SóProvas



Questões de História, Estética e Crítica das Artes Visuais


ID
1409635
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1409650
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Como movimento da Arte Moderna, NÃO se pode afirmar quanto ao Minimalismo:

Alternativas
Comentários
  • Prezados amigos(as) estudantes. Cabe recurso nessa questão.


ID
1409653
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Para a arte conceitual, vanguarda surgida na EuropaenosEstadosUnidosnofimdadécadade1960e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem preponderância de ideias e conceitos em relação à aparência da obra.

Diante disso, pode-se considerar:

I. O termo arte conceitual é usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades do Grupo Fluxus, grupo constituído por artistas de diversas nacionalidades e forte atuação politica.

II. A arte conceitual é caracterizada pela crítica às instituições, pela efemeridade dos meios e pela precariedade dos materiais utilizados e que caracterizam a arte conceitual.

III. O mais importante para a arte conceitual são as ideias; a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. A arte deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada, e passa a ser considerada como ideia e pensamento.

IV.  O brasileiro Cildo Meireles, que participou da exposição Information, realizada no The Museum of Modern Art - MoMA [Museu de Arte Moderna] de Nova York, em 1970, considerada como um dos marcos da arte conceitual, realizou a série Inserções em Circuitos Ideológicos, onde o artista se serviu de garrafas de Coca-cola e sistemas de circulação de notas de dinheiro, para difundir anonimamente mensagens políticas durante o período da Ditadura Militar.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1409665
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre os novos rumos das Artes Visuais no currículo do Ensino Básico. O contexto contemporâneo com suas inovações e as transformações das artes visuais tem exigido uma nova postura na educação, que acompanhe as necessidades vigentes e que abra novos espaços de aprendizagens e reflexões, sem deixar de lado os grandes ícones locais. Assim, demonstrando conhecimento sobre os artistas locais e suas respectivas obras, temos como ERRADA a alternativa:

Alternativas

ID
1409668
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Ainda, sobre as artes visuais locais, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1409671
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1409674
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • é como dizem: tem o certo, o errado e tem a Cespe.


ID
1471837
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“A pintura e a escultura obedeciam a padrões rígidos de representação da figura humana. Em muitos quilômetros de desenhos e entalhes em pedra, a forma humana é representada em visão frontal, do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. Nas pinturas em paredes, a superfície é dividida em painéis horizontais separados por linhas. A figura despojada, de ombros largos e quadris estreitos, usando adorno na cabeça e tanga, posa rigidamente com os braços para os lados e uma perna adiante da outra. O tamanho da figura indica sua posição social.”

                                                                                                (STRICKLAND, C. Arte Comentada, 1999, p. 09)

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA que indica o período referenciado.

Alternativas

ID
1471849
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Termo cunhado pelo crítico inglês Lawrence Alloway, a Pop Arte foi um movimento que floresceu do final da década de 50 ao início da década de 70, principalmente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, baseando-se no imaginário do consumismo e da cultura popular. Em relação à Pop Arte, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) As colagens e combinações de Rauschenberg, com garrafas de Coca-Cola, pássaros empalhados e fotografias de revistas e jornais, abriram para os artistas da época um novo campo de temas.
( ) O movimento glorificava o mundo moderno - máquinas, velocidade, violência - numa série de exuberantes manifestos.
( ) Nos Estados Unidos a Arte Pop foi vista a princípio como uma reação ao Expressionismo Abstrato, pois seus praticantes introduziam novamente no repertório plástico imagens figurativas e técnicas de representação quase fotográficas.
( ) É um estilo que expressa uma preocupação com o equilíbrio e, acima de tudo, com a totalidade.
( ) Os artistas Pop foram qualificados como neodadaístas por fazerem uso de temas banais (HQ, latas de sopa, sinais de trânsito) que tinham alguma afinidade com os ready-mades de Duchamp.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1471855
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Gigantesca e fragmentada, enigmática e sugestiva, “Spider” (1997) pertence a uma série de obras em que figuram aranhas que propõe uma concepção radical da escultura como arquitetura, cujas raízes são eminentemente barrocas. Sobre qual artista o texto está falando?

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A famosa aranha gigante pertence à Louise Bourgeois. A escultura é um “autorretrato” da infância da artista, de seus traumas e a relação com a mãe, a quem considerava sua melhor amiga e alguém que a protegeu de diversas formas. GABARITO: LETRA B.


ID
1471861
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Julian Bell, em “Uma nova história da arte”, alguns dos programas artísticos de ponta, a partir do início da década de 1880, definiram o surgimento do modernismo. Relacione-os às suas características e assinale a sequência CORRETA:

1 - O Idealismo
2 - O Realismo
3 - O Impressionismo
4 - O Esteticismo
5 - O Romantismole a sequência

( ) Buscava ordem e razão por trás das aparências (a tradição associada com a arte linear de Ingres).
( ) Interessado em apanhar a visão em pleno voo, no próprio processo pelo qual ela ocorre (Monet).
( ) Tratava a beleza como o objetivo único da arte (Burne- Jones).
( ) Preocupado com a matéria, a experiência física, e, por extensão, com os interesses políticos das classes trabalhadoras (Courbet).
( ) A urgência espiritual sem objeto de Delacroix, em 1880, uma causa claramente marginalizada.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1471864
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Relacione os seguintes gêneros de pintura a alguns de seus subgêneros correspondentes.

1 - Cenas Históricas             a) Marinas, Panorama, Casarios
2 - Retrato                           b) Vanitas, Florais
3 - Paisagem                        c) Autorretrato, Nu
4 - Natureza Morta              d) Pintura religiosa, Pintura de cenas mitológicas, Alegorias

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1471867
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Relacione os seguintes artistas com as respectivas características de suas obras.

1 - Rosângela Rennó
2 - Sebastião Salgado
3 - Robert Frank
4 - Diane Arbus

( ) Cria situações de ficção e manipula a fotografia após a produção, construindo imagens em que se destacam vazios, palavras, grafias, gestos, apropriações e encenações. Outra característica de suas imagens, é que as palavras funcionam não só como verbo, mas também como elementos visuais importantes na composição.
( ) Procura fazer as pessoas refletirem sobre a situação econômica do local retratado, seja por meio do choque, ou seja, por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Uma vez questionado em uma de suas exposições, disse: “Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair”.
( ) O meio expressivo usado em seus trabalhos é, quase sempre, a fotografia, embora se valha, por várias vezes, de texto ou vídeo. Raramente, porém, fotografa. Trabalha com fotografias obtidas em arquivos públicos e privados, como as imagens de presos do extinto Departamento de Medicina e Criminologia, pertencentes ao Museu Penitenciário.
( ) Mesmo quando fotografa pessoas aparentemente normais, transforma-as em seres estranhos e incomuns, como se fosse capaz de revelar características absurdamente íntimas de seus modelos. Suas composições não seguem regras aparentes, são imagens diretas e simples.

