A questão solicita conhecimentos acerca da abordagem cognitivo-comportamental na clínica com crianças e adolescentes.
A banca apresenta alguns conceitos importantes que são vistos na clínica com abordagem TCC.
- ERRADO
O vínculo terapêutico é essencial para qualquer faixa etária e em qualquer abordagem escolhida pelo profissional. Como fluir em terapia se não há formação de vínculo entre terapeuta e paciente?
- ERRADO
O recurso mais útil para a criança será aquele que mais se enquadra no seu quadro específico, na abordagem do psicólogo e na própria personalidade da criança. Não há possibilidade de escolher melhor técnica terapêutica dissociada do caso estudado.
- ERRADO
O método (ou questionamento) socrático consiste em uma técnica da TCC bastante utilizada para modificação de cognições disfuncionais. O terapeuta busca a redução das disfunções a partir da interpretação de eventos e atribuição de significados. O impacto emocional torna-se necessário para que a modificação desses comportamentos possa ser estabelecida. Pode ser aplicada tanto em crianças quanto em adultos.
- ERRADO
Parassonias são transtornos comportamentais que ocorrem durante o início do sono, durante o sono ou o despertar. Esses são transtornos mais comuns em adultos. Em crianças, as causas mais comuns de busca de psicoterapia estão relacionadas ao desenvolvimento da aprendizagem.
- CERTO
A conceituação de caso ou formulação de caso, é essencial na TCC. Define-se como a descrição dos problemas apresentados e o profissional utiliza da teoria conhecida para realizar as interpretações condizentes com a fala do paciente, em busca das causas e fatores mantenedores, bem como para informar as possíveis intervenções.
Gabarito da professora: LETRA E