SóProvas


ID
5617381
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder questão a seguir.

Sócrates e a fofoca

Na Grécia antiga, Sócrates era um mestre reconhecido por sua sabedoria. Certo dia, o grande filósofo se encontrou com um conhecido que lhe disse:

- Sócrates, sabe o que acabo de ouvir sobre um de seus alunos?

- Um momento, respondeu Sócrates. Antes de me dizer, gostaria de que você passasse por um pequeno teste. Chama-se "Teste dos 3 filtros".

- Três filtros?

- Sim, continuou Sócrates. Antes de me contar o que quer que seja sobre meu aluno, é bom pensar um pouco e filtrar o que vais me dizer. O primeiro filtro é o da Verdade. Estás completamente seguro de que o que me vai dizer é verdade?

- Bem... Acabo de saber...

- Então, sem saber se é verdade, ainda assim quer me contar? Vamos ao segundo filtro, que é o da Bondade. Quer me contar algo de bom sobre meu aluno?

- Não, pelo contrário. - Então, interrompeu Sócrates, queres me contar algo de ruim sobre ele, que não sabes se é verdade! Ora veja! Ainda podes passar no teste, pois ainda resta o terceiro filtro, que é o da Utilidade. O que queres me contar vai ser útil para mim?

- Acho que não muito.

- Portanto, concluiu Sócrates, se o que você quer me contar pode não ser verdade, não ser bom e pode não ser útil, então para que contar?

Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

Em: "Esse episódio DEMONSTRA a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado", a forma verbal "DEMONSTRA " é classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo: 

Alternativas
Comentários
  • O verbo demonstrar é transitivo direto. Veja que o verbo não exige em seu complemento nenhuma preposição: quem demonstra, demonstra ALGO. 

  • sem crase após demonstra!

  • A questão é de sintaxe e quer saber a transitividade do verbo destacado em "Esse episódio DEMONSTRA a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado". Vejamos:

     .

    A) Transitiva direta.

    Certo. "Demonstra", nesse caso, é um verbo transitivo direto, já que pede o objeto direto "a grandeza de Sócrates" e não tem preposição (esse episódio demonstra o quê? R.: a grandeza de Sócrates)

    Verbo transitivo direto: é o que não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação. Esse complemento denomina-se objeto direto. Ex.: A família chamou o médico. ("A família" é o sujeito; "chamou" é o verbo transitivo direto; "o médico" é o objeto direto).

     .

    B) Intransitiva. 

    Errado.

    Verbo intransitivo: é o que tem sentido completo, não precisa de complemento para formar o predicado. Ex.: Os pessegueiros floresceram. ("Os pessegueiros" é o sujeito; "floresceram" é o verbo intransitivo).

     .

    C) Verbo de Ligação.

    Errado.

    Verbos de ligação: recebem esse nome porque ligam o sujeito ao predicativo do sujeito. Indicam "estado". Os mais frequentes são: ser, estar, ficar, parecer, permanecer, continuar, andar, virar, tornar-se... Ex.: João parece triste.

     .

    D) Transitiva indireta. 

    Errado.

    Verbo transitivo indireto: é o que pede um complemento regido de preposição. Esse complemento denomina-se objeto indireto. Ex.: Os jovens gostam de aventuras ("Os jovens" é o sujeito; "gostam" é o verbo transitivo indireto; "de aventuras" é o objeto indireto).

     .

    E) Transitiva direta e indireta.

     Errado.

    Verbo transitivo direto e indireto: é o que se constrói com dois complementos (objeto direto + objeto indireto). Ex.: O pintor ofereceu o quadro a um amigo. ("O pintor" é o sujeito; "ofereceu" é o verbo transitivo direto e indireto; "o quadro" é o objeto direto; "a um amigo" é o objeto indireto).

     .

    Gabarito: Letra A 

  • Não confunda "de Sócrates", que é um adjunto adnominal, com um objeto indireto. Só há um objeto ("a grandeza de Sócrates"), e ele é direto.