SóProvas


ID
560866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A nota jornalística “Gigantismo 2”, do Jornal do Brasil de 14/08/2010, informa que “Uma pesquisa realizada pelo Google divulgou que o mundo está a um passo de ter 130 milhões de livros”.
Dentre as opções abaixo, aquela que substitui adequadamente a expressão destacada, sem alteração do sentido, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    Temos de fazer a substituição. Não podemos apenas comparar as opções "a seco".

    a) O mundo está para ganhar 130 milhões de livros? Há alteração de sentido. Assim parece que o mundo está para obter ou receber (mais) 130 milhões de livros. "Obter" e "receber" são sinônimos possíveis para "ganhar".

    b) O mundo está para demonstrar 130 milhões de livros? Opção absurda: o mundo vai dar a conhecer 130 milhões de livros? Mostrar, mas no sentido de comprovar?

    c) O mundo está para perfazer 130 milhões de livros? Há alteração de sentido. Poderia até ser no sentido de "atingir o total de (número, quantidade, quantia); TOTALIZAR" (Aulete Online). A escolha não é muito fácil, mas o sentido é ligeiramente alterado: supõe-se talvez que o mundo tenha vontade de atingir esse número (?) ou que 130 milhões seja uma quantidade exata (??), no sentido de "encher o número" (Verbete original do Aulete). Eu acredito, porém, que a banca se agarraria ao fato de "estar para fazer alguma coisa" não indicar tão bem a iminência de uma ação quanto "a um passo de fazer algo".

    d) CORRETO. "Prestes" equivale a "um passo de" para demonstrar que algo está quase acontecendo. "Alcançar" indica bem "atingir um número", mas sem a ideia de "meta" ou "intenção" como em "perfazer".

    e) Esse emprego de "em face de" é incorreto. Essa expressão equivale a "
    na frente de, na presença de" ("viu-se em face de uma grande plateia") e a "devido a, em virtude de" ("em face da situação, mudou de ideia").

    Ou...

    Talvez eu tenho ido fundo demais na questão e seja apenas o caso de se fazer uma eliminação: A, B e C têm "para", que não é tão bom quanto "a um passo de" para demonstrar a ideia que comentei acima. Opções A, B e C, portanto, eliminadas. A letra E também é eliminada, pelo emprego incorreto de "em face de", e nos resta apenas a letra D, que é a opção correta.

    Referência:


    http://aulete.uol.com.br