A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1471870
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A partir da obra “A Primeira Missa no Brasil” (1860), do artista catarinense Victor Meirelles de Lima, a Professora. Dra. Teresinha Franz, desenvolveu um instrumento de análise para compreensão crítica da arte. Nesse instrumento, ela relaciona diferentes níveis de compreensão (ingênuo, principiante, aprendiz e especialista) com variados âmbitos de compreensão (histórico/antropológico, estético/artístico, biográfico, crítico social e pedagógico).

Segundo essa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1471876
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Ungido por um talento ímpar, assinou seu nome na história do Brasil através de uma vasta obra pictória, marcada por uma centena de quadros históricos, retratos e panoramas. Começa a trilhar sua carreira de glórias ainda na primeira metade do século XIX, em um momento no qual se vive no país a euforia do Neoclássico, por conta da influência da escola francesa, que mudava os rumos da pintura mundial. Se, antes disso, o que se fazia tinha um caráter colonial, simplório e sem influência universal, as tintas neoclássicas deram forma e personalidade às artes plásticas nacionais, em uma ação que mudou definitivamente conceitos seculares e a imagem brasileira no cenário artístico internacional. Teve a primeira pintura brasileira a figurar no Salão de Paris, em 1861.

Assinale a alternativa CORRETA que indica a que Artista se refere o texto acima.

Alternativas

ID
1471882
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Movimento nas artes plásticas e na literatura que se originou na França e floresceu ao longo das décadas de 20 e 30, caracterizando-se pela grande importância que conferia ao bizarro, ao incongruente e ao irracional”. Em relação ao SURREALISMO, podemos distinguir três abordagens contrastantes.

Analise as afirmações abaixo e verifique sua veracidade.

I. Alguns artistas como Ernst, Masson, e Miró, cultivaram uma série de técnicas espontâneas, como a frotagem, em uma tentativa de eliminar o controle consciente.
II. Os pintores Boccioni, Carrà e Russolo manifestaram publicamente sua adesão ao movimento, lançando um manifesto técnico da pintura.
III. Nas construções e assemblages surrealistas, bem como em algumas pinturas, a justaposição inesperada e surpreendente de objetos desconexos era empregada para criar um sentimento não de irrealidade, mas de uma realidade fantástica, porém convincente, situada fora da vida de todos os dias.
IV. Dalí, Magritte e outros pintavam em um estilo escrupulosamente detalhado, para revestir de realidade alucinatória, cenas que não fazem sentido do ponto de vista racional.
V. O desejo de fidelidade à natureza expressava-se na observação detalhada da flora etc. e no uso de uma técnica clara, brilhante e nítida.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas

ID
1471894
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Artista brasileiro que, em 1954, integrou o Grupo Frente, ao lado de Ivan Serpa, Lygia Clark, entre outros. Desenvolveu, a partir de 1964, os “Objetos Cinéticos”, um desdobramento dos cinecromáticos, mostrando o mecanismo interno de funcionamento e suprimindo a projeção de luz. O rigor matemático é uma constante em sua obra, atuando como importante recurso de ordenação do espaço.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta aquele que é considerado, internacionalmente, um dos pioneiros da arte cinética.

Alternativas

ID
1471903
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Em relação ao campo de estudos das pedagogias da cultura visual, segundo Fernando Hernández, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1471906
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Belidson Dias, nos últimos 15 anos, nas academias norte-americana e europeia, muitos pesquisadores vêm tentando compreender, valorar e conceber a produção em arte como uma modalidade de pesquisa acadêmica. Isso gerou metodologias e pesquisa atualmente reconhecidas; entre elas está a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). Nesse contexto, destaca-se a A/r/tografia que é uma prática de PEBA e uma pedagogia instituída no Canadá e que vem sendo divulgada no Brasil.

Sobre a ar/t/ografia assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1471909
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Seja para demarcar um território, criticar o sistema, expressar ideias e sentimentos ou mostrar o nome ao mundo, a arte urbana mantém a ideia de passar uma mensagem adiante. O grafite, principal vertente desse tipo de arte, passou por várias mutações desde que surgiu e hoje tem sua estética adotada por setores antes combatidos na sua própria ideologia”.

(SILVA, H., NETTO, D. G. R., RODRIGUES, C. “Galeria Urbana: O Uso da Rua Como Suporte Artístico e a Incorporação da Estética do Graffiti como Item de Consumo e Obra de Arte”. Disponível em: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta artistas importantes da técnica do graffiti.

Alternativas

ID
1472002
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Nas primeiras expedições enviadas à América não era comum a presença de artistas. Porém, em carta a Luiz XIV em 1678, João Maurício de Nassau, afirmou ter a sua disposição seis artistas no Brasil. Sobre a estada desses artistas aqui é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1472029
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Considerando as concepções da arte contemporânea produzida com as novas tecnologias, avalie as afirmativas a seguir:

1- A arte contemporânea que utiliza as tecnologias é uma arte da interação, da participação, da partilha, que privilegia estados emergentes, de vir-a-ser, em lugar de produtos acabados.
2- Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.
3- O ciberespaço propõe uma questão atual: o fim das verdades absolutas e proporciona a idéia de arte como: fluxo, transformações no tempo, dissipações, regenerações, desordens, reordenações.
4- Na cibercultura, o meio científico está realizando investigações que exploram o computador como um sistema em suas possibilidades de ampliar o campo perceptivo, enquanto o meio artístico se limita a utilizar o computador para guardar informações.

O correto está em:

Alternativas

ID
1475842
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O pintor considerado importante por retratar o ‘caipira paulista’ é:

Alternativas

ID
1475845
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O pintor que se preocupou em registrar o povo brasileiro, apesar de buscar contato com a arte moderna europeia, foi:

Alternativas
Comentários
  • Questão com duas respostas que podem ser consideradas certas, pois tanto Cândido Portinari quanto Di Cavalcanti retratavam o povo e costumes brasileiros em suas pinturas. E, ambos bebiam em fontes dos artistas expressinistas  europeus.

