é classificado como modalizador por inserir uma opinião do enunciador sobre o assunto veiculado, é:
A) apenas;
B) consome;
C) quente;
D) elétrico;
E) ensaboar.
Gabarito: Letra A.
(Q1004497/FGV/2019) A redação de um texto de caráter científico requer impessoalidade. Assinale a opção em que, ao contrário, a frase mostra traços de pessoalidade.
A) Precisa-se urgente de doações de sangue.
B) Apresentaram-se bons músicos no show.
C) Alguém fez o registro da ocorrência.
D) Exige-se o uso de traje completo.
E) Assaltaram o banco da esquina.
Gabarito: Letra B.
__
Dica: não é regra geral, mas às vezes ajuda, tentar suprimir a expressão. Ex: [1] Consome apenas 45 litros -> [2] Consome 45 litros. Percebe-se que há "menos impressões" pessoais na segunda frase.
__
Equívocos, reportem.
-
Nesta questão a FGV queria a alternativa onde demonstrava opinião pessoal do autor.
-
O TERMO NAO ESTA DESTACADOOOOO
-
GABARITO C
Não era nem preciso recorrer à leitura do texto. A única alternativa na qual há interferência do redator (autor do texto) está na letra "C", pelo fato de expressar uma opinião pessoal. Repare que se a palavra impressionante, que confere realce, fosse retirada, não causaria prejuízo para a correção gramatical.
-
RESUMINDO:
- interferência do redator --> Mudança, Opnião própria, de quem escreve o texto.
Na alternativa C, o redator deixa sua opnião ao colocar "a impressionante marca de apenas 6 homicídios dolosos".
-
O famoso modalizador textual. É uma característica para identificar, por exemplo, os trechos argumentativos de um texto. O modalizador indica opinião, e uma opinião veiculada a um texto de notícia demonstra interferência no texto.
Gabarito: Letra C
-
Tão fácil que dá até medo de marcar.
-
https://www.colegiogeracao.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Reda%C3%A7%C3%A3o-Modalizadores-Discursivos.pdf
-
O único termo que extraído da oração que manteria a coerência do texto.
-
A LE LÊEEE ACERTEI UMA QUESTÃO DA FGV AHêeeeee
-
A questão exige interpretação textual e entendimento sobre linguagem pessoal e impessoal.
Uma das principais características dos textos jornalísticos é a sua imparcialidade/ impessoalidade, ou seja, o redator busca passar a informação da forma mais neutra e direta possível, não explicitando a sua opinião. Entretanto, atingir 100% de impessoalidade é impossível, uma vez que, por exemplo, uma escolha de palavras e de ordem da frase já constrói aquele texto sob as lentes do autor.
Um dos principais recursos para exprimir de forma mais indireta e discreta a sua opinião em um texto, é por meio de adjetivos e advérbios, que devem ser escolhidos cautelosamente a fim de passar a informação correta ao carcaterizarem seus respectivos termos. Desse modo, o uso do adjetivo “impressionante” exprime o pensamento do autor a respeito de algo, no caso, “marca”. Logo, essa é uma forma de deixar marcas autorais no texto jornalístico sem o uso de expressões como “eu acho”, “no meu ponto de vista” ou “acredito que”.
Assim, o gabarito é a letra C, sendo as outras alternativas palavras neutras e sem grau de parcialidade.
GABARITO: LETRA C
-
A "INTERFERÊNCIA" DO LOCUTOR SE DÁ QUANDO ELE EMITE UMA SUBJETIVIDADE DELE COM A "IMPRESSIONANTE......."
ELE INTEFERIU PRA MANIFESTAR A OPINIÃO / DEIXAR TRANSPARECÊ-LA
-
principais Modalizações
Modalizações Lógicas: expressam o sentido de possibilidade e certeza por meio de modalizadores como “é possível que”, “é impossível que”, “talvez” etc;
Modalizações Deônticas: expressam o sentido de uma necessidade ou obrigação por meio de modalizadores como “é preciso”, “faz-se necessário” etc e;
Modalizações Apreciativas: expressam o sentido de análise e julgamento por meio de modalizadores como “felizmente”, “infelizmente” dentre outros como o da questão ''IMPRESSIONANTE marca..."
GAB. C
DEUS NÃO NOS ABOANDONOU.
-
Curso de Português (Gramática e Interpretação de Texto) focado especificamente para Concursos Públicos. Neste excelente curso você tem acesso a: - 24 videoaulas com teoria e exercícios - Lista de Exercícios Gabaritadas - Material Didático em PDF - Provas gabaritadas de concursos das principais bancas com os assuntos de Língua Portuguesa que mais caem em concursos. Fala, galera! Eu sou o professor Rodrigo Lima, sou Graduado, Mestre e Doutorando em Letras pela UFBA. Tenho 13 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa e Redação. Fui aprovado nos seguintes concursos/seleções: 2º Lugar - Concurso para Professor de LP Secretária de Educação da Bahia (2018) 25º lugar - Concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (2012-2013) 1º lugar - Seleção para professor Substituto da Universidade Federal da Bahia (2021) Com esse curso, quero compartilhar com vocês a minha experiência de aprovação em concursos. Vamos estudar Português juntos! Quero ver você colecionar aprovação!
https://go.hotmart.com/B68573338G?dp=1
-
GABARITO: LETRA C
c) Diante a intensificação das ações policiais, o 12º Batalhão de Polícia Militar conseguiu alcançar em 2021, até o dia de hoje, a impressionante marca de apenas 6 homicídios dolosos; - CERTO
O adjetivo impressionante é um tanto quanto subjetivo. Geralmente os adjetivos que mostram uma intensidade são subjetivos. O como faríamos para deixar a alternativa mais neutra? Bastaríamos retirar o adjetivo. Vejam:
→ Diante a intensificação das ações policiais, o 12º Batalhão de Polícia Militar conseguiu alcançar em 2021, até o dia de hoje, a marca de apenas 6 homicídios dolosos.
Ainda assim, o advérbio "apenas" dá spoiler da opinião do redator. Portanto, gente, a letra C é o nosso gabarito. As demais alternativas apresentam mais objetividade.
FONTE: Professora Sthefanny Alcântara Tec Concursos