SóProvas


ID
5610607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC TSP, deve ser reconhecida pro rata tempore, com base em taxa efetiva, a receita de

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do reconhecimento dos juros, royalties e dividendos ou distribuições similares no setor público.

    Segundo o MCASP 9ª, pág. 289, "As VPA provenientes do uso por terceiros de ativos da entidade que produzam juros, royalties e dividendos ou distribuições similares devem ser reconhecidos quando for provável que os benefícios econômicos ou potencial de serviços originados da transação fluam para a entidade e o montante ser mensurado confiavelmente, de acordo com os seguintes tratamentos contábeis:

    a. Os juros devem ser reconhecidos pro rata tempore, referente à taxa efetiva;

    b. Os royalties devem ser reconhecidos à medida em que são gerados, conforme a essência do acordo; e

    c. Dividendos ou distribuições similares devem ser reconhecidos quando for estabelecido o direito de recebimento por parte do acionista ou da entidade".

    ➤ Resolução: deve ser reconhecida pro rata tempore, com base em taxa efetiva, a receita de juros.

    Gabarito: Letra B.

  • Questão sobre o reconhecimento de alguns fatos contábeis.  

    Atenção! De início, repare que a questão traz nas alternativas vários tipos de VPAs (variações patrimoniais aumentativas) oriundas de transações com contraprestação (juros, dividendos e royalties). Segundo o MCASP, a regra geral de reconhecimento é a seguinte:
    “A questão primordial na contabilização das VPA oriundas de transações com contraprestação é determinar quando reconhecê-las.
    A VPA é reconhecida quando for provável que:
    a. Os benefícios econômicos futuros e potencial de serviços fluirão para a entidade; e
    b. Os benefícios possam ser mensurados em conformidade com as características qualitativas e com observância das restrições da informação."

    Nesse sentido, para algumas receitas comuns no setor público, o MCASP traz instruções mais detalhadas do momento de reconhecimento, é o tratamento contábil específico de certos tipos de receita:
    “As VPA provenientes do uso por terceiros de ativos da entidade que produzam juros, royalties e dividendos ou distribuições similares devem ser reconhecidos quando for provável que os benefícios econômicos ou potencial de serviços originados da transação fluam para a entidade e o montante ser mensurado confiavelmente, de acordo com os seguintes tratamentos contábeis:
    a. Os juros devem ser reconhecidos pro rata tempore, referente à taxa efetiva;
    b. Os royalties devem ser reconhecidos à medida em que são gerados, conforme a essência do acordo; e
    c. Dividendos ou distribuições similares devem ser reconhecidos quando for estabelecido o direito de recebimento por parte do acionista ou da entidade."

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errado, do ponto de vista contábil, as contribuições seguem o tratamento dos tributos em geral, receitas sem contraprestação, que são reconhecidos quando seu respectivo fato gerador ocorrer e quando os critérios de reconhecimento forem satisfeitos. A receita de contribuição não deve ser reconhecida pro rata tempore.  

    B) Certo, segundo o MCASP, a receita de juros deve ser reconhecida pro rata tempore, com base em taxa efetiva.
    Dica! Pro rata significa algo realizado de forma proporcional. É uma expressão muito utilizada não só em contabilidade, mas também em cálculos de matemática financeira, economia e mesmo no direito. No caso da questão, pro rata tempore significa apropriação da receita de juros proporcionalmente ao tempo.

    C) Errado, dividendos devem ser reconhecidos quando for estabelecido o direito de recebimento por parte do acionista ou da entidade.

    D) Errado, royalties devem ser reconhecidos à medida em que são gerados, conforme a essência do acordo.

    E) Errado, do ponto de vista contábil, os impostos seguem o tratamento dos tributos em geral, que são reconhecidos quando seu respectivo fato gerador ocorrer e quando os critérios de reconhecimento forem satisfeitos. A receita de impostos não deve ser reconhecida pro rata tempore  

    Gabarito do Professor: Letra B