SóProvas


ID
5608507
Banca
FAURGS
Órgão
SES-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere as afirmações abaixo segundo a Constituição da República Federativa do Brasil.


I - Fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos Estados e Municípios será exercida pelos respectivos Tribunais de Contas estaduais e municipais, integrados por nove Conselheiros nomeados por concurso público.

II - Pelo princípio da isonomia constitucional, pode o Governador do Estado, no exercício da direção superior da administração estadual, dispor, mediante decreto e comprovada a economia ao erário, sobre a organização e extinção de funções ou cargos públicos vagos.

III- Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.

IV - Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • CF. Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei;

    VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça

  • Gabarito: E

    I - Errada: os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios terão 7 Conselheiros.

    CF, art. 75, Parágrafo único. As Constituições estaduais disporão sobre os Tribunais de Contas respectivos, que serão integrados por sete Conselheiros.

    II - Errada: trata-se de decreto autônomo, previsto no art. 84, VI, CF. O texto não exige a prova de economia ao erário nem está fundado no princípio da isonomia constitucional;

    CF, art. 84, VI – dispor, mediante decreto, sobre:                

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;               

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; 

    III - Certa: é aplicação do princípio da legalidade tributária.

    CF, art. 150, I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    IV - Certa: compete ao sistema único de saúde (SUS) colaborar para preservação do meio ambiente, incluído o do trabalho.

    Art. 200, VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.