SóProvas


ID
5608579
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 24ª Região (RO)
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.


O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Cultura: hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. (normas informais e não escritas)

  • Cultura organizacional está diretamente ligada ao propósito, às crenças e valores de uma empresa — ou à combinação destes fatores.

    Clima organizacional diz respeito ao sentimento dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho que, quando saudável, gera benefícios para qualquer tipo de empresa

  • Cultura Organizacional - conjunto de hábitos e crenças que guiam o comportamento organizacional, estabelecidos por: valores; normas; atitudes; expectativas, compartilhados na organização

    • com elementos escritos e não escritos
    • normas formais e informais
    • é elemento de controle
  • GAB CERTO

    Segundo Robbins, o comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, partindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A abordagem comportamental ou Teoria Comportamental ou Teoria Behaviorista trouxe para a administração um novo enfoque da teoria administrativa, uma ênfase no comportamento humano e uma adoção de posições explicativas e descritivas do comportamento organizacional sob o aspecto humano.

    Essa abordagem veio como uma resposta ao modo de lidar com pessoas durante o período da industrialização clássica (1900 – 1950). Nesse período, as pessoas eram vistas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitas a regras e regulamentos rígidos para serem padronizadas e controladas, as pessoas eram fornecedoras de mão de obra braçal. Com isso, durante o período de industrialização neoclássico (1950 – 1990), as pessoas já são vistas como recursos da organização que precisam ser administrados.

    Assim, segundo Robbins (2005), o comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    Fonte:

    ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Segundo Robbins:

    O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e

    a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento

    para melhorar a eficácia organizacional.