-
Abiy Ahmed Ali é um engenheiro informático, militar, político, e estadista etíope, atual primeiro-ministro de Etiópia desde 2 de abril de 2018. É presidente do Partido Democrata Oromo e líder da Frente Democrática Revolucionário do Povo Etíope, coalizão dirigente desde 1991.
A guerra simboliza um rápido declínio da Etiópia, antes um país que demonstrava bom crescimento econômico e uma abertura cada vez mais evidente para o resto do mundo.
-
O cara ganhou o Nobel da PAZ, e 1 ano depois começou sentar a porrada nos tigrés.
-
Nobel da Paz de 2019, presidente da Etiópia agora lidera massacre étnico no país
Abiy Ahmed, premiado por pacificar as relações entre Etiópia e Eritreia, agora lidera massacre ao povo tigré
De premiado a assasino. Abiy Ahmed.
-
Gabarito: C
Prêmio Nobel da Paz 2020: o etíope Abiy Ahmed Ali.
Prêmio Nobel da Paz 2021: os jornalistas Maria Ressa das Filipinas e Dmitry Muratov da Rússia, por seus esforços para defender a liberdade de expressão.
-
A concessão de honrarias internacionais de grande relevância como o Nobel a personalidades costuma possuir certa repercussão e deve ser acompanhada com atenção no noticiário. O texto associado aborda o vencedor da mais importante categoria do prêmio daqueles que com seus esforços promoveram a paz e destaca detalhes do processo. Sobre o correto nome do grupo a qual se refere o vencedor buscamos a alternativa correta.
A) A jovem paquistanesa Malala Yousafzai venceu o prêmio em 2014, porém os paquistaneses não estiveram envolvidos em conflitos armados recentes e de grande porte que justificassem sua inclusão na fala do vencedor de 2019.
B) Aung San Suu Kyi ativista pelos direitos humanos ganho o prêmio em 1991, mas não foi sobre os birmaneses, sua nacionalidade, a que se referiu o ganhador de 2019.
C) O longo conflito na Etiópia envolveu guerra com nação vizinha seguido de movimento separatista interno. A paz a a que se refere o prêmio foi selada no conflito internacional enquanto os tempos difíceis a que se refere o ganhador está relacionada com o conflito interno do país.
D) Sudaneses enfrentaram longo conflito que levou a terrível crise humanitária, mas esta realidade não possui relação com o texto associado.
E) Os iraquianos, após vencerem a dura guerra contra o Estado Islâmico e presenciarem a Guerra na Síria em suas fronteiras não são o povo a que se refere o ganhador do prêmio no texto associado.
GABARITO DO PROFESSOR: C
-
Nobel da paz e metendo bala nos tigreanos?
LESGAL ;)