SóProvas


ID
5606182
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Livros já venderam mais em 2021 do que em

todo o ano passado, mostra pesquisa


            A venda de livros em 2021 já superou todo o acumulado do ano passado em apenas dez meses, mostrando que o mercado editorial vive um momento promissor. Foram vendidos 43,9 milhões de livros este ano, quando em todo o ano de 2020 se comercializaram 41,9 milhões de exemplares: o crescimento foi de 33% em quantidade de livros e de 31% em faturamento.

            Vale lembrar que, se o início da quarentena representou um baque forte para o mercado editorial, ele se recuperou em poucos meses e terminou o ano passado com um resultado favorável. Editores têm apontado que a pandemia estimulou a leitura, restando como uma possibilidade de lazer ainda acessível durante o período de quarentena.

            A política de descontos agressiva das plataformas online também ajudou a aumentar as vendas. Quem ainda sofre são as livrarias físicas, ameaçadas pela competição com gigantes virtuais que são capazes de praticar preços mais baixos. O setor tem, por motivos como esse, voltado a se aglutinar em torno da ideia de uma lei que estabeleça preço fixo para livros recém-lançados.

(Walter Porto. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/12/ livros-ja-venderam-mais-em-2021-do-que-em-todo-o-ano-passado-mostra-pesquisa.shtml. 06.12.2021. Adaptado)

Conforme o texto, embora a quarentena inicialmente tenha

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    ➥ O texto diz que, no período de 2020, as vendas caíram, devido à quarentena. No ano de 2021, houve um aumento de 33% em quantidade e de 31% em faturamento.

    ➥ Lembre-se sempre de unir o comando da questão ao que diz a assertiva.

    Conforme o texto...

    (A) [Embora a quarentena inicialmente tenha] feito com que o hábito de ler fosse renovado, essa mudança se mostrou ineficiente para alavancar o comércio de livros. → Errado. A mudança se mostrou EFICIENTE para alavancar o comércio de livros.

      

    (B) [Embora a quarentena inicialmente tenha] estimulado um esboço de aumento do hábito de ler, não tardou a que a leitura fosse preterida por atividades de lazer online. → Errado. Preterir é menosprezar (a professora preteria os estudantes que não pagavam a mensalidade). O texto não diz que a leitura foi desprezada em virtude das atividades de lazer. Diz que, em 2021, houve um aumento de vendas, apesar da diminuição em 2020.

     

    (C) [Embora a quarentena inicialmente tenha] causado retração no mercado editorial, posteriormente criou condições propícias para impulsionar a leitura e a venda de livros. → Correto. Foi o que eu disse: com a chegada da pandemia, as vendas diminuíram. No ano passado, houve um aumento.

    • Trecho no texto: “Vale lembrar que, se o início da quarentena representou um baque forte para o mercado editorial, ele se recuperou em poucos meses e terminou o ano passado com um resultado favorável”.

       

    (D) [Embora a quarentena inicialmente tenha] favorecido o aumento na comercialização de livros, os descontos oferecidos comprometeram os ganhos das editoras. → Errado. No início, a quarentena NÃO favoreceu o aumento na compra de livros. A autora até nos conta: “Vale lembrar que, se o início da quarentena representou um baque forte para o mercado editorial (...)”

      

    (E) [Embora a quarentena inicialmente tenha] fomentado as vendas online de livros, passado o primeiro ímpeto, as livrarias físicas retomaram a preferência dos consumidores. → Errado. As livrarias ainda sofrem: “Quem ainda sofre são as livrarias físicas, ameaçadas pela competição com gigantes virtuais (...)”

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • LETRA C - "Vale lembrar que, se o início da quarentena representou um baque forte para o mercado editorial [retração do mercado editorial], ele se recuperou em poucos meses e terminou o ano passado com um resultado favorável [posteriormente criou condições propícias para impulsionar a leitura e a venda de livros]."