SóProvas


ID
5614450
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Assunto #561: Aula presencial. Hora de reverter a evasão

        A partir desta segunda-feira (18), os alunos das redes estaduais de São Paulo, Bahia e Mato Grosso voltam ______ aulas 100% in loco. Além deles, mais 11 Estados optaram pelo presencial. A urgência no retorno ______ escolas é ______ para garantir acesso a mais de 5 milhões de estudantes privados da educação durante a pandemia. Parte das unidades da rede ainda ______ que seguir no modelo híbrido.

(https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2021/10/19/ o-assunto-561-aula-presencial-hora-de-reverter-a-evasao.ghtml. Acesso em 03 nov. 2021. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    "A partir desta segunda-feira (18), os alunos das redes estaduais de São Paulo, Bahia e Mato Grosso voltam ÀS aulas 100% in loco (1). Além deles, mais 11 Estados optaram pelo presencial. A urgência no retorno ÀS escolas (2) é NECESSÁRIA (3) para garantir acesso a mais de 5 milhões de estudantes privados da educação durante a pandemia. Parte das unidades da rede ainda TERÁ/TERÃO que seguir no modelo híbrido.'

     

    1- No sentido do texto, quem volta, volta A algum lugar. O verbo pediu preposição e, como temos um artigo feminino no plural, ocorrerá a crase: volta A + AS aulas → volta ÀS aulas.

    • Macete: trocar por palavra masculina. Se aparecer AO, regra geral, haverá crase: “os alunos voltam AO lugar”. Apareceu AO, logo há crase.

     

    2- Quem retorna, retorna A algum lugar: retorno A + AS escolas → retorno ÀS escolas.

    • Macete: “a urgência no retorno AO lugar...”

     

    3- Pessoal, quando temos essas construções "é necessário, é proibido, é facultado etc.", precisamos achar o sujeito. Depois de achá-lo, você dá uma olhada se há um determinante antes dele (um artigo, por exemplo). Se houver, essa estrutura (é necessário, é proibido etc.) deve concordar com o sujeito. Do contrário, fica no singular, assim:

    "A urgência no retorno às escolas é necessáriA" → O que é necessário? A urgência no retorno às escolas. Opa! Apareceu um artigo "a" ali (um determinante), por isso a gente coloca a expressão no feminino (é necessáriA).

    ou

    "Urgência no retorno às escolas é necessário" → O que é necessário? Urgência no retorno às escolas. Não há um determinante (um artigo, por exemplo), logo não colocamos a expressão no feminino.

    ➥ Veja este vídeo curtinho muuito bom (2 min) para você não esquecer: youtube.com/watch?v=Lgzw3To6sLI

    ➥ Questões muuito boas só para treinar esse ponto:

    • Q1172355;
    • Q1751783;
    • Q1276696.

     

    4- Aqui temos um sujeito partitivo (indica parte do todo). O verbo pode ficar no singular, concordando com o núcleo do sujeito, ou no plural, concordando com o núcleo do adjunto, assim:

    A metade dos eleitores votou no candidato A” OU “a metade dos eleitores votaram no candidato A”

    Na questão: parte das unidades da rede ainda TERÁ que seguir no modelo híbrido” ou “parte das unidades da rede ainda TERÃO que seguir no modelo híbrido”.

     

    Ficamos com: a) às … às … necessária … terá

     

    Continue firme no seu objetivo!!

    Bons estudos! :)

  • Preenchamos primeiramente as lacunas:

     A partir desta segunda-feira (18), os alunos das redes estaduais de São Paulo, Bahia e Mato Grosso voltam ÀS aulas 100% in loco. Além deles, mais 11 Estados optaram pelo presencial. A urgência no retorno ÀS escolas é NECESSÁRIA para garantir acesso a mais de 5 milhões de estudantes privados da educação durante a pandemia. Parte das unidades da rede ainda TERÁ/TERÃO que seguir no modelo híbrido.

    Passemos ao esmiuçamento:

    Voltam às aulasmarca-se o fenômeno da crase, uma vez que o verbo "voltar", no presente contexto, é transitivo indireto e rege a preposição "a". Esta se funde com o artigo "as" determinante do substantivo feminino "aulas", daí resulta a crase: voltam a + as aulas = voltam às aulas.

    Retorno às aulas → o processo é idêntico ao de cima, de modo que me furto a transcrevê-lo mais uma vez.

    A urgência no retorno (...) é necessária → lembre-se disto: via de regra, é característica precípua do adjunto adnominal concordar em número e gênero com o núcleo a que refere. No caso em tela, o núcleo acha-se determinado (a urgência). Ora, se está o núcleo determinado, então o adjunto adnominal "necessária" observa perfeitamente a concordância.

