SóProvas


ID
5605891
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Agora responda a questão a respeito das nas Vanguardas Europeias no Brasil. 


Vanguardas Europeias

   

    As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. E que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental. Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

    “Vanguarda” é o nome dado às tropas militares que vão à frente em um exército, àqueles que são os primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa “pioneirismo”, justamente o que esses artistas representaram.

    Cada uma das vanguardas tem especificidade se desenvolveu-se como um movimento próprio, cujo eixo em comum era a renovação estética, que repudiava o gosto e a cultura que dominavam a arte até então. Outra coisa que tinham em comum era o estreitamento entre as diversas formas de arte – escritores, escultores, pintores, músicos, arquitetos e poetas conviveram e produziram em conjunto nos movimentos de vanguarda, que têm, cada um, suas peculiaridades. Foi a época dos “ismos”, em que cada tendência estética buscou uma nova forma de expressão. A literatura e as artes plásticas brasileiras sofreram grande influência nas Vanguardas Europeias.

Fonte/referência: Vanguardas Europeias. 2021. Disponível em:

<https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm>.

Acesso em 05 ago. 2021. Fonte/referência: AIDAR, Laura .Vanguardas Europeias.

2021. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/vanguardas-europeias/.

Acesso em 05 ago. 2021. 

Observe um trecho do poema de Mário de Andrade:


Ode ao burguês

“Eu insulto o burguês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem-feita de São Paulo! O homem-curva! o homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”


O escritor Mário de Andrade apresenta forte referência de uma Vanguarda Europeia. Assinale a alternativa que apresenta a vanguarda no poema:

Alternativas