SóProvas


ID
5615500
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A putrefação, geralmente, tem como primeira manifestação visível a “mancha verde” que se localiza na região inguinoabdominal direita.

Aparece cerca de 20 a 24 horas após a morte e é devida à ação do gás sulfídrico sobre a hemoglobina. Da fossa ilíaca se espalha para o resto do abdome, tórax, pescoço e face.

A “mancha verde” na região inguinoabdominal representa a evidência da decomposição dos tecidos justamente na região que corresponde à(ao): 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    FRANÇA explica que “a localização da mancha verde na fossa ilíaca direita é explicada devido ao fato de o ceco ser a parte mais dilatada e mais livre do intestino grosso e ainda por ser o segmento no qual se acumula maior quantidade de gases e, finalmente, porque é a parte que fica mais próxima à parede abdominal. O aparecimento dessa mancha, em nosso meio, surge entre 20 e 24 h depois da morte. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1033.

    Obs.: Na região do ceco há grande concentração de bactérias em razão das fezes.

    Fonte: comentário do professor na Q388940 e minhas anotações

  • é uma das fases da putrefação: • Coloração: também chamada “cromática”, inicia-se cerca de 24 horas com uma mancha verde abdominal pela ação de bactérias no intestino grosso, especificamente na região do ceco, na fossa ilíaca direita. A chamada “cabeça de negro de Lecha-Marzo” é comum em afogados e dificulta o reconhecimento visual do cadáver (Fonte: Gran concursos)