  • Portinari não possui aproximação com o cubismo... Cabe recurso


ID
1475866
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A arte pós-moderna é definida por alguns pesquisadores como uma arte que surgiu, e prevalece, devido ao capitalismo contemporâneo, que se estabeleceu após a queda do Muro de Berlim, embora muitos críticos e artistas evitem usar esse termo. Sobre as manifestações artísticas desse período, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1564711
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A proximidade da indústria com as artes visuais pode ser percebida nas tendências da arte moderna do século XX com:

Alternativas
Comentários
  • não

  • não


ID
2182798
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Reconhecer a Arte como área de conhecimento autêntico e autônomo, respeitando o contexto sociocultural em que está inserida é um dos objetivos do ensino dessa disciplina. Sobre os outros objetivos que constam da Proposta Curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os alunos devem experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em Arte (artes visuais, dança, música, teatro), de modo que os utilizem nos trabalhos pessoais, identifiquem-nos e interpretem-nos na apreciação e contextualizem-nos culturalmente.
II. O aluno deve observar as relações entre a Arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
III. O aluno deve ser capaz de pesquisar e saber organizar informações sobre Arte, em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182828
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

As transformações da sociedade em geral exigem que saibamos discernir e compreender os elementos estéticos que circundam nossas atividades sociais, educacionais e culturais. Sobre o ensino de análise e crítica de obras de artes visuais, abordado pelo Centro de Referência Virtual do Professor, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O exercício de julgamento e análise crítica, aliado ao pensamento artístico no que diz respeito às produções visuais, se torna essencial no contexto escolar.
II. Se o aluno puder ampliar seu universo de valores e sentidos, ele certamente terá mais elementos que lhe permitirão perceber, agir e pensar de forma diferenciada, auxiliando-o em suas produções artísticas no contexto escolar.
III. As expressões visuais caracterizam-se por representações somente coletivas, permitindo a interlocução com outros. Assim, a compreensão objetiva de seus aspectos formais (cores, texturas, linhas, volumes) e de sua estrutura expressiva extrapola o simples figurativo.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182834
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

As imagens apresentadas numa obra artística, ou mesmo em um anúncio publicitário, certamente são elaboradas a partir da combinação de alguns elementos que faz constituir uma substância básica daquilo que vemos. A respeito do ensino das relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2248183
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

No período arcaico nota‐se a influência do Egito nas obras produzidas pelos escultores gregos. A escultura desse período representava figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas, apresentando a simetria natural do corpo humano. Este tipo de escultura é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Na Grécia, os artistas não estavam submetidos a convenções rígidas, pois as estátuas não tinham uma função religiosa, como no Egito. Desse modo a escultura grega pôde evoluir livremente. Assim, o escultor grego começou a não se satisfazer mais com a postura rígida e forçada do Kouros. Graça Proença.

  • As primeiras esculturas gregas eram rígidas. AS esculturas masculinas desnudas eram chamadas de Kouros, que significa “homem jovem”. Os olhos ainda lembram bastante os egípcios, não são nada naturais e mesmo os músculos e ossos, observe os joelhos. Existe uma simetria perfeita e equilibrada entre os dois lados do corpo. E a forma de construir o cabelo também é característica.

    http://arquiesculturagrega.blogspot.com.br/2012/07/kouros.html 

  • Como vim parar aqui?


ID
2248195
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A Vênus de Willendorf, escultura em pedra datada aproximadamente 24 mil anos atrás, foi encontrada em 1908. A escultura representa uma figura feminina com seios volumosos e ventre saltado. A Vênus de Willendorf foi encontrada em

Alternativas

ID
2248198
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A pintura gótica desenvolveu‐se nos séculos XIII e XIV e início do século XV, quando começou a ganhar novas características que anunciavam o Renascimento. Um dos mais importantes pintores do final do século XIII e início do século XIV, autor da obra “A lamentação” (1303‐1305) foi o florentino:

Alternativas
Comentários
  • A obra pertence ao pintor Giotto di Bondone, no qual sua característica principal é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que foi cada vez mais se firmando até o Renascimento. GABARITO: LETRA D.


ID
2248201
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Graças à arqueologia, a arte produzida pelo homem pré‐histórico pode ser conhecida e analisada. Em relação à arte pré‐histórica, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2248204
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Egito nos deixou uma riquíssima produção cultural, destacando o aspecto religioso que tudo orientava. Durante o reinado de Ramsés II, no século XIII a. C., foram construídos dois templos, dedicados à deusa Hator, como forma de demonstrar todo poder político do faraó, com estátuas gigantescas e imensas colunas comemorativas de suas conquistas. Os templos construídos durante o reinado de Ramsés II foram

Alternativas

ID
2248207
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Em 1989 o arquiteto chinês Ieoh Ming Pei construiu na entrada do Museu do Louvre a Pirâmide do Louvre, que hoje faz parte do patrimônio cultural da França. São características da Pirâmide do Louvre construída em

Alternativas

ID
2248213
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Os conteúdos relativos às culturas negra, afro‐brasileira e indígena brasileira devem ser trabalhadas com os alunos sem cair no estereótipo, ou seja, de modo a valorizar essas culturas.” Considerando esta afirmativa, podem ser adotadas práticas como:

Alternativas

ID
2248219
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O movimento muralista mexicano, ocorrido logo após a Revolução Mexicana em 1910, até hoje é considerado a grande mobilização social da América Latina no século XX, que possibilitou uma arte pública e coletiva. Os três grandes pintores da Revolução que utilizaram a pintura “muralistas” para pintar mensagens de luta à população, foram:

Alternativas
Comentários
  • Clemente Orozco; David Siqueiros; e, Diego Rivera.


ID
2248222
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os quadros impressionistas apresentavam:

Alternativas

ID
2248231
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O quadro “Bananal”, pintado no ano de 1927, retrata a paisagem tropical e a população negra no Brasil. Este quadro foi pintado pelo artista lituano:

Alternativas
Comentários
  • Acertei usando do pensamento de que se ele era Lituano, então certamente não teria um nome português.
  • Gabarito A

    Lasar Segall.


ID
2248234
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Em 2012, as bonecas ritxòkò foram registradas como bens culturais imateriais pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional. As bonecas ritxòkò são produzidas pelas mulheres do grupo indígena:

Alternativas
Comentários
  • Letra A : 

    Ritxòkò, a boneca de barro Karajá

    Patrimônio imaterial brasileiro, a boneca Ritxòkò (bonecas de cerâmica no dialeto feminino iný) simboliza a identidade cultural do povo indígena Karajá. Ao representar cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, as Ritxòkò ocupam papel fundamental na educação das crianças e na preservação da milenar cultura Karajá.

    Fonte:https://www.xapuri.info/cultura/ritxoko-a-boneca-de-barro-karaja/


ID
2248237
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

No texto “Segredos da África”, o ator e diretor de teatro africano, nascido em Mali, Sotigui Kouyaté, conta algumas histórias de seu povo e fala sobre a importância de homens e mulheres que são “guardiões da tradição e da cultura africana”, que transmitem essa cultura por meio de histórias passadas de geração para geração. A esses guardiões é dado o nome de:

Alternativas

ID
2248243
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Experiências no campo da expressividade dos movimentos, das relações entre arte e vida, e a exploração de possibilidades de criar linguagens cênicas que dialoguem entre si são características de uma arte híbrida.” São coreógrafos e dançarinos que contribuíram com suas pesquisas tanto para a dança quanto para o teatro contemporâneo e influenciaram a linguagem do teatro‐dança:

Alternativas

ID
2248246
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A orquestra sinfônica é um conjunto de instrumentos musicais que executa, principalmente, peças do repertório erudito da música. Esse conjunto de instrumentistas pode ser dividido em três grandes grupos pelo tipo de instrumentos que tocam: cordas, sopros e percussão. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do grupo a que pertencem os seguintes instrumentos, respectivamente: contrabaixo, fagote, violino, oboé e tímpano.

