SóProvas


ID
5620249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-II

    Amado nos levou com um grupo para descansarmos na fazenda de um amigo. Esta confirmava as descrições que eu lera no livro de Freyre: embaixo, as habitações de trabalhadores, a moenda, onde se mói a cana, uma capela ao longe; na colina, uma casa. O amigo de Amado e sua família estavam ausentes; tive uma primeira amostra da hospitalidade brasileira: todo mundo achava normal instalar-se na varanda e pedir que servissem bebidas. Amado encheu meu copo de suco de caju amarelo-pálido: ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca. A seu pedido, amigos nos convidaram para comer o prato mais típico do Nordeste: a feijoada.

    Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos. Um professor me apresentou sua filha, muito bonita, muito pintada, olhos de brasa: quatorze anos. Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas. Estas, no entanto, fanavam-se com menos rapidez do que suas antepassadas; aos vinte e seis e vinte e quatro anos, respectivamente, Lucia e Cristina irradiavam juventude. A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades; Lucia lecionava, e Cristina, desde a morte do pai, dirigia, nos arredores de Recife, um hotel de luxo pertencente à família; ambas faziam um pouco de jornalismo, e viajavam.

Simone de Beauvoir. A força das coisas. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2018, p. 497-498 (com adaptações). 

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-II, julgue o seguinte item.

A narradora se mostra reticente tanto ao hábito brasileiro de oferecer bebidas às visitas quanto à aparência de maturidade precoce das adolescentes nordestinas. 

Alternativas
Comentários
  • Reticente: Que não expressa completamente seu pensamento; Aquele que não diz explicitamente aquilo que pensa.

  • [...] ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca.

  • reticente=indeciso
  • Achei que a questão extrapolou ao colocar "oferecer bebidas às visitas" no enunciado, já que no texto há somente menção ao fato que "todo mundo achava normal instalar-se na varanda e pedir que servissem bebidas".

    Logo, interpretei que oferecer/ser oferecido algo e pedir que lhe sirva são coisas completamente diferentes.

  • "Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas." Portanto, aqui ela faz juízo, explicita que acredita que há maturidade precoce, pois a criança deixa de ser criança passando direto a ser mulher feita, ou seja, sem a transição da adolescência. Dessarte, denota-se que a autora não fica reticente neste quesito.
  • mostra-se perplexa

  • FEVEREIRO DE 2022:

    Reticente: Que não expressa completamente seu pensamento; Aquele que não diz explicitamente aquilo que pensa.

    ex: RETICENTE: PUTIN, QUE NAO EXPRESSA COMPLETAMENTE SUA INTENÇÃO DE GUERREAR CONTRA UCRANIA

  • Amado encheu meu copo de suco de caju amarelo-pálido: ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca. 

    aos vinte e seis e vinte e quatro anos, respectivamente, Lucia e Cristina irradiavam juventude. 

  • Sugiro levar um dicionário quando for fazer a prova. PQP

  • É MELHOR LEVAR UM DICIONARIO NO DIA DA PROVA.

  • ESQUELETOS DE REDAÇÃO E MODELOS DE REDAÇÃO

    62 991684124

  • Pessoa reticente significa aquele que silencia o que devia ou podia dizer.

    A partir do momento que ela narra, ela já não está em silêncio, criou sua opinião a partir do livro e da vivência.

  • cespe não tem mais o que inventar, partiu para complicar a vida do concurseiro por meio de palavras desconhecidas em suas questões. A gente erra, não por não saber do assunto, mas por não conhecer uma única palavra em toda a questão.

  • O que é pessoa reticente?

    adjetivo Indeciso; que vacila ou demonstra indecisão. Que não expressa completamente seu pensamento; reticencioso. substantivo masculino Aquele que não diz explicitamente aquilo que pensa; quem hesita. Etimologia (origem da palavra reticente).

  • ERRADO

    adjetivo Indeciso; que vacila ou demonstra indecisão. Que não expressa completamente seu pensamento; reticencioso. substantivo masculino Aquele que não diz explicitamente aquilo que pensa; quem hesita. Etimologia (origem da palavra reticente).

    reticente

    adjetivo de dois gêneros

    1. 1.
    2. referente a reticência.
    3. adjetivo e substantivo de dois gêneros
    4. que ou quem age com reticência diante das situações; que ou aquele que hesita, que vacila.

    MARQUEM O GABARITO.

    A QUESTÃO PEDE PARA MARCAR SE ESTÁ CERTO OU ERRADO.

    A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos.

  • Gab. ERRADO

    reticente= É o mesmo que indeciso.

  • Q. A narradora se mostra reticente tanto ao hábito brasileiro de oferecer bebidas às visitas quanto à aparência de maturidade precoce das adolescentes nordestinas. 

    Minha op: No texto ela diz que não viu adoslescente, só crianças e mulheres feitas, então como ela taria reticente (indecisa) quanto à aparência de maturidade precoce das adolescentes nordestinas? O erro dessa questão também encontra-se na parte que ela recinte quanto ao hábito brasileiro de oferecer bebidas às visitas, o que não é retratado no texto.

  • Reticente: Aquele que não expressa completamente seu pensamento; hesitante.

    "Amado encheu meu copo de suco de caju amarelo-pálido: ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca." => A autora expressou seu pensamento favorável ao hábito brasileiro de oferecer bebidas aos visitantes

    " Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos. Um professor me apresentou sua filha, muito bonita, muito pintada, olhos de brasa: quatorze anos. Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas; A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades" => A autora dá a entender que o casamento precoce é um costume patriarcal.

    Diante de tais pensamentos, constata-se que a autora não se manteve em silêncio nem escondeu seus pensamentos.

  • RETICENTE = calada, implícita, indecisa.

    FRAGMENTO DO TEXTO:

    [...] ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca.

    AFIRMATIVA:

    A narradora se mostra reticente tanto ao hábito brasileiro de oferecer bebidas às visitas quanto à aparência de maturidade precoce das adolescentes nordestinas. 

    A primeira afirmação da alternativa já deixa a questão INCORRETA.

    GAB. E

  • GAB E

    " SER RETICENTE" = NÃO DIZER EXPLICITAMENTE AQUILO QUE PENSA.

    NÃO É O CASO DA AUTORA, POIS ELA ESPÕE AQUILO QUE PENSA:

    " ...Amado encheu meu copo de suco ... : ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca."

    " ... Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas. "