SóProvas


ID
5606278
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Agência O Globo (19.07.2021), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, voltou a defender o semipresidencialismo, a partir de 2026. Se aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado paulista Samuel Moreira, o Brasil será governado por um sistema que

(Ig. Disponível em https://bit.ly/3kFiR3v. Acesso em 20.11.2021. Adaptado)

Alternativas
Comentários
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender a adoção do semipresidencialismosistema de governo no qual o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. Para Lira, esse modelo é mais eficaz para enfrentar crises políticas no Brasil. A afirmação foi feita na abertura do 9º Fórum Jurídico Brasileiro, que está sendo realizado na Universidade de Lisboa. Portugal é um dos países que seguem o modelo semipresidencialista – um dos temas em debate no fórum.

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

  • Ótima questão.

    sistema de governos.

    Parlametarismo = primeiro ministro = relações internas 

           = chefede de estad(presidente)= relacoes internas.

    Presidencialista. = 1 chefe de estado

    Formas de Governo

    Monarquia = rei 

    república = sistema atual(presidente)

    Sistema semipresidencialista = Adotado Por Portugal e França. Seria uma saída para o BrasiL? veremos nos proximos capítulos

  • Gab.A

  • Eventos e fatos relacionados a política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras.   O texto associado aborda a proposta de mudança no sistema político brasileiro enquanto o enunciado questiona qual alternativa aponta corretamente a consequência desta mudança.
    A) Corresponde a um sistema híbrido onde o presidente é escolhido por voto popular e ocupa funções de Estado como a política externa, nomeação de ministros do supremo tribunal e o comando das Forças Armadas, e indica o primeiro ministro, enquanto que este precisa ser aprovado pelo parlamento e realiza funções de governo como a administração de políticas públicas e a relação com o parlamento. 
    B) A função de chefe de governo recai sobre o primeiro ministro que pode ser escolhido e removido do cargo pelo parlamento sem quebra do sistema de representação do voto popular já que o presidente não será afetado por esta decisão.
    C) Esta prerrogativa é do presidente neste sistema e este a utiliza quando o parlamento não consegue chegar a um acordo sobre a escolha do primeiro ministro.
    D) O primeiro ministro é nomeado pelo presidente, mas deve ser aprovado pelo parlamento.
    E) Não há relação entre os dois sistemas. 
    GABARITO DO PROFESSOR: A