Alternativas

ID
2294773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Ceará possui um artesanato rico e diversificado confeccionado com materiais encontrados na região. Assinale a opção em que é apresentada a principal produção artesanal desse estado.

Alternativas
Comentários
  • Também chamada rena da terra, renda do Norte ou renda do Ceará.

    Bilros são "bastões" de madeiras onde se enrola as linhas numas das extremidades para execução do trabalho artesanal, seguindo os passos de um molde ou gabarito, no qual está o desenho a ser realizado.


ID
2294776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A arte moderna do Ceará destacou-se no cenário nacional na década de 1940. A Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), entidade que marcou esse movimento, funcionou até o ano de 1958. Assinale a opção em que é apresentado o nome de um dos fundadores dessa sociedade.

Alternativas

ID
2294779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Inimá de Paula, um grande pintor brasileiro, participou de importantes movimentos e instituições artísticas, não somente no Ceará, mas também na Região Sudeste. Sua pintura tem características bem definidas, com pinceladas fartas e generosas, o que denota a marcante sensibilidade tropical do artista no uso da cor. Sua obra define-se, também, pela predominância da paisagem, especificamente a urbana. Assinale a opção em que se apresenta a corrente artística à qual está associada a obra de Inimá de Paula.

Alternativas
Comentários
  • A pintura de Inimá de Paula é marcada pelas cores fortes e vibrantes, que o aproximam do Fauvismo. O fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão de pintura, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores. GABARITO: LETRA D.


ID
2294785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentado o nome do diretor de Terra em transe, grande obra cinematográfica.

Alternativas
Comentários
  • Terra em Transe é um filme brasileiro de 1967, do gênero drama, roteirizado e dirigido por Glauber Rocha . O filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. GABARITO: LETRA E.


ID
2294794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em vários aspectos, como a dança, música, religião, culinária, o idioma. Assinale a opção em que é apresentada a identificação do estado onde essa influência foi exercida de forma marcante.

Alternativas

ID
2294800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um importante sítio arqueológico com obras pintadas e gravadas nas grutas da região. Assinale a opção em que é apresentada a identificação do estado onde se situa esse sítio arqueológico.

Alternativas
Comentários
  • Pareceu questão de geografia.

ID
2294812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Barroco, considerado o primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita, tem como uma de suas maiores expressões Antônio Francisco Lisboa, que mesclava vários estilos do Barroco na decoração de igrejas e em suas esculturas, utilizando, principalmente, a pedra-sabão como matéria-prima nos seus trabalhos. Assinale a opção em que se apresenta o apelido desse artista.

Alternativas
Comentários
  • A

     

  • http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/conheca-um-pouco-da-historia-de-mestre-aleijadinho.html


ID
2294839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O artista brasileiro Arthur Omar, que utiliza várias linguagens e mídias, como cinema, vídeo, fotografia, instalações, música, poesia, desenho, além de ensaios e reflexões teóricas sobre a natureza da imagem e o processo de criação, criou novas maneiras de pensar e de utilizar linguagens e técnicas. A obra de artistas contemporâneos, como a de Arthur Omar, poderia ser normalmente contemplada na

Alternativas
Comentários
  • http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa11862/arthur-omar

  • Apresenta na 24ª Bienal Internacional de São Paulo o conjunto de fotografias Antropologia da Face Gloriosa, painel com 99 imagens em preto-e-branco, desenvolvido pelo artista em 20 anos. Algumas dessas imagens são retrabalhadas na série colorida A Pele Mecânica, 2003. Omar recebe prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, pelas exposições O Esplendor dos Contrários e Fracções de Luz, ocorridas em 2001. Publica os livros de fotografias Antropologia da Face Gloriosa, 1998, O Zen e a Arte Gloriosa da Fotografia, 1999, e O Esplendor dos Contrários, 2002.


ID
2294848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Texto para a questão abaixo.

A revolução dos beatos, de Dias Gomes, tem sua ação desenvolvida em Juazeiro do Norte, Ceará, no ano de 1920. A trama destaca a influência religiosa exercida por uma personagem histórica — Padre Cícero Romão Batista — e a manipulação do fanatismo religioso para fins políticos. Ao reformular conceitos históricos que evidenciam ações unilaterais que permitem toda forma de opressão, a trama realiza reivindicações de alto valor social. A verdade do autor, ou o seu ponto de vista, pode ser considerada como denúncia e crítica elaboradas de forma consciente.

Internet: J. Machado. Teatro: por uma consciência de classe (com adaptações).

A obra de Dias Gomes

Alternativas
Comentários
  • Criador de uma das mais representativas obras do teatro brasileiro moderno, Dias Gomes desempenha papel fundamental na consolidação da nova dramaturgia brasileira, iniciada a partir dos anos 1950 com as peças do dramaturgo  e as experiências do Teatro de Arena em São Paulo.

  • Gabarito C

    Destaca o valor do teatro no âmbito sócio-político-cultural e o seu potencial reivindicatório.


ID
2294851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Texto para a questão abaixo.

A revolução dos beatos, de Dias Gomes, tem sua ação desenvolvida em Juazeiro do Norte, Ceará, no ano de 1920. A trama destaca a influência religiosa exercida por uma personagem histórica — Padre Cícero Romão Batista — e a manipulação do fanatismo religioso para fins políticos. Ao reformular conceitos históricos que evidenciam ações unilaterais que permitem toda forma de opressão, a trama realiza reivindicações de alto valor social. A verdade do autor, ou o seu ponto de vista, pode ser considerada como denúncia e crítica elaboradas de forma consciente.

Internet: J. Machado. Teatro: por uma consciência de classe (com adaptações).


A revolução dos beatos, de Dias Gomes, é inspirada

Alternativas
Comentários
  • Dias Gomes\ Caracaterísticas: teor popular, naturalismo e problemática social

  • Gabarito E

    Em fontes populares, tal qual Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo.


ID
2294905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Manifesto Surrealista, de André Breton, anunciou o Surrealismo como um movimento preponderantemente

Alternativas
Comentários
  •  o surrealismo impunha o chamado automatismo psíquico, "estado puro, mediante o qual se propunha transmitir verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio o funcionamento do pensamento; ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral".

  • LETRA E

    SURREALISMO FOI UM MOVIMENTO ARTISTICO E LITERARIO DE ORIGEM FRANCESA,CARACTERIZADA PELA EXPRESSÃO DO PENSAMENTO DE MANEIRA ESPOTANEA E AUTOMATICA,REGRADA APENAS PELOS IMPULSOS DO SUBCONSCIENTE,DESPREZANDO A LOGICA E RENEGANDO OS PADRÕES ESTABELECIDAS DE ORDEM MORAL E SOCIAL.