    Parte das unidades da rede ainda terá/terão→ no presente caso, há sujeito constituído de expressão denotativa de partitividade. Faculta-se ao falante flexionar o verbo no plural ou no singular: terão ou terá. Em que pese não ser o caso, alerto para que tenham muito cuidado com falsas expressões partitivas e, sobretudo, com núcleos do sujeito sucedidos por adjuntos adnominais no plural. Veja este exemplo:

    A sociedade dos homens fizeram muita maldade ao longo dos séculos.

    É natural na língua, por força de atração, o falante tender a fazer o verbo concordar com o adjunto adnominal (dos homens), quando, via de regra, o verbo deve concordar com o núcleo (sociedade). Por isso o verbo "fazer", no exemplo trazido, fica na forma verbal "fez", para concordar com o substantivo "sociedade". Assim:

    A sociedade dos homens fez muita maldade ao longo dos séculos.

    Letra A

  • GABARITO - A

    NÃO TOME COMO REGRA ABSOLUTA, MAS ISTO AJUDA NA RESOLUÇÃO:

    I )TROCANDO O FEMININO PELO MASCULINO, APARECEU "AO " = CRASE.

    II) É BOM, É NECESSÁRIO, É PERMITIDO...

    Com DETERMINANTE = Concorda com ele.

    Ex: A prudência é necessária.

    SEM DETERMINANTE = Invariável.

  • gab a! principal dúvida acredito que seria a concordância verbal com sujeito partitivo.

    Parte das unidades da rede ainda ______ terá \ terão

    concordância partitiva:

     Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria departe deuma porção demetade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

    A maior parte dos pacientes não desenvolvem os sintomas no início da doença.

    maior parte dos pacientes não desenvolve os sintomas no início da doença.

    Pesquisa mostra que metade dos brasileiros se protege da radiação solar.

    Pesquisa mostra que metade dos brasileiros se protegem da radiação sola

  • 1) "...voltam às aulas..." Quem vai, vai a algum lugar; 2) "...a urgência no retorno às escolas é necessária..." "às escolas" = complemento nominal do substantivo "retorno" (fusão da preposição "a" + artigo "as" = às escolas); "á urgência...é necessária" o sujeito "urgência" é antecedido pelo artigo "a", por isso, o predicativo concorda em gênero com o sujeito, diferente de : "urgência é necessário" (sem determinante) em que o predicativo permanece no masculino. 3) "Parte das unidades terá/terão que seguir." O verbo concorda com o núcleo do sujeito "parte" (sujeito partitivo) ou com o nome "unidades".

    GABARITO: A ✔✔

    @simplificandoquestoescombizus

  • No app para celular não aparece o texto
  • GAB-A

    às … às … necessária … terá

    A forma correta de escrita é terão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com “ão” formando a sílaba -rão. Terão é uma forma verbal do verbo ter, nomeadamente a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. Se querem entrar neste mercado, eles terão que correr um risco elevado.

    A forma correta de escrita é terá de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na vogal “a”. Terá é uma forma verbal do verbo ter, nomeadamente a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

    Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

    A primeira e mais opressora mentira já falada foi a canção da liberdade.

    POR MAIS PESSOAS COMO VOCÊ, ESTUDIOSO(A).!!

  • Rezemos pela Ucrânia !

  • PPMG-2022. Podem tirar uma vaga, porque uma já é minha!!!

  • No app para celular não aparece o texto!
  • O Assunto #561: Aula presencial. Hora de reverter a evasão

            A partir desta segunda-feira (18), os alunos das redes estaduais de São Paulo, Bahia e Mato Grosso voltam ______ aulas 100% in loco. Além deles, mais 11 Estados optaram pelo presencial. A urgência no retorno ______ escolas é ______ para garantir acesso a mais de 5 milhões de estudantes privados da educação durante a pandemia. Parte das unidades da rede ainda ______ que seguir no modelo híbrido.

    (https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2021/10/19/ o-assunto-561-aula-presencial-hora-de-reverter-a-evasao.ghtml. Acesso em 03 nov. 2021. Adaptado)

    De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

    Postei o texto da questão, já que vi muitas pessoas dizendo que o texto não aparece no celular.

    • VOU A VOLTA DA, CRASE HAVERÁ.
    • VOU A VOLTO DE, CRASE PARA QUE?

    EU CONSEGUI RESPONDER, COM ESSA DICA DA TIA PETECA. KKKKKKKKK

  • Parte das unidades da rede ainda terá (concordando com o núcleo do sj parte) que seguir no modelo híbrido.

  • Lembrando que quando o coletivo vier especificado o verbo poderá ficar no singular ou no plural!

  • No app do celular, não aparece o texto!!!!!!!!!!