SóProvas


ID
5614393
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Durante uma patrulha, por volta das 22h, dois policiais militares avistaram um corpo, já em decomposição, em uma rua sem movimento. O cadáver aparentava estar no local por vários dias. De fato, a vítima do crime de homicídio havia morrido uma semana antes. Próximo dali, os agentes viram uma pequena casa e, ao se aproximarem, constataram que era habitada, mas que ninguém nela se encontrava naquele momento. Sem mandado judicial, forçaram uma janela e conseguiram entrar. Já dentro da residência, após procurarem algum objeto relacionado ao crime, visualizaram uma blusa rasgada e aparentemente manchada de sangue sobre um sofá. Assim, apreenderam a roupa para que posteriormente fosse feita a comparação com o cadáver.

Com base nos dados fornecidos, assinale a afirmativa correta acerca do ingresso na residência e da apreensão da roupa narrados no enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Questão injusta. kkk

  • Gabarito: D

    PROVA ILÍCITA: Produzida mediante violação de normas de direito material (normas legais ou constitucionais).

    Exemplos: busca e apreensão sem ordem judicial; prova obtida mediante violação de correspondência; interceptação sem ordem judicial.

    CF Art 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    CPP Art. 241.  Quando a própria autoridade policial ou judiciária não a realizar pessoalmente, a busca domiciliar deverá ser precedida da expedição de mandado.

  • obs; teoria e uma coisa na pratica e outra #PM-GO2022

  • FGV pegou leve na PM AMAZONAS!!!!!!!!!!!!

  • GABARITO - D

    A prova fora obtida por meios ILÍCITOS.

    I)   Art. 245.  As buscas domiciliares serão executadas de dia, salvo se o morador consentir que se realizem à noite, e, antes de penetrarem na casa, os executores mostrarão e lerão o mandado ao morador, ou a quem o represente, intimando-o, em seguida, a abrir a porta.

    II) Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;         

    Não tem dia nem Hora:

    Flagrante delito

    desastre

    Prestação de socorro.

    Somente durante o dia:

    Ordem judicial

  • Infelizmente a injustiça brasileira de sempre!