ID
2294908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O uso de cores fortes e puras, o exagero do desenho e a liberdade de expressão caracterizam mais especificamente o movimento

Alternativas
Comentários

  • Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura e teve sua origem na França no início do século XX. Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907.

    A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.

    É notório, nesse sentido, a influência impressionista, segundo a qual a cor esta associada à luz.



ID
2657545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.


Quando inserido na comunidade, o grafite, forma espontânea de arte de rua, pode agir como um estímulo visual que promova a identidade, o bem-estar e a reflexão.

Alternativas

ID
2657548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.


O termo cultura visual é empregado em referência às visitas a museus, teatros e galerias de arte.

Alternativas
Comentários
  • A cultura visual é o processo visual de entendimento do mundo, enfocando a cultura que se apoia em imagens. Não se vai ao teatro para apreciar/entender imagens, mas sim, a dramaturgia.

  • Restringiu a Cultura Visual. Ela vai alem, popularizada.

  • Parece bem mais um serviço do que um produto.


ID
3224449
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, no que diz respeito à Arte e Educação, analise os critérios abaixo e, diante de cada um, escreva V, se for Verdadeiro, e F, se for Falso:


( ) A arte é disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases 9.394, no Artigo 26: “§ 2º “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.” (BRASIL, 1996).

( ) Em seus objetivos gerais, o ensino da arte articula ações que oportunizam aos alunos se reconhecerem como seres humanos em sua integridade; que possam conhecer e vivenciar arte não apenas no fazer artístico, mas dando ênfase à reflexão sobre o produto artístico, fazer arte e pensar sobre ela. No fazer artístico, o aluno pode se apropriar de diferentes meios como leitura, produção, observação, interpretação e análise sobre a produção contemporânea, podendo compreender a relação da arte com a vida, sendo capaz de desenvolver a capacidade de analisar criticamente.

( ) O ensino da arte, aqui apresentado, defende as quatro linguagens da arte, em que profissionais com diferentes formações - Artes Visuais, Dança, Música e Teatro - podem atuar em suas áreas de habilitação específica, fazendo com que essas linguagens dialoguem entre si.

( ) O professor de Arte, para uma prática pedagógica efetiva, deve ser um profissional aberto a novos conhecimentos, que busca atualizações, zela pela pesquisa e valoriza a produção do aluno. Para tanto, o desenho geométrico, o canto coral e a produção artística para datas festivas deve ser uma premissa no currículo do professor de Artes.

( ) O ensino de Arte deve considerar, ainda, a diversidade e a pluralidade cultural, considerando classe social, raça, etnia, gênero, religião, opção sexual, bem como a educação especial para alunos portadores de necessidades educacionais especiais. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas

ID
3224458
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, ou seja, as linguagens artísticas com seus respectivos artistas e/ou educadores:

Primeira coluna:

1- Artes Visuais.

2- Dança.

3- Música.

4- Teatro.


Segunda coluna:

( ) Isadora Duncan, Rudolf Von Laban, Pina Bausch.

( ) Maria Celeste Martins, Rosa Iavelberg, Fayga Ostrower.

( ) Raymond Murray Schafer, Carl Orff, Heitor Villa-Lobos.

( ) Analice Dutra Pillar, Beatriz Milhazes, Nuno Ramos.

( ) Augusto Boal, Olga Reverbel, Viola Spolin.


Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

Alternativas

ID
3224479
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise os itens abaixo e identifique os que competem e se relacionam com as possibilidades metodológicas para o Terceiro, Quarto e Quinto anos do ensino fundamental na linguagem das artes visuais. Diante de cada um, escreva V, se for Verdadeiro, e F, se for Falso:


( ) ao aluno, possibilitar que, ao observar obras de arte, compreenda a estrutura da linguagem visual identificando os elementos compositivos, como: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, sensações e outros.

( ) experimento, manuseio, criação com diferentes materiais, ferramentas e suportes, como recursos significativos e expressivos nas produções artísticas (tinta, argila, massa de modelar, gesso, biscuit, isopor, sabão, sabonete, concreto celular, papel machê, esteca, papéis, pincéis, rolo, giz, carvão vegetal e outros).

( ) produção, criação e exploração, expressando-se nas diferentes linguagens e técnicas, como desenho, pintura, escultura, gravura, modelagem, recorte, colagem, montagem e outras; conhecimento e investigação sobre a arte popular do seu entorno trazendo artistas locais e obras para escola. Prioridade para o desenho e a repetição de modelos, a cópia e os trabalhos manuais como o macramê.

( ) leitura e releitura de imagens de obra de arte. Sempre que possível, fazer paralelo com obras de outros períodos e artistas nacionais e internacionais, analisando, observando elementos compositivos, cores, materiais utilizados, temas, período, contexto histórico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas

ID
3241177
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte têm como objetivo levar às artes visuais, a dança, a música e o teatro para serem aprendidos na escola. Por muito tempo, essas práticas foram consideradas atividades importantes apenas para recreação, equilíbrio psíquico, expressão criativa ou simplesmente treino de habilidades motoras. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entretanto, Arte é apresentada como área de conhecimento que requer espaço e constância, como todas as áreas do currículo escolar.” (BRASIL, 1998, p. 62-63).

Nesse sentido, algumas mudanças ocorreram nas escolas desde que Arte tornou-se componente curricular obrigatório. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Há hoje um grande cuidado em situar os artistas em sua cultura e história, ou seja, no seu local, sua época e seu pensamento cultural.
II. Não existe mais preocupação com o “fazer artístico” e com o conhecimento da obra em sua contextualização.
III. O professor deve hoje estar atento ao aluno, explorando na relação desse com a cultura de um país ou comunidade, sua aproximação com determinada música ou manifestação cultural.
IV. A criatividade é hoje pautada pelo belo. Incentiva-se o “fazer arte”, com leituras, conhecimento, crítica e construção buscando inserir o aluno no mundo cotidiano e fazendoo para enxergar o belo na arte.

Alternativas

ID
3249403
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“A técnica não existe para ser experimentada apenas, mas para que sustente e dê corpo às ideias que se desvelam pelas linguagens das Artes Visuais, Dança, Teatro, Música e outras tantas.”

Mirian Celeste Martins
(In: Barbosa, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002)

Segundo a linha de pensamento da autora, as atividades artísticas devem priorizar:

Alternativas
Comentários
  • Ainda hoje, vemos trabalhos iguais, que não guardam qualquer individualidade, ou melhor dizendo, trabalhos que exercitam o contato com a linguagem plásticas, mas não exercitam a expressão pessoal e única de sujeitos que têm algo a dizer.

