SóProvas


ID
5605396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com referência aos processos de desenvolvimento normal e psicopatológico de crianças e adolescentes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A. Medo de abandono, irritabilidade moderada e comportamentos de autolesão são observados em adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

    (sintomas não condizem com os critérios diagnósticos para TDAH)

    B. O desenvolvimento das funções executivas na adolescência pode ser modulado pelo ambiente e está relacionado à tomada de decisão e ao controle de pensamentos e ações. 

    (as funções executivas começam a se desenvolver na infância e atingem seu pleno progresso por volta dos 22 anos, bem como seu declínio nos anos posteriores. Sim, as funções executivas permitem você estabelecer, manter, supervisionar, corrigir e realizar ações. Essas função acabam sendo influenciadas pelo ambiente no qual o sujeito vive.) CORRETO!

    C. Os comportamentos disruptivos na adolescência, a qual constitui uma fase de mudanças biológicas no indivíduo, são justificados por razões maturacionais e pela mutação genética. (o contexto familiar e social também influencia esses comportamentos.)

    D. Devido à inexistência de relação entre nível socioeconômico e desempenho cognitivo, a pobreza no meio ou no fim da infância não afeta funções neurocognitivas.

    E. A adolescência é fator de risco pessoal e social para meninas com alto nível socioeconômico, o que exige planejamento de ações para a redução de danos no âmbito da saúde pública. (baixo nível socioeconômico)

    GAB B

  • A questão solicita conhecimentos sobre desenvolvimento normal e patológico na infância e adolescência.

    1. ERRADO

    Veja o que diz o DSM - V sobre o TDAH: “Em adolescentes e adultos, pode ser difícil diferenciar TDAH dos transtornos da personalidade borderline, narcisista e outros transtornos da personalidade. Todos estes tendem a compartilhar características de desorganização, intrusão social, desregulação emocional e desregulação cognitiva. O TDAH, porém, não é caracterizado por medo do abandono, autolesão, ambivalência extrema ou outras características de transtornos da personalidade. “ (PG. 65)

    1. CERTO

    As funções executivas estão relacionadas com a capacidade do cérebro em manter e trabalhar com informações, focar pensamentos e filtrar distrações. Essas habilidades dependem de três tipos de função do cérebro: memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. De acordo com o Center on Developing Child, “as crianças não nascem com essas habilidades –, elas nascem com o potencial para desenvolvê-las. A gama completa de capacidades continua a crescer e amadurecer durante os anos de adolescência e início da idade adulta. Para garantir que as crianças desenvolvam essas capacidades, é útil entender como a qualidade das interações e experiências que nossas comunidades oferecem para elas também fortalece ou enfraquece essas habilidades em desenvolvimento.”

    1. ERRADO

    Na adolescência acontecem diversas mudanças típicas dessa fase de desenvolvimento que não estão relacionadas a mutações genéticas, mas a questões das interações entre o processo maturacional e o ambiente pelo qual o adolescente está inserido. 

    1. ERRADO

    De acordo com Sbicigo et. al (2013), o nível socioeconômico pode afetar o desenvolvimento neuropsicológico, independentemente do nível alcançado posteriormente na vida. Tal aspecto tem sido objeto de estudo de pesquisadores, que ainda não encontraram clareza quanto  aos mecanismos envolvidos nos efeitos do nível socioeconômico sobre o funcionamento executivo; entretanto, evidências sugerem envolvimento de fatores pré-natais (ex.: estresse, uso de drogas durante a gestação), nutrição, cuidado parental, estresse, tipo e qualidade da estimulação cognitiva no ambiente familiar, entre outros.

    1. ERRADO

    Não há estudos que afirmem que meninas são mais afetadas do que meninos.

    Gabarito da professora: LETRA B

    Fontes:

    DSM-V

    Sbicigo, Juliana Burges, Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier, Dell'Aglio, Débora Dalbosco, & Salles, Jerusa Fumagalli de. (2013). Nível socioeconômico e funções executivas em crianças/ adolescentes: revisão sistemática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 65(1), 51-69.