NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA 12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna
12.1.1.1 – Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.
12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
A questão trata sobre a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, uma das Normas Brasileiras de Contabilidade.
É importante observar que o enunciado da questão se referiu expressamente à NBC TI 01, de modo que o conhecimento da sua literalidade definiria o acerto da questão. Ainda que possamos identificar alternativas supostamente corretas, é necessário, nesse caso, que procuremos a alternativa “mais correta” ou, ainda, aquela que está em conformidade com o texto da Norma apresentada.
Pessoal, essa é uma postura importante, principalmente no “Dia D”, no dia da sua prova.
Dito isso, passemos às alternativas:
A) documentar o processo de auditoria por meio de papéis de trabalho.
De fato, a Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.
Todavia, essa não é a finalidade da Auditoria Interna, mas apenas o modo como o trabalho é realizado.
B) identificar erros e omissões da gestão em determinado período.
A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
Todavia, não é finalidade da Auditoria Interna identificar erros e omissões. A observação de erros e fraudes é apenas algo que pode vir a ocorrer no desenvolvimento do seu trabalho.
C) punir aqueles que cometam desfalques em uma organização.
A Auditoria Interna não tem finalidade nem competência para punir.
D) agregar valor ao resultado da organização.
Correta. Trata-se da correta finalidade da Auditoria Interna como podemos observar no trecho a seguir: “A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.”
E) aperfeiçoar os processos da organização.
A Auditoria Interna apresenta subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos e faz isso por meio de sua finalidade de agregar valor ao resultado da organização. Assim, o aperfeiçoamento da organização é uma consequência esperada do trabalho de Auditoria Interna, mas não a sua finalidade.
Gabarito: D
Bons estudos, pessoal!
“Experiência é o nome que cada um dá a seus erros.” – Oscar Wilde