    Inquietações e mudanças no ensino da arte, Ana Mae Barbosa (org) página: 58


ID
3541396
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A respeito dos objetivos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, segundo os PCN de arte, analise as afirmativas a seguir.

I. Privilegiar a pintura e a escultura em relação às ferramentas multimeios, percebendo e analisando as diferenças qualitativas entre arte e design gráfico;
II. Expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação de poéticas pessoais, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais;
III. Conhecer e situar profissões de Artes Visuais, observando o momento presente, as transformações históricas e pensar sobre o cenário profissional do futuro;
IV. Hierarquizar as fontes de documentação de arte, valorizando os museus de belas artes e de história, espaços de conservação e educação nos valores da cultura nacional.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
3625390
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O estudo dos Movimentos artísticos em Artes Visuais em diferentes épocas e diferentes culturas faz parte do Eixo Temático I - Conhecimento e Expressão em Artes Visuais. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Nesse percurso histórico, da época das cavernas até a contemporaneidade, percebe-se que o indivíduo tem se confrontado com uma infinidade de representações visuais. A Arte, certamente, participa de forma reativa ao processo, junto às constantes transformações sociais.

II. O estudo da História da Arte deve estar inserido no ensino de Arte, considerando a importância desse entendimento da relação entre cultura, arte e história.

III. O professor deve estar atento para as considerações a nível subjetivo e objetivo por parte dos alunos, que, apesar de relativo, deve ultrapassar simplesmente o “eu acho” ou “pode ser”.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
3654823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

    Um aspecto que complica a pluralidade cultural com recorte racial nas aulas de arte é a proeminência da tendência aditiva dessa temática. No que diz respeito à inclusão dos aspectos culturais e artísticos referentes à população afro-brasileira, tem-se o ilusório entendimento de que a partir de comidas, danças, referências religiosas e a figura do Zumbi dos Palmares como herói dos negros escravizados, a responsabilidade com a temática está balizada. Diferentemente do que ocorre com a história, com a cultura e com a personalidade branca, o negro e o indígena, no meio escolar, têm seus sistemas de representação anexados ao signo folclórico. É recorrente, a partir dessa abordagem, vermos esses grupos como sujeitos sem subjetividades e suas culturas descoladas de contextos históricos e simbólicos, sujeitos culturalmente fixados em um passado que não se desdobra no presente.
Jorge Paulino. Sentidos e afetos das visualidades escolares do dia
nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Dissertação
de Mestrado, PPGAV, UnB, 2018, p. 61 (com adaptações).

A partir do texto apresentado e dos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.


As visualidades criadas no dia do Índio e no dia nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, no ensino das artes visuais, devem ser abordadas destacando seu valor aditivo para a cultura.

Alternativas
Comentários
  • O próprio texto já está criticando esse valor aditivo da cultura afro Brasileira.

    Esse valor deve ser mais do que isso, deve ser real, presente e ativo na sociedade atual.


ID
3654826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

    Um aspecto que complica a pluralidade cultural com recorte racial nas aulas de arte é a proeminência da tendência aditiva dessa temática. No que diz respeito à inclusão dos aspectos culturais e artísticos referentes à população afro-brasileira, tem-se o ilusório entendimento de que a partir de comidas, danças, referências religiosas e a figura do Zumbi dos Palmares como herói dos negros escravizados, a responsabilidade com a temática está balizada. Diferentemente do que ocorre com a história, com a cultura e com a personalidade branca, o negro e o indígena, no meio escolar, têm seus sistemas de representação anexados ao signo folclórico. É recorrente, a partir dessa abordagem, vermos esses grupos como sujeitos sem subjetividades e suas culturas descoladas de contextos históricos e simbólicos, sujeitos culturalmente fixados em um passado que não se desdobra no presente.
Jorge Paulino. Sentidos e afetos das visualidades escolares do dia
nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Dissertação
de Mestrado, PPGAV, UnB, 2018, p. 61 (com adaptações).

A partir do texto apresentado e dos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.


O folclore é um aspecto irrelevante das abordagens multiculturalistas no ensino das artes visuais e deve ficar restrito para aquelas manifestações que se fixam no passado como ocorre com as comemorações do dia nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.

Alternativas

ID
3683005
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Entre os anos de 1904 e 1907, alguns pintores desenvolveram um estilo de pintura que lhes valeu o apelido de Les Fauves (As Feras). Sobre esse período, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


I   – Matisse era o principal representante desse grupo de pintores.

II  – As principais características do fauvismo eram o uso de cores puras e o exagero do desenho e da perspectiva.

III – As figuras fauvistas eram bem definidas e representadas realisticamente pelo artista.

IV – Entre todos os movimentos artísticos do século XX, o fauvismo foi o único que chegou a constituir escola.

Estão certos apenas os itens

Alternativas

ID
3929923
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Joseph Nicephore Niépce é considerado o pai da fotografia. Entre suas várias experiências, é marcante o resultado obtido em 1826, quando Niépce

Alternativas
Comentários
  • A

    Registrou a primeira fotografia de duração indefinida.


ID
3957166
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

No Brasil, o modernismo foi inaugurado por um marco histórico: a Semana de Arte Moderna. Vários artistas, entre eles Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia organizaram uma manifestação no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922. (Costa, 2004)


Segundo Costa, nesse evento, os artistas defendiam

Alternativas

ID
4050370
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Com relação a definições, funções, elementos fundamentais de linguagem e/ou questões históricas ligadas à arte, assinale o que for correto

Ao longo da história humana, diversos sentidos foram atribuídos às artes visuais, de acordo com o contexto em que cada obra de arte foi produzida: nos registros diretos da natureza através da cor e da luz nos trabalhos de Claude Monet, o sentido era apenas o de revelar uma maneira bastante pessoal de representar a natureza observada; em Guernica, de Pablo Picasso, o teor político contido na obra possuía sentido de protesto.

Alternativas

ID
4956799
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Promover a libertação estética é a única característica do Modernismo no Brasil.
II. No Brasil, durante a primeira fase do Modernismo (1922-1930), os artistas buscaram a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo).
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4956829
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao contrário dos parnasianos, que defendiam o rigor formal do verso, os simbolistas buscavam uma poesia voltada a efeitos sonoros, com certa musicalidade.
II. Ao final do ensino fundamental, os alunos devem ser capazes de respeitar a própria produção artística e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • macete: Simbolismo = SS = S de sagrado e S de sons

  • Resposta correta

    A


ID
5067895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O período Romântico, na história da música, situa-se entre o ano de 1815 e o início do século XX. Nesse período, grandes compositores se destacaram na música erudita, entre os quais

Alternativas

ID
5067898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Música é a forma de arte de estímulo auditivo que combina ritmos e sons. Por definição, pode-se dividir a música em três elementos básicos. Assinale a opção que indica esses elementos.

Alternativas

ID
5129293
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Na cultura ocidental, a insensibilidade do amante brutal se tornou, como num espelho distorcido, um atributo de masculinidade. Teseu, filho de uma mulher mortal e deus do mar, usa a sua força viril para realizar várias tarefas aparentemente impossíveis, mas precisa da inteligência feminina de Ariadne para encontrar o caminho pelo labirinto e matar o Minotauro. Depois de usá-la, ele celebremente a abandona; mais tarde é coroado rei de Atenas e honrado como o maior herói da cidade.”

(Alberto Manguel, Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 211-212.)

A partir do texto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
5239648
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

É incorreto afirmar sobre o Impressionismo:

Alternativas

ID
5256952
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Leia com atenção:


I - É criada no Rio de Janeiro a primeira "Escolinha de Arte", com a intenção de propor atividades para o aluno desenvolver a autoexpressão e a prática;

II - É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino;

III - Criação dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico.


A ordem cronológica dos eventos acima:

Alternativas

ID
5295145
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

No Renascimento Veneziano, em 1516, morre Giovanni Bellini, pintor oficial da República de Veneza. Quem substituiu esse pintor, depois de sua morte?

Alternativas

ID
5295187
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Andy Warhol, famoso artista da Pop Art, ficou conhecido por suas obras, entre elas as latas de sopa Campbell. Depois montou um ateliê em Manhattan. Como era chamado esse ateliê?

Alternativas
Comentários
  • Warhol deu o nome de Factory ao seu ateliê. Era ali que ele criava suas obras de arte. A Factory se tornou um ponto de encontro de artistas e de pessoas famosas e diferentes. GABARITO: LETRA D. 


ID
5295190
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

No início da carreira, Yves Klein sentiu-se atraído pelo poder das cores, especialmente aquelas produzidas por pigmentos puros. Com a ajuda de um fornecedor de tintas parisiense conseguiu fixar o pigmento na tela sem alterar a cor. Essa cor ficou patenteada como Azul Internacional Klein. Qual foi a cor escolhida?

Alternativas

ID
5295193
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Durante uma performance de Joseph Beuys (Como explicar quadros para uma lebre morta, 1965), em uma galeria de arte, durante três horas, ele mexia os lábios em silêncio como se estivesse explicando algo para a lebre. No seu corpo e em seu rosto havia alguma coisa diferente do normal, que era

Alternativas
Comentários
  • questão anulável. Eram folhas de ouro que cobriam o seu rosto. (como se isso fosse relevante)


ID
5295196
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O termo “minimalista” é cunhado pelo escritor e filósofo

Alternativas
Comentários
  • O filósofo e crítico de artes, Richard Arthur Wollheim, apontava o minimalismo como uma das correntes que mais influenciariam o campo das artes visuais, arquitetura, design, música, programação visual, desenho industrial, durante o século XX. Esse movimento primava pelo mínimo de recursos e elementos utilitários, reduzindo todos seus aspectos ao nível essencial. GABARITO: LETRA


ID
5309386
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Acerca da Semana de Arte Moderna de 1922, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5313028
Banca
Prefeitura de Xanxerê - SC
Órgão
Prefeitura de Xanxerê - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Os artistas pós-modernos questionam de várias formas o campo artístico como imaginado pelo altomodernismo fazendo parte da corrente antiesteta. Sobre os antiestetas assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5313031
Banca
Prefeitura de Xanxerê - SC
Órgão
Prefeitura de Xanxerê - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Di Cavalcanti foi um dos maiores ícones do movimento modernista da década de 1920. Além de pintor, ele foi desenhista, ilustrador, cartunista, caricaturista, muralista, cenógrafo, escritor, jornalista, poeta e doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia. Sobre o artista, considere a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • letra a

    suas obras tem influencia do expressionismo e cubismo


ID
5340913
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo Canton (2002), diversos movimentos marcaram as Artes na primeira metade do século XX. Manifestos que os explicavam e validavam aconteciam e estavam entrelaçados ao contexto histórico.

“No _____________, a fragmentação das imagens nas pinturas projeta simbolicamente a própria fragmentação do mundo trazida pela industrialização. Na ____________________, procura-se uma síntese e uma forma de expressão que ultrapasse e transcenda uma realidade formada por guerras, destruições, desigualdades sociais.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5340916
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“(...) é o resultado de uma vontade de vários artistas, escritores, músicos em renovar a linguagem artística brasileira, sobretudo em uma cidade nova e com rápido florescimento econômico como a São Paulo dos anos 20. Ela não foi um fato isolado, escritores e poetas já se empenhavam em renovar as artes no Brasil. O tempo era próprio para uma ruptura com o passado.”.

O trecho acima, de Canton (2002), refere-se a um movimento artístico conhecido como:

Alternativas

ID
5421574
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A vinda da família real para o Brasil, em 1808, favoreceu o ensino de Artes no Brasil por meio:

Alternativas

ID
5436976
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A arte contemporânea nos leva a viajar através das cores e formas que nos rodeiam, representando a nossa atualidade de forma que o espectador interprete das mais variadas formas, acompanhando o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido.
(SEIDEL, Marisa Frohlich. Arte Contemporânea: Arte e Vida. Disponível em: https://nucleodoconhecimento.com.br/.)

Em relação aos objetivos do ensino da Arte Contemporânea, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresentar transformações da arte nas últimas décadas e suas relações com contextos socioculturais.
II. Abordar como a arte contemporânea rompe com as formas tradicionais ao propor novas visões sobre o mundo e a natureza da arte.
III. Apresentar manifestações artísticas contemporâneas, priorizando as artes visuais das vanguardas europeias e suas possibilidades de relação com o contexto do expectador.
IV. Problematizar as relações entre arte e vida nas manifestações contemporâneas.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
5451583
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Qual dos artistas abaixo não faz parte da Pop Art?

Alternativas
Comentários
  • O escultora Kiki de Sant phalle pertence ao estilo : Nouveau realisme


ID
5451628
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Durante uma performance de Joseph Beuys (Como explicar quadros para uma lebre morta, 1965), em uma galeria de arte, durante três horas, ele mexia os lábios em silêncio como se estivesse explicando algo para a lebre. No seu corpo e em seu rosto havia alguma coisa diferente do normal, que era

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Gabarito: C.

    A questão é extremamente específica sobre um detalhe no rosto de Beuys em uma exposição na galeria de Schelma, em Dusseldorf, na Alemanha. Sendo assim, comentar cada alternativa deixaria a questão muito redundante e prolixa de modo que vou deixar uma imagem sobre o fato, o que você jamais vai esquecer quando se deparar com outras questões sobre essa exposição de Beuys.

    http://cuidandodosmestres.com.br/como-explicar-quadros-uma-lebre-morta/

     

    Tinta dourada.


ID
5478430
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O início do século XX foi marcado pelo surgimento de inúmeros movimentos vanguardistas. O Dadaísmo que ocorreu no período de 1916 a 1922 tem características especiais e marcantes. Assinale abaixo a única opção que não caracteriza o Dadaísmo.

Alternativas

ID
5478439
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A Arte Conceitual, de modo geral, opera na contramão dos princípios que norteiam o que seja uma obra de arte e por isso representa um momento tão significativo na história da arte contemporânea. A Arte Conceitual problematiza as concepções de arte e seus sistemas de legitimação, operando não com formas ou objetos, mas com ideias e conceitos. A partir destas afirmações selecione o item que apresenta as contradições trazidas pela Arte Conceitual e que abalam as estruturas do sistema de arte.

Alternativas

ID
5493532
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

As esculturas do período helenístico guardam características muito peculiares, entre as quais está/estão a(s)/o

Alternativas

ID
5493550
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima dentro de uma composição imagética. No final do século XIX, usando apenas quatro bisnagas de tintas (amarelo, azul, vermelho e preto), um artista pós-impressionista criou pinturas com técnica que marcava a tela com pequenos pontos coloridos lado a lado, em que o processo de fusão se concretiza nos olhos do espectador. Esse procedimento ficou conhecido como pontilhismo. Este processo em quadricromia em telas extremamente grandes, como a obra “Tarde de Domingo na Ilha de La Grande Jatte”, de 1884/1886, é de autoria de um precursor do pontilhismo chamado

Alternativas
Comentários
  •  Georges Pierre Seurat foi um importante pintor francês do final do século XIX. É conhecido como o fundador do movimento artístico conhecido como pós-impressionismo. As principais características de suas obras são o uso das cores com abordagem científica, utilização de lápis e pastel, valorização e preferência pelas cores quentes, utilização de linhas voltadas para cima para transmissão de sentimentos positivos e alegres, busca da harmonia entre as cores e o domínio de tonalidades luminosas, e claro, o uso da técnica de pintura conhecida como pontilhismo. GABARITO: LETRA D.


ID
5493562
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Primitivismo, Expressionismo, Classicismo, Estilo Ornamental e Funcionalidade são considerados por Donis A. Dondis, em seu livro “Sintaxe da Linguagem Visual”, como categorias do estilo visual. Duas das categorias elencadas pelo autor são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito não pode estar certo.


ID
5493571
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A Pop Art foi um movimento artístico que surgiu nos EUA no começo da década de 60. Havia entre os artistas desse movimento uma sensibilidade comum, suas obras tinham em si temas extraídos da banalidade urbana daquele país, como também a apropriação da cultura material de massa. Sobre a Pop Art é correto afirmar o seguinte:

Alternativas

ID
5493574
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A Arte Povera, ou arte pobre, foi uma expressão usada, em 1969, pelo crítico italiano Germano Celant para se referir ao trabalho de alguns de seus conterrâneos. Os objetos de arte haviam sido, até então, modelados como depositários de emoções e ideias, e, segundo Celant, tratavam-se de um “processo” “ao longo de paralelos binários, arte e vida, em busca do valor intermediário”. A proposta conceitual da Arte Povera era a preocupação

Alternativas
Comentários
  • Tem uns comentários que dão uma animada na gente no meio dos estudos kkkkk

  • Ou tu quer entrar onde não foi chamado ( sem senha).


ID
5493577
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

A arte engajada e a globalização tiraram o foco do estilo individual para enfatizar cada vez mais o tema. Nesse contexto, floresceu nas décadas de 1980 e 1990 a “arte feminista”. No início da década de 1970, artistas e historiadores da arte questionaram o porquê da grande desvalorização das mulheres como artistas. Sobre a arte feminista é correto afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Por volta das décadas de 1970 e 1980, artistas mulheres – influenciadas pelos movimentos feministas – começaram a colocar em prática a importância de expressar em sua arte aspectos da personalidade individual e de gênero. O processo da liberdade feminina na arte, que exige a inserção da mulher dentro de um sistema artístico predominantemente masculino, surge da necessidade de emancipar o corpo da mulher da condição de objeto da representação pela ótica masculina – prática recorrente da história da arte. Essa questão tem suas origens em momentos anteriores: no século 19, diferentes tipos de discriminações relativos às mulheres artistas começaram a ocupar a esfera de um debate público. A trajetória de Maria Graham, vista da contemporaneidade, pode ser compreendida como um ponto de quebra da predominância artística masculina na arte. Graham representa a mulher que rompe os paradigmas de gênero impostos na sua época e se revela uma artista-viajante – figura que é tão recorrente na história da arte, cujo ensino, porém, nos direciona sempre para os homens que exerceram esse ofício.

    Retornando a Why have there been no great women artists?, de Linda Nochlin, a própria responde a pergunta do título durante o artigo: “não existiram grandes mulheres artistas porque não existiram as condições sociais, políticas, culturais e intelectuais para que existissem. O que era surpreendente era – apesar de tudo – que existissem tantas e tão boas.” Se pensarmos nos movimentos artísticos que se sucederam ao longo dos tempos, nosso imaginário é sempre direcionado para figuras masculinas. Portanto, há de se pensar que as artistas mulheres que se consolidaram na história e hoje ocupam lugar de destaque nos debates da arte tiveram um contexto pessoal favorável para exercer o fazer artístico.

    A Coleção de Arte da Cidade – acervo que possui algumas obras pontuais do período colonial e do século 19, além de importantes peças modernistas e contemporâneas provenientes dos Prêmios Aquisitivos do Salão Paulista de Belas Artes e do Programa de Exposições do CCSP – apresenta certo número de artistas mulheres, mas é notável a diferença em relação à quantidade de artistas homens. Por isso, é um desafio para as grandes instituições – detentoras de acervos que se atualizam de tempos em tempos – trazer questões atuais na formação de suas coleções, como a representatividade feminina, que surge da necessidade de reverter o domínio do homem na história da arte.

    Texto: Danilo Satou

    Pesquisa: Danilo Satou e Vera Maria Porto de Toledo Piza (pesquisadora da Coleção de Arte da Cidade)

    Colaboração: Camila Bôrtolo (coordenadora da Coleção de Arte da Cidade)

    Ilustração da capa: Beatriz Simões (a partir da obra da artista Lygia Pape)


ID
5522884
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

O Impressionismo, movimento que se inicia por volta de 1862 em Paris, foi marcado pelas seguintes características:
1. A dança torna-se acessível a qualquer pessoa, popularizando-se.
2. No Brasil destacam-se como principais pintores: Pedro Américo e Victor Meirelles.
3. A música procura estampar impressões sobre coisas reais, escolhendo como tema, paisagens e a vida cotidiana.
4. No teatro Stanislawski reformula as técnicas de expressão, inaugurando o teatro moderno. 5. Nas artes visuais o artista sai do atelier para pintar ao ar livre, registrando o movimento, as mudanças de luz e os momentos fugazes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas