-
GABARITO: D
“O laudo de necropsia é um documento elaborado pelo Instituto Médico Legal (E). Após ser gerado pelo IML, é encaminhado para a Delegacia de Trânsito em sua localidade (D). O prazo estimado para liberação do laudo é de aproximadamente (C) trinta dias (A) após o óbito, mediante apresentação dos documentos necessários (B)” .
Vamos lá:
a) o prazo de liberação do documento era menor anteriormente; → Errado. É dito que o prazo é de aproximadamente trinta dias (o examinador não nos disse que antes era menor).
b) entre os documentos necessários para a liberação do laudo citado está a prova da quitação do seguro obrigatório; → Errado. Para conseguir a liberação do laudo, você precisa apresentar alguns documentos, mas o examinador não nos disse quais são, logo esta alternativa está errada.
c) o prazo de trinta dias para a liberação do documento é rigorosamente estabelecido por lei; → Errado. Aproximadamente.
d) o texto se refere somente a mortes no trânsito; → Correto. Ele disse que o laudo de necropsia é encaminhado para a Delegacia de Trânsito. Isso nos mostra que o texto se refere somente a mortes no trãnsito. Se você voltar à questão 5 da prova, verá que o laudo foi elaborado pelo Detran/MG.
e) a Delegacia de Trânsito é a responsável pela exatidão do documento. → Errado. A Delegacia apenas recebe o laudo para que, após a apresentação dos documentos necessários, seja feita a liberação. O emissor do documento é o IML.
Bons estudos! :)
-
Pra quem realmente fez a prova, beleza. Agora pra quem tá aqui no QC, a Delegacia de trânsito poderia ser um lugar por onde o laudo deveria passar antes de ser entregue. Eu errei pq o texto isolado não dá a entender absolutamente nada!
-
Acertei a questão, mas concordo sinceramente com Alefe Delmondes. O que necessariamente é uma delegacia de trânsito? Esse trânsito pode ser trânsito de documentos, não sei! Como posso confirmar que esse trânsito é terrestre. Um contexto poderia informar isso.
Marquei a "D" porque era a única que pode ser, mas não necessariamente é!
A FGV é assim mesmo. As questões não são necessariamente corretas, mas a gente tem que ver a mais correta ou a menos errada. Infelizmente não é só estudando. Observei que têm muitas questões subjetivas.
Força e fé!
-
Pessoal, na prova, a questão anterior a essa trouxe o texto completo, onde existe uma informação muito importante. Essa nota foi emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito:
"O Detran/MG publica o seguinte texto: “O laudo de necropsia é um documento elaborado pelo Instituto Médico Legal. Após ser gerado pelo IML, é encaminhado para a Delegacia de Trânsito em sua localidade. O prazo estimado para liberação do laudo é de aproximadamente trinta dias após o óbito, mediante apresentação dos documentos necessários.” (Adaptado) "
Fazendo a questão aqui pelo QC, é natural que uma boa parte das pessoas errem, tendo em vista que esse TRÂSITO , acaba dando uma ambiguidade ao trecho .
-
GAB.: D
- “O laudo de necropsia é um documento elaborado pelo Instituto Médico Legal. Após ser gerado pelo IML, é encaminhado para a Delegacia de Trânsito em sua localidade. O prazo estimado para liberação do laudo é de aproximadamente trinta dias após o óbito, mediante apresentação dos documentos necessários.” (Adaptado)
-
Mas ficou muito implícito mesmo, tão implícito quanto perceber, ao olhar para as nuvens, que as chuvas de verão da região sudeste são produzidas pela floresta amazônica.
-
Quem ousar justificar a D, também ousaria justificar a E.
São duas corretas, cabendo à banca optar pelo gabarito que deseja divulgar. É ir na ""mais correta"" para você (e não para o examinador!) e rezar.
-
Realmente questão é fod@
Um acento circunflexo muda completamnete os rumos da questão
Delegacia de Trânsito - relacionado ao trafego, movimentação de pedestres e automoveis;
Delegacia de Transito - relacionado a uma parte intermediária do processo, seria o meio até chegar ao estágio destino.
-
Em se tratando de FGV sempre piso em ovos. Mas o que me levou a marcar a letra D foi que o aviso partiu do Detran, só que nesta questão específica a banca não colocou "O Detran/MG publica o seguinte texto: ..." ela somente colocou o conteúdo do texto. Sei que o meu pensamento não tem àquela fundamentação, mas foi assim que raciocinei.
-
Neste caso a gente fica com a alternativa mais correta e mais lógica que a D, não tem como dizer que a ''a Delegacia de Trânsito é a responsável pela exatidão do documento'' quem prepara o documento é o IML, a delegacia pelo que entendi no texto, só faz a triagem. Para responder questões da FGV é preciso trazer as informações pro mundo real, tentar imaginar como é feito na prática, isso ajuda muito. FGV não é cespe que vai te cobrar gramatica, morfologia, sintaxe.. É uma banca bem complicada, mas depois vai se tornando repetitiva
-
cada coisa
-
Se infere no texto que está falando de acidentes específicos do trânsito, por conta da informação da delegacia do trânsito.
-
20 a cada 20 professores de língua portuguesa não consegue ensinar nada sobre a banca FGV! Mais aqueles que vem aqui comentar acham cada explicação mais cabulosa que a própria questão!
-
Esse "somente" já assusta em bancas normais, imagine na FGV
-
"Somente" salva o cidadão nessas horas
-
Essa é mais uma questão de conhecimento específico do que de língua portuguesa, afinal não há diabo no mundo que suporia (a não ser loucamente) ser Delegacia de Trânsito relacionada a trânsito e não a um órgão responsável por trâmites relacionados a óbito em geral.
-
Ótimo questão, não dá margem para ser outra alternativa, a não ser a( D)
-
Os caras precisam fazer malabarismo pra explicar esse tipo de questão.
-
Eu só entendi o texto porque ele falou em delegacia de transito e nem todo laudo de necrópsia para por uma delegacia de transito, a não ser que tenha sido acidente de transito.
-
Se pensar demais, erra.
-
Implícito = subentendido.
O laudo de necropsia é um documento elaborado pelo Instituto Médico Legal. Após ser gerado pelo IML, é encaminhado para a Delegacia de Trânsito em sua localidade.
-
Implícito = subentendido.
O laudo de necropsia é um documento elaborado pelo Instituto Médico Legal. Após ser gerado pelo IML, é encaminhado para a Delegacia de Trânsito em sua localidade.
-
Curso de Português (Gramática e Interpretação de Texto) focado especificamente para Concursos Públicos. Neste excelente curso você tem acesso a: - 24 videoaulas com teoria e exercícios - Lista de Exercícios Gabaritadas - Material Didático em PDF - Provas gabaritadas de concursos das principais bancas com os assuntos de Língua Portuguesa que mais caem em concursos. Fala, galera! Eu sou o professor Rodrigo Lima, sou Graduado, Mestre e Doutorando em Letras pela UFBA. Tenho 13 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa e Redação. Fui aprovado nos seguintes concursos/seleções: 2º Lugar - Concurso para Professor de LP Secretária de Educação da Bahia (2018) 25º lugar - Concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (2012-2013) 1º lugar - Seleção para professor Substituto da Universidade Federal da Bahia (2021) Com esse curso, quero compartilhar com vocês a minha experiência de aprovação em concursos. Vamos estudar Português juntos! Quero ver você colecionar aprovação!
https://go.hotmart.com/B68573338G?dp=1
-
Espera o texto não fala somente de morte.fala também sobre a passagem do documento na delegacia que questão é essa que trata somente de morte?!. não entendi FGV.
-
Gab. D
A
o prazo de liberação do documento era menor anteriormente;
Voou geral !
B
entre os documentos necessários para a liberação do laudo citado está a prova da quitação do seguro obrigatório;
Não menciona nada disto !
C
o prazo de trinta dias para a liberação do documento é rigorosamente estabelecido por lei;
É aproximadamente e não menciona lei
D
o texto se refere somente a mortes no trânsito;
Laudo de necrópsia e Delegacia de trânsito nos confirma essa inf.
E
a Delegacia de Trânsito é a responsável pela exatidão do documento.
A delegacia é resp. por fornecer os docs. deve ser um rol taxativo de docs.
-
A maioria dos comentários estão discutindo questões laterais, porém, o real cerne da questão é a busca pela informação IMPLÍCITA que o texto quer transmitir. Sendo o único gabarito possível a alternativa "D".
-
HOJE NÃO, FGV!
-
Fiquei em dúvida entre D e E, mas marquei a E (ERREI), pois desconheço do procedimento de liberação do laudo pelo IML. Então, não sei se esse procedimento é único (Somente no trânsito) ou se em sentido genérico. Mas como é prova da PC não tenho o que questionar =).
-
essa banca é horrível