-
GABARITO: B
Vamos lá a mais uma. Sem corpo mole...
(A) No início desse ano, a Livraria São José cessou às atividades. → Errado. Quem cessa, cessa algo. O verbo é transitivo direto. Ele não pediu preposição e, por isso, não podemos colocar o acento indicativo de crase.
- Macete: troque por palavra masculina. Se aparecer AO, haverá crase (atente-se às exceções e proibições): a Livraria São José cessou O expediente. Opa! Não apareceu AO, logo NÃO há crase.
(B) O tradicional sebo não pôde resistir à forte queda das vendas. → Correto. Quem resiste, resiste A algo. Como o verbo pediu preposição e temos um substantivo feminino no singular, ocorrerá a crase: não pôde resistir A + A forte queda → não pôde resistir À forte queda.
- Macete: não pôde resistir AO vendaval.
(C) A livraria não teria como sobreviver à um ano de pandemia. → Errado. Antes de numerais não determinados por artigo (não teria como sobreviver a um, dois, três anos de pandemia), não podemos aplicar a crase. Ex.: “o professor só conseguiu explicar o assunto A um aluno. Os outros não quiseram esperar”.
(D) A loja organizava eventos dedicados à alguns renomados escritores. → Errado. Antes de pronomes indefinidos, não há crase, com exceção dos pronomes pouco(s), muitas, demais, outra(s) e várias: “o doutor atendeu ÀS poucas mulheres”/ “eu me referi ÀS demais meninas”.
➥ Complementando: se você quiser saber o porquê desta exceção, dê uma olhada neste vídeo, do Pestana: youtube.com/watch?v=zZln6gZtrwA
(E) A Amazon impôs mudanças à toda editora com que faz parceria. → Errado. Mesma regra da anterior: não há crase antes de pronomes indefinidos, em regra (assisto A toda peça de teatro no RJ).
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
Gabarito na alternativa B
Solicita-se indicação da passagem com escorreito emprego da crase:
A) No início desse ano, a Livraria São José cessou às atividades.
Incorreta: O verbo "cessar" é transitivo direto (cessar algo), não havendo preposição que justifique o emprego de crase;
B) O tradicional sebo não pôde resistir à forte queda das vendas.
Correta: O verbo "resistir" é transitivo indireto (resistir a algo), havendo preposição que se aglutina ao artigo que antecede "forte queda das vendas". É correta a marcação de crase;
C) A livraria não teria como sobreviver à um ano de pandemia.
Incorreta: O verbo "sobreviver" é transitivo indireto (sobreviver a algo), mas não há artigo que anteceda o numeral "um" (caso diferente ocorre com numerais acima de dois, que aceitam anteposição de artigo), não devendo ser marcada crase.
Professor, e se "um" for artigo? Persiste a impossibilidade de crase! Não há possibilidade de aplicarmos dois artigos, um definido e outro indefinido (ou dois equivalente) em sequência. Havendo qualquer outro artigo após o "a", este é apenas preposição.
D) A loja organizava eventos dedicados à alguns renomados escritores.
Incorreta. Guardem consigo: pronomes indefinidos que indicam imprecisão (caso de "alguns") não aceitam a anteposição de artigo. O pronome, em tais casos, serve para indicar a referência imprecisa, incompatível com a função do artigo.
Situação diferente ocorre com os pronomes "muitos", "poucos", "outros", (...) que normalmente indicam quantidade indefinida ou grupo diverso, aceitando a anteposição de artigo.
No caso em tela, diante do pronome que indica referência imprecisa(não se sabe quem ou quantos são), não é possível marcar a crase por ausência do artigo.
E) A Amazon impôs mudanças à toda editora com que faz parceria.
Incorreta. A forma "toda" é utilizada normalmente para indicar totalidade, integralidade, não sendo antecedida de artigo e desabonando o uso da crase. O termo em destaque na construção é apenas preposição.
-
Dica, aplicar o "Teste do Sujeito", do professor Elias Santana, do Gran...
-
Confesso que li acessou na opção A.
-
tenho uma dúvida? não se usa crase antes verbos terminados, em AR/ER/IR . NÃO?
-
forte não é palavra masculina ?
-
gab b!
erros:
No início desse ano, a Livraria São José cessou às atividades. (cessou = pausou vtd)
O tradicional sebo não pôde resistir à forte queda das vendas. ok
A livraria não teria como sobreviver à um ano de pandemia. (proibido crase seguido de artigo indefinido, mt menos masculino)
A loja organizava eventos dedicados à alguns renomados escritores. (proibido crase seguido de pronome indefinido, mt menos masculino)
A Amazon impôs mudanças à toda editora com que faz parceria. (proibido crase seguido de pronome indefinido,)
-
Diante de qualquer verbo - crase não passa nem perto
-
GAB-B
O tradicional sebo não pôde resistir à forte queda das vendas.
DE TODAS AS ERRADAS A LETRA-B ESTÁ MENOS.
NÃO SE USA CRASE DIANTE DE VERBO.
O melhor tempero da comida é a fome.
-
Sr. Lucas! Deus abençõe pelos excelentes comentários.
-
Queria que todas as questões de crase fossem fáceis assim
-
A-QUEM CESSA, cessa algo
B-Forte nesse contexto é palavra feminina
CDE- Pronomes indefinidos
PC-SP 2022: DEUS ESTÁ NO CONTROLE, basta fazermos nossa parte