Gabarito na alternativa C
Solicita-se indicação da assertiva incorreta sobre pontuação:
A) Assim como os itens “crítica” e “sétimo”, todas as demais que apresentarem tal tonicidade deverão receber acento gráfico.
Correta. Os vocábulos apresentados, "crí-ti-ca" e "sé-ti-mo", são proparoxítonos, de sorte que todos os termos que apresentarem igual tonicidade deverão, por regra, receber acento;
B) Os itens lexicais “ruínas”, “saía” e “país” são acentuados pela mesma razão: a presença de vogal -I ou -U tônica num hiato, seguida ou não de -S.
Correta. Os vocábulos apresentados, "sa-í-a" (do verbo sair) e "pa-í-s", são acentuados com base no regramento dos hiatos, conforme explana a banca;
C) Os vocábulos “cristã”, “não”, “são” e “evasão” recebem acento gráfico pela mesma razão: trata-se de oxítonas com vogal nasal no segmento final.
Incorreta. Guardem consigo: til não é acento gráfico, mas marca de nasalização.
Embora normalmente o til recaia sobre a sílaba tônica, como pode-se ver nos termos destacados na assertiva, em certos vocábulos a silaba na qual o til está alojado será átona, como é o caso de "órfão".
Os termos do enunciado possuem acento tônico, mas por não se enquadram em nenhuma regra de acentuação gráfica.
D) Os vocábulos “Rússia” e “delírio” recebem acento gráfico devido ao encontro vocálico presente em sua última sílaba.
Correta. Os vocábulos apresentados, "Rus-sia" e "de-lí-rio", são paroxítonas terminadas em ditongo crescente, chamadas de proparoxítonas eventuais ou aparentes pela possibilidade de pronuncia como se findadas em hiato fossem.