SóProvas


ID
5606065
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Ainda me lembro de meu pai. Era um homem alto e bonito, com uns olhos grandes e um bigode preto. Sempre que estava comigo, era a me beijar, a me contar histórias, a me fazer os gostos. Tudo dele era para mim. Eu mexia nos seus livros, sujava as suas roupas, e meu pai não se importava. Às vezes, porém, ele entrava em casa calado. Sentava-se numa cadeira ou passeava pelo corredor com as mãos para trás, e discutia muito com minha mãe. Gritava, dizia tanta coisa, ficava com uma cara de raiva que me fazia medo. E minha mãe saía para o quarto aos soluços. Eu não sabia compreender o porquê de toda aquela discussão. Sei que, com um pouco mais, lá estava ele com a minha mãe aos beijos. E o resto da noite, até ir me deitar, era só com ela que ele estava, com os olhos vermelhos de ter chorado também.

            Eu o amava porque o que eu queria fazer ele consentia, e brincava comigo no chão como um menino da minha idade. Depois é que vim a saber muita coisa a seu respeito: que era um temperamento excitado, um nervoso, para quem a vida só tivera o seu lado amargo. A sua história, que mais tarde conheci, era a de um arrebatado pelas paixões, a de um coração sensível demais às suas mágoas. Coitado do meu pai! Parece que ainda o vejo quando saía de casa levado pelos soldados, no dia de seu crime. Que ar de desespero ele levava, no rosto de moço! E o abraço doloroso que me deu nessa ocasião! Vim a compreender, com o tempo, porque tinha se deixado levar ao desespero. O amor que tinha pela esposa era o amor de um louco.

(José Lins do Rego, Menino de Engenho. 94 ed. Rio de Janeiro:

José Olympio, 2007. Excerto adaptado)

A forma verbal composta destacada na frase do 2º parágrafo – Vim a compreender, com o tempo, porque tinha se deixado levar ao desespero. – expressa a mesma referência temporal que o verbo destacado em: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    ➥ Na questão, o autor empregou o pretérito Mais-Que-Perfeito na forma composta (tinha se deixado).

    ➥ O pretérito MQP é um tempo verbal do modo indicativo que indica um fato passado anterior a outro também passado (terminação -RA). Ex.: "Eu acordara, tomei café e estou estudando" → Ora, o que aconteceu primeiro? Eu acordei ou eu tomei café? Primeiro eu acordei. Mas eu já tomei café também. Veja que temos duas ações no passado (acordar e tomar café), mas, entre elas, a ação que vem primeiro é a de acordar, logo a gente usa o pretérito mais-que-perfeito.

     

    ➥ A VUNESP colocou um verbo na forma composta do pretérito MQP (verbo auxiliar ter/haver + particípio do principal) e mandou você procurar outro no mesmo tempo verbal.

    ➥ Para transpor um verbo para o tempo composto, você faz assim: coloque o verbo ter/haver no pretérito imperfeito do indicativo (havia ou tinha+ o particípio do verbo que você analisa:

    • estudara → tinha/havia estudado;
    • vendera → tinha/havia vendido;
    • partira → tinha/havia partido.

    Pegou? Agora é só fazer o caminho contrário.

      

    ➥ No exercício: tinha se deixado levar.” (verbo auxiliar ter/haver particípio do principal) → pretérito MQP da forma composta. Fazendo o caminho contrário, devemos procurar um verbo no pretérito MQP.

    d) ... um nervoso, para quem a vida só tiveRA o seu lado amargo. (2º parágrafo) → Correto. O pretérito MQP é conhecido também como a terminação do Quico (ra, ra, ra rsrs): tivera, partira, vendera etc.

    • Na forma composta: "para quem a vida só tinha/havia tido o seu lado amargo".

      

    ➥ Treine estas:

    1. Q1860957 (CESPE/TJ-RJ/2021);
    2. Q1860903 (FCC/MANAUSPREV/2021).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • um nervoso, para quem a vida só tivera o seu lado amargo.

    um nervoso, para quem a vida só tinha tido/ havia tido

  • Verbo destacado: tinha deixado

    Pretérito mais-que-perfeito composto é formado pela  locução  Tinha/Havia+Particípio.

    Pode ser substituído pela desinência –RA

    LETRA D

  • EU TINHA CANTADO OU EU HAVIA CANTADO- CANTARA

  • Obrigado FGV :)

  • Tempo Composto (ter/haver + particípio) e seu equivalente no Tempo Simples:

    1. Presente > Pretérito Perfeito
    2. Pretérito Imperfeito > Pretérito Mais que Perfeito

    Ex: tinha deixado > deixara

  • Tempos compostos

    (TER / HAVER + PARTICÍPIO)

    - Presente + particípio = Pretérito perfeito (tenho passado = passei)

    - Pretérito imperfeito + particípio = Pretérito + que perfeito (tinha passado = passara)

    - Futuro + particípio = futuro (terei passado = passarei)

    Confesso que é a primeira vez que vejo Vunesp cobrando esse tipo de questão, que é bem comum no CESPE e na FGV.

  • AQUI UTILIZA -SE O PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO, QUE PODE SER REPRESENTADO POR: HAVIA.... TINHA...

    *OU AINDA UMA FORMA QUE RARAMENTO FALAMOS NO DIA DIA MAS A VUNESP GOSTA DE COBRAR É O FINAL DO VERBO COM "RA" SEM ACENTO

    *PARTIRA

    *FALARA

    PC-SP 2022