SóProvas


ID
5620222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

    Na ótica da saúde pública, pode-se conceituar a política de redução de danos como um conjunto de estratégias que visam minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas, sem necessariamente exigir a abstinência de seu uso. Vale dizer, enquanto não for possível ou desejável a abstinência, outros agravos à saúde podem ser evitados, como, por exemplo, as doenças infectocontagiosas transmissíveis por via sanguínea, tais quais as hepatites e HIV/AIDS.

    Na concepção da política de redução de danos, tem-se como pressuposto o fator histórico-cultural do uso de psicotrópicos — uma vez que o uso dessas substâncias é parte indissociável da própria história da humanidade, a pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera. Dentro dessa perspectiva, contemplam-se ações voltadas para as drogas lícitas e ilícitas, e suas intervenções não são de natureza estritamente públicas, delas participando, também, organizações não governamentais e necessariamente, com especial ênfase, o próprio cidadão que usa drogas.

Maurides de Melo Ribeiro. Drogas e redução de danos.

São Paulo: Editora Saraiva, 2013, p. 45-46 (com adaptações)

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir. 

É uma premissa da política de redução de danos considerar como inconcebível um mundo sem drogas.  

Alternativas
Comentários
  • A pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera.

    Quimera: indica uma esperança ou sonho que não é possível alcançar, uma utopia.

    Inconcebível: algo que é fora do comum, que surpreende, causa espanto ou admiração; admirável, extraordinário, surpreendente.

    Gabarito: Certo.

    PPPE 2022.

  • É só lembrar da música do Sandy & Junior:

    "Na primavera, calmaria

    Tranquilidade, uma quimera".

  • Item: C Quimera= utopia.

  • CERTO

    Segundo o exposto é " Utópica " a visão de um mundo sem Drogas.

     Na concepção da política de redução de danos, tem-se como pressuposto o fator histórico-cultural do uso de psicotrópicos — uma vez que o uso dessas substâncias é parte indissociável da própria história da humanidade, a pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera.

  • premissa= uma verdade!

    quimera= algo fantasioso, improvável.

  • TEMOS QUE ANDAR COM UM DICIONARIO.

  • ESQUELETOS DE REDAÇÃO E MODELOS DE REDAÇÃO

    62 991684124

  • À cespe, como sempre, querendo tirar o valor do concurseiro por meio de palavras insignificantes!

  •  Na concepção da política de redução de danos, tem-se como pressuposto o fator histórico-cultural do uso de psicotrópicos — uma vez que o uso dessas substâncias é parte indissociável da própria história da humanidade, a pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera/ ilusão.

  • CERTO

    Quimera: indica uma esperança ou sonho que não é possível alcançar, uma utopia.

    utopia: O termo utopia costuma ser utilizado para descrever uma sociedade imaginária. 

    O tédio é a doença dos corações sem sentimentos e das almas pobres.

  • "tem-se como pressuposto o fator histórico-cultural do uso de psicotrópicos — uma vez que o uso dessas substâncias é parte indissociável da própria história da humanidade".

  • Maurides de Melo Ribeiro. Drogas e redução de danos.

  • Gabarito: Certo

    Na concepção da política de redução de danos, tem-se como pressuposto o fator histórico-cultural do uso de psicotrópicos — uma vez que o uso dessas substâncias é parte indissociável da própria história da humanidade, a pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera.

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais: portalp7.com/materiais

  • "a pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera."

    Esse trecho deixa explicito que o mundo sem drogas não passa de uma fantasia, uma utopia, algo impossível de alcançar, pois é este o significado da palavra "quimera".

  • "Na ótica da saúde pública, pode-se conceituar a política de redução de danos como um conjunto de estratégias que visam minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas, sem necessariamente exigir a abstinência de seu uso."

    "uma vez que o uso dessas substâncias é parte indissociável da própria história da humanidade, a pretensão de um mundo livre de drogas não passa de uma quimera."

    O autor é claro ao dizer que a estratégia usada pela política de redução de danos não exige abstinência do uso de drogas, sendo impossível livrar o mundo